De trás para a frente : percurso(s) de afirmação da cidadania infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Júlia Maria Pires da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17778
Resumo: Reconhecendo-se a importância da garantia do exercício dos Direitos de Participação das Crianças, parte-se para o projeto de investigação com os objetivos compreender e analisar as condições de participação das crianças e o possível impacto destes processos na afirmação da sua cidadania e reconhecimento como sujeitos de direito nos espaços educativos, no espaço público, incluindo a escola e a comunidade. Tendo como principio que as crianças são atores sociais, sujeitos de direito, partimos para esta investigação apoiados numa metodologia qualitativa, apoiada no paradigma da investigação ação-participativa, de forma a dar voz à às crianças sobre a sua participação. No entanto, ao revitalizar as memórias dos projetos desenvolvidos de 2010 a 2015, verificamos que alguns dos participantes já não eram mais crianças, que existe uma grande heterogeneidade, que se encontram dispersos, pelo que de forma a garantir a riqueza de todas as partilhas de experiências transmitidas, optámos por utilizar como metodologia de investigação o estudo de caso que oferece a oportunidade pelas descrições das informações, de alcançar uma compreensão total do processo de participação das crianças, contados na primeira pessoa. Nas técnicas e instrumentos de investigação privilegiou-se o uso de conversa com as crianças e jovens, a notas de campo, a análise documental e a entrevista aberta com adultos e crianças. No percurso investigativo podemos evidenciar que o significado da participação das crianças é influenciado pelas estruturas de poder e pelas condições que lhe são oferecidas. O impacto da participação é valorizado pelas crianças pelo papel ativo que assumem enquanto participante e codecisor nas ações que realizam. A visibilidade da opinião da criança no espaço público é um passo importante para o reconhecimento da criança – cidadã, sujeito de direitos.
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