Crianças e direitos de participação: a construção de um percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Célia da Conceição Abreu Freire dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3827
Resumo: O presente trabalho é o resultado de um projecto de investigação participativa realizado com um grupo de 20 crianças de um Agrupamento de Escolas do Distrito de Aveiro. Como objectivo principal deste projecto tivemos a criação de mecanismos de sensibilização dos adultos para os Direitos de Participação das Crianças. Este foi um tema que sempre nos despertou algum interesse e a ideia de realizar um trabalho em torno desta temática foi-se consolidando ao longo do primeiro ano de mestrado. Estamos conscientes da importãncia da participação das crianças nos assuntos que Ihes dizem respeito e, sendo assim, o nosso projecto baseou-se numa investigação participativa com recurso a técnicas qualitativas de investigação. Para que realmente o objectivo do nosso projecto fosse atingido era necessário inicialmente que as crianças fizessem a apropriação dos seus direitos, mais propriamente dos direitos de participação e isto foi possível através de momentos de reflexão, de debate e de discussão a partir dos seus pontos de vista. Com este projecto esperamos ter contribuído para o reconhecimento e respeito da criança enquanto sujeito de direitos. Pretendemos também que este trabalho possibilite ampliar um maior conhecimento sobre a importãncia desta temática e que promova a realização de novos projectos que tragam maior visibilidade aos Direitos de Participação das Crianças.
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