Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/7384 |
Resumo: | The aim of this study was to compare the effect of two training programs on invented spelling on the quality of written and reading productions. Participated 100 children who could not read or write, distributed by four experimental groups and one of control. Groups 1 and 2 had followed the methodology of Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) and groups 3 and 4 the methodology of Ouellette, Sénéchal and Haley (2013). In groups 1 and 3 we used facilitator words whose initial syllable coincides with the name of the letter and in groups 2 and 4 facilitator words whose initial syllable coincides with the sound. Groups 1 and 2 had higher results than groups 3, 4 and control. |
id |
RCAP_97620351cf64086d6135d7290e623b48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7384 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervençãoPreschoolAlphabetization programsReadingEducação Infantilprogramas de alfabetizaçãofases de leituraThe aim of this study was to compare the effect of two training programs on invented spelling on the quality of written and reading productions. Participated 100 children who could not read or write, distributed by four experimental groups and one of control. Groups 1 and 2 had followed the methodology of Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) and groups 3 and 4 the methodology of Ouellette, Sénéchal and Haley (2013). In groups 1 and 3 we used facilitator words whose initial syllable coincides with the name of the letter and in groups 2 and 4 facilitator words whose initial syllable coincides with the sound. Groups 1 and 2 had higher results than groups 3, 4 and control.O objetivo deste estudo foicomparar o efeito de dois programas de treino em escritas inventadasna qualidade das produções escritas e leitura.Participaram 100 crianças que não sabiam ler nem escrever, distribuídas por quatrogrupos experimentais e um de controle. Os grupos 1 e 2 seguiram a metodologia de Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013)e os grupos 3 e 4 a metodologia de Ouellette, Sénéchal e Haley (2013). Nos grupos 1 e 3 utilizaram-se palavras facilitadoras cuja sílaba inicial coincide com o nome da letra e nos grupos 2 e 4 palavras facilitadoras cuja sílaba inicial coincide com o som. Os grupos 1 e 2 tiveram resultados superiores aos grupos 3, 4 e controle.Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Repositório do ISPAAlmeida, TiagoSilva, C.2020-02-07T15:45:55Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7384porPsicologia Escolar e Educacional Doi.:10.1590/2175-353920190129482175-353910.1590/2175-35392019012948info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:05Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:12.396076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção |
title |
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção |
spellingShingle |
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção Almeida, Tiago Preschool Alphabetization programs Reading Educação Infantil programas de alfabetização fases de leitura |
title_short |
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção |
title_full |
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção |
title_fullStr |
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção |
title_full_unstemmed |
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção |
title_sort |
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção |
author |
Almeida, Tiago |
author_facet |
Almeida, Tiago Silva, C. |
author_role |
author |
author2 |
Silva, C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Tiago Silva, C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preschool Alphabetization programs Reading Educação Infantil programas de alfabetização fases de leitura |
topic |
Preschool Alphabetization programs Reading Educação Infantil programas de alfabetização fases de leitura |
description |
The aim of this study was to compare the effect of two training programs on invented spelling on the quality of written and reading productions. Participated 100 children who could not read or write, distributed by four experimental groups and one of control. Groups 1 and 2 had followed the methodology of Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) and groups 3 and 4 the methodology of Ouellette, Sénéchal and Haley (2013). In groups 1 and 3 we used facilitator words whose initial syllable coincides with the name of the letter and in groups 2 and 4 facilitator words whose initial syllable coincides with the sound. Groups 1 and 2 had higher results than groups 3, 4 and control. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-07T15:45:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/7384 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/7384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional Doi.:10.1590/2175-35392019012948 2175-3539 10.1590/2175-35392019012948 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130113646788608 |