“Também podemos ir ao jardim dos papagaios um bocadinho?” (R) A sala e o recreio como impulsionadores de interações entre as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Inês Coelho Guerreiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15771
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_978eb464648f46443aaa0c6799fe97f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Também podemos ir ao jardim dos papagaios um bocadinho?” (R) A sala e o recreio como impulsionadores de interações entre as criançasCriançasInteração entre ParesSalaEspaço ExteriorAdulto MediadorChildrenPeer interactionRoomOutdoor spaceAdult mediatorRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi escrito no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, presente no 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O mesmo, visa apresentar de um modo reflexivo, todo o processo de intervenção pedagógica, por mim vivenciado, no período de 18 de outubro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022, com um grupo de 26 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, num Jardim de Infância pertencente ao concelho de Lisboa. O presente documento abarca um conjunto de caracterizações, que tiveram por base um processo de observação sistemática e de reflexão contínua acerca de todos os agentes educativos envolvidos. A par disto, são ainda apresentadas aquelas que foram as minhas intenções para a ação, bem como a sua reflexão e consequente avaliação de todo o meu processo de intervenção pedagógica. Neste sentido, surge o tópico para a investigação que, a partir de uma metodologia qualitativa, mais concretamente, um estudo de caso, foi possível compreender os papéis dos diferentes espaços (sala e exterior) como impulsionadores de interação entre as crianças. Posto isto, os objetivos da presente investigação passaram por: (i) caracterizar os tipos de interação entre pares na sala e no espaço exterior; (ii) compreender de que modo é que a organização do espaço potencia as interações entre os pares e (iii) analisar o papel do adulto enquanto mediador no processo de interação entre as crianças, na sala e no espaço exterior. Para tal, foi necessário recorrer a um conjunto diversificado de técnicas de recolha de dados, como a observação participante, a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Contudo, com a análise dos dados recolhidos foi possível constatar que as interações sociais entre as crianças nos diferentes espaços passam pelas interações em brincadeira individual, colaborativa e de faz de conta, bem como a demonstração de sentimentos de empatia, como a afetividade e a cooperação. Já nos espaços, constatei que os exteriores, pelas suas características, são mais propícios a momentos dedicados à brincadeira colaborativa. Para além disso, foi possível analisar e caracterizar o papel do adulto enquanto mediador no decorrer desse processo. Para terminar, encontra-se ainda um capítulo referente à construção da profissionalidade docente enquanto educadora de infância, no qual foi escrita uma breve reflexão sobre todo o processo vivenciado.ABSTRACT The current report was written within the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II, present in the 2nd year of the Master in Pre-School Education. It aims to present in a reflective way, the entire process of pedagogical intervention, experienced by me, during the period from October 18th, 2021 to February 18th, 2022, with a group of 26 children aged between 3 and 4 years old, in a kindergarten belonging to the municipality of Lisbon. It should be noted that the present document covers a set of characterizations, which were based on a process of systematic observation and continuous reflection on all the educational agents involved. Alongside these facts, my intentions for the action are also presented, as well as their reflection and consequent evaluation of my entire pedagogical intervention process. In this sense, arises the topic for research that, from a qualitative methodology, more specifically, a case study, it was possible to understand the roles of different spaces (room and outdoor) as drivers of interaction between children. That being said, the objectives of the present investigation were: (i) to characterize the types of interaction between peers in the room and outside; (ii) to understand how the organization of space enhances interactions between peers, and (iii) to analyse the role of the adult as a mediator in the process of interaction between children, in the classroom and outside. To this end, it was necessary to resort to a diversified set of data collection techniques, such as observation (participant), semi-structured interviews, and documental research. However, with the analysis of the collected data, it was possible to verify that the social interactions between the children in the different spaces go through the interactions in individual play, collaborative and make-believe play, as well as the demonstration of feelings of empathy, such as affection and cooperation. Concerning spaces, I found that the outdoor spaces, due to their characteristics, are more conducive to moments dedicated to collaborative play. Furthermore, it was possible to analyse and characterize the role of the adult as a mediator during this process. In conclusion, there is also a chapter referring to the construction of teaching professionalism as an early childhood educator, in which a brief reflection was written on the entire process experienced.Lino, DalilaRCIPLCarvalho, Inês Coelho Guerreiro de2023-03-08T10:59:07Z2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15771TID:203195361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.204823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Também podemos ir ao jardim dos papagaios um bocadinho?” (R) A sala e o recreio como impulsionadores de interações entre as crianças
title “Também podemos ir ao jardim dos papagaios um bocadinho?” (R) A sala e o recreio como impulsionadores de interações entre as crianças
spellingShingle “Também podemos ir ao jardim dos papagaios um bocadinho?” (R) A sala e o recreio como impulsionadores de interações entre as crianças
Carvalho, Inês Coelho Guerreiro de
Crianças
Interação entre Pares
Sala
Espaço Exterior
Adulto Mediador
Children
Peer interaction
Room
Outdoor space
Adult mediator
title_short “Também podemos ir ao jardim dos papagaios um bocadinho?” (R) A sala e o recreio como impulsionadores de interações entre as crianças
title_full “Também podemos ir ao jardim dos papagaios um bocadinho?” (R) A sala e o recreio como impulsionadores de interações entre as crianças
title_fullStr “Também podemos ir ao jardim dos papagaios um bocadinho?” (R) A sala e o recreio como impulsionadores de interações entre as crianças
title_full_unstemmed “Também podemos ir ao jardim dos papagaios um bocadinho?” (R) A sala e o recreio como impulsionadores de interações entre as crianças
title_sort “Também podemos ir ao jardim dos papagaios um bocadinho?” (R) A sala e o recreio como impulsionadores de interações entre as crianças
author Carvalho, Inês Coelho Guerreiro de
author_facet Carvalho, Inês Coelho Guerreiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Inês Coelho Guerreiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Interação entre Pares
Sala
Espaço Exterior
Adulto Mediador
Children
Peer interaction
Room
Outdoor space
Adult mediator
topic Crianças
Interação entre Pares
Sala
Espaço Exterior
Adulto Mediador
Children
Peer interaction
Room
Outdoor space
Adult mediator
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
2022-07-18T00:00:00Z
2023-03-08T10:59:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15771
TID:203195361
url http://hdl.handle.net/10400.21/15771
identifier_str_mv TID:203195361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506706604032