Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/48580 |
Resumo: | Abordamos questões relativas à profissionalidade e desenvolvimento profissional docente, enquadradas numa investigação realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade do Minho. Um dos objetivos deste estudo centrou-se na análise das relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores, tendo como amostra os docentes de um Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE), de um instituto superior tecnológico do Brasil. Os resultados mostram que a profissionalidade e o desenvolvimento profissional dos docentes no CSTCE, se relaciona com a docência do ensino superior, em âmbitos individuais e coletivos, considerando as dimensões pessoais, profissionais e organizacionais. |
id |
RCAP_974e15af530e283fdf12e500a6f1ed92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48580 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no BrasilProfessionalism and teacher professional development in technological education in BrazilprofissionalidadedocentedesenvolvimentoprofissionaleducaçãosuperiorProfessionalismprofessionaldevelopmenthighereducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAbordamos questões relativas à profissionalidade e desenvolvimento profissional docente, enquadradas numa investigação realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade do Minho. Um dos objetivos deste estudo centrou-se na análise das relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores, tendo como amostra os docentes de um Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE), de um instituto superior tecnológico do Brasil. Os resultados mostram que a profissionalidade e o desenvolvimento profissional dos docentes no CSTCE, se relaciona com a docência do ensino superior, em âmbitos individuais e coletivos, considerando as dimensões pessoais, profissionais e organizacionais.We discuss issues related to professionalism and teacher professional development, framed in a research carried out within the PhD in Educational Sciences, at the University of Minho. One of the objectives of this study was centered in the analysis of the relationship between identity and professional development of teachers, having as a sample the teachers of a Technology Course in Construction of Buildings (CSTCE) of a higher technological institute in Brazil. The results show that the professionalism and professional development of teachers in the CSTCE are related to higher education teaching in individual and collective settings, considering the personal, professional and organizational dimensions.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoCosta, Nadja Maria de Lima CostaSilva, Ana Maria Costa e20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48580por2386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2774http://revistas.udc.es/index.php/reipe/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:24.063163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil Professionalism and teacher professional development in technological education in Brazil |
title |
Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil |
spellingShingle |
Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil Costa, Nadja Maria de Lima Costa profissionalidade docente desenvolvimento profissional educação superior Professionalism professional development higher education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil |
title_full |
Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil |
title_fullStr |
Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil |
title_full_unstemmed |
Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil |
title_sort |
Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil |
author |
Costa, Nadja Maria de Lima Costa |
author_facet |
Costa, Nadja Maria de Lima Costa Silva, Ana Maria Costa e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Maria Costa e |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Nadja Maria de Lima Costa Silva, Ana Maria Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
profissionalidade docente desenvolvimento profissional educação superior Professionalism professional development higher education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
profissionalidade docente desenvolvimento profissional educação superior Professionalism professional development higher education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Abordamos questões relativas à profissionalidade e desenvolvimento profissional docente, enquadradas numa investigação realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade do Minho. Um dos objetivos deste estudo centrou-se na análise das relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores, tendo como amostra os docentes de um Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE), de um instituto superior tecnológico do Brasil. Os resultados mostram que a profissionalidade e o desenvolvimento profissional dos docentes no CSTCE, se relaciona com a docência do ensino superior, em âmbitos individuais e coletivos, considerando as dimensões pessoais, profissionais e organizacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/48580 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/48580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2774 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133115635990528 |