Perce??o Materna do Funcionamento Familiar, Tipo de Fam?lia e Estilos Educativos Parentais em Crian?as e Adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/873 |
Resumo: | Introdu??o: A fam?lia ? entendida como o primeiro ambiente de socializa??o e aprendizagem do ser humano. Contudo, a import?ncia dada a este constructo relativamente ao comportamento infantil contrasta com as investiga??es realizadas sob o tema, que s?o escassas. Objetivos: 1) Estudar as associa??es entre o funcionamento familiar, estilos educativos parentais e capacidades e dificuldades das crian?as e adolescentes; 2) Examinar as diferen?as no funcionamento familiar e nas capacidades e dificuldades das crian?as e adolescentes em fun??o dos estilos educativos parentais; 3) Analisar as diferen?as em fun??o de vari?veis sociodemogr?ficas (tipo de fam?lia, posi??o na fratria, idade e sexo, habilita??es dos pais e rendimentos familiares); 4) Verificar se a amostra regista diferen?as em fun??o do tipo de preenchimento do protocolo (em papel ou online). Metodologia: Participaram 202 m?es (M = 40,02 anos; DP = 5,54 anos; Min.-Max. = 26 - 60 anos) ?s quais foi pedido que respondessem ao protocolo do estudo constitu?do por: Question?rio Sociodemogr?fico; Authorotive Parenting Index (API); Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) e Strenghts and Difficulties Questionaire (SDQ). Resultados: Observam-se associa??es negativas na aceita??o parental (API) com a disfuncionalidade familiar, comunica??o e dificuldades familiares (SCORE - 15) e no comportamento pr?-social do SDQ com a disfuncionalidade e dificuldades familiares (SCORE-15). O estilo parental que mais contribui para um pior funcionamento familiar e dificuldades nos filhos ? o estilo autorit?rio e o estilo democr?tico contribui para um melhor funcionamento familiar e habilidades sociais nos filhos. Os pais com habilita??es acad?micas e n?vel socioecon?mico baixos possuem um maior n?vel de disfuncionalidade e dificuldades familiares. As diferen?as em fun??o do tipo de fam?lia, idade e sexo dos filhos e quanto ao tipo de preenchimento do protocolo s?o pouco significativas. Discuss?o: Confirma-se a relev?ncia dos estilos educativos parentais na vida familiar e comportamento dos filhos, assim como a import?ncia de algumas vari?veis familiares nas dificuldades e capacidades das crian?as e adolescentes. Os resultados constituem uma mais-valia para o estado da arte em Portugal e para o apoio ? elabora??o de programas focados na parentalidade e rela??es familiares. / Introduction: Family is identified as the first environment of socialization and learning of the human being. However, the importance given to this construct in relation to child behavior contrasts with the investigations carried out under the theme, which are scarce. Objectives: 1) Study the associations between family functioning, parenting styles and strenghts and difficulties in children; 2) Examine the differences in family functioning and strenghts and difficulties of children and adolescents according the parenting styles; 3) Analyze the differences according to sociodemographic variables (family type, position in fratria, age and sex, parents' qualifications and family income); 4) Check if the sample registers differences according to the type of filling of the protocol (on paper or online). Methodology: Participated 202 mothers (M = 40,02; SD = 5,54; Min.-Max. = 26-60) who were asked to respond to the protocol of this study, that consists of: Sociodemographic Questionnaire; o Authorotive Parenting Index (API); the Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) and the Strenghts and Difficulty Questionnaire (SDQ). Results: Negative associations were found between parental aceptance (API) and family dysfunction, communication and family difficulties (SCORE-15), and also between pro-social behavior (SDQ), dysfunctionality and family difficulties (SCORE15). The parental style that most contributes to a worse family functioning and difficulties in children is the authoritarian style and the democratic style contributes to a better family functioning and social skills in children. Parents with low academic and socioeconomic backgrounds have a higher level of dysfunctionality and family difficulties. The differences according to the type of family, age and sex of the children and the type of filling of the protocol are insignificant. Discussion: The relevance of parental rearing styles in family life and children behavior is confirmed, as well as the importance of some family variables in children and adolescents difficulties and strenghts. The results are an asset to the state of the art in Portugal and to support the development of programs focused on parenting and family relationships. |
id |
RCAP_97a75fb956a477091799fa9df4b0aade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/873 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perce??o Materna do Funcionamento Familiar, Tipo de Fam?lia e Estilos Educativos Parentais em Crian?as e AdolescentesFuncionamento familiar - Family functioningTipo de fam?lia - Family typeEstilos educativos parentais - Parental rearing stylesDificuldades na inf?ncia e adolesc?ncia - Difficulties in childhood and adolescenceComportamento pr?-social - Pro-social behaviorIntrodu??o: A fam?lia ? entendida como o primeiro ambiente de socializa??o e aprendizagem do ser humano. Contudo, a import?ncia dada a este constructo relativamente ao comportamento infantil contrasta com as investiga??es realizadas sob o tema, que s?o escassas. Objetivos: 1) Estudar as associa??es entre o funcionamento familiar, estilos educativos parentais e capacidades e dificuldades das crian?as e adolescentes; 2) Examinar as diferen?as no funcionamento familiar e nas capacidades e dificuldades das crian?as e adolescentes em fun??o dos estilos educativos parentais; 3) Analisar as diferen?as em fun??o de vari?veis sociodemogr?ficas (tipo de fam?lia, posi??o na fratria, idade e sexo, habilita??es dos pais e rendimentos familiares); 4) Verificar se a amostra regista diferen?as em fun??o do tipo de preenchimento do protocolo (em papel ou online). Metodologia: Participaram 202 m?es (M = 40,02 anos; DP = 5,54 anos; Min.-Max. = 26 - 60 anos) ?s quais foi pedido que respondessem ao protocolo do estudo constitu?do por: Question?rio Sociodemogr?fico; Authorotive Parenting Index (API); Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) e Strenghts and Difficulties Questionaire (SDQ). Resultados: Observam-se associa??es negativas na aceita??o parental (API) com a disfuncionalidade familiar, comunica??o e dificuldades familiares (SCORE - 15) e no comportamento pr?-social do SDQ com a disfuncionalidade e dificuldades familiares (SCORE-15). O estilo parental que mais contribui para um pior funcionamento familiar e dificuldades nos filhos ? o estilo autorit?rio e o estilo democr?tico contribui para um melhor funcionamento familiar e habilidades sociais nos filhos. Os pais com habilita??es acad?micas e n?vel socioecon?mico baixos possuem um maior n?vel de disfuncionalidade e dificuldades familiares. As diferen?as em fun??o do tipo de fam?lia, idade e sexo dos filhos e quanto ao tipo de preenchimento do protocolo s?o pouco significativas. Discuss?o: Confirma-se a relev?ncia dos estilos educativos parentais na vida familiar e comportamento dos filhos, assim como a import?ncia de algumas vari?veis familiares nas dificuldades e capacidades das crian?as e adolescentes. Os resultados constituem uma mais-valia para o estado da arte em Portugal e para o apoio ? elabora??o de programas focados na parentalidade e rela??es familiares. / Introduction: Family is identified as the first environment of socialization and learning of the human being. However, the importance given to this construct in relation to child behavior contrasts with the investigations carried out under the theme, which are scarce. Objectives: 1) Study the associations between family functioning, parenting styles and strenghts and difficulties in children; 2) Examine the differences in family functioning and strenghts and difficulties of children and adolescents according the parenting styles; 3) Analyze the differences according to sociodemographic variables (family type, position in fratria, age and sex, parents' qualifications and family income); 4) Check if the sample registers differences according to the type of filling of the protocol (on paper or online). Methodology: Participated 202 mothers (M = 40,02; SD = 5,54; Min.-Max. = 26-60) who were asked to respond to the protocol of this study, that consists of: Sociodemographic Questionnaire; o Authorotive Parenting Index (API); the Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) and the Strenghts and Difficulty Questionnaire (SDQ). Results: Negative associations were found between parental aceptance (API) and family dysfunction, communication and family difficulties (SCORE-15), and also between pro-social behavior (SDQ), dysfunctionality and family difficulties (SCORE15). The parental style that most contributes to a worse family functioning and difficulties in children is the authoritarian style and the democratic style contributes to a better family functioning and social skills in children. Parents with low academic and socioeconomic backgrounds have a higher level of dysfunctionality and family difficulties. The differences according to the type of family, age and sex of the children and the type of filling of the protocol are insignificant. Discussion: The relevance of parental rearing styles in family life and children behavior is confirmed, as well as the importance of some family variables in children and adolescents difficulties and strenghts. The results are an asset to the state of the art in Portugal and to support the development of programs focused on parenting and family relationships.ISMT2018-09-03T16:11:55Z2018-09-032018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/873TID:201959437porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/873Gon?alves, Helena Filipa MendesSim?es, S?nia (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:36Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:34.572587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perce??o Materna do Funcionamento Familiar, Tipo de Fam?lia e Estilos Educativos Parentais em Crian?as e Adolescentes |
title |
Perce??o Materna do Funcionamento Familiar, Tipo de Fam?lia e Estilos Educativos Parentais em Crian?as e Adolescentes |
spellingShingle |
Perce??o Materna do Funcionamento Familiar, Tipo de Fam?lia e Estilos Educativos Parentais em Crian?as e Adolescentes Gon?alves, Helena Filipa Mendes Funcionamento familiar - Family functioning Tipo de fam?lia - Family type Estilos educativos parentais - Parental rearing styles Dificuldades na inf?ncia e adolesc?ncia - Difficulties in childhood and adolescence Comportamento pr?-social - Pro-social behavior |
title_short |
Perce??o Materna do Funcionamento Familiar, Tipo de Fam?lia e Estilos Educativos Parentais em Crian?as e Adolescentes |
title_full |
Perce??o Materna do Funcionamento Familiar, Tipo de Fam?lia e Estilos Educativos Parentais em Crian?as e Adolescentes |
title_fullStr |
Perce??o Materna do Funcionamento Familiar, Tipo de Fam?lia e Estilos Educativos Parentais em Crian?as e Adolescentes |
title_full_unstemmed |
Perce??o Materna do Funcionamento Familiar, Tipo de Fam?lia e Estilos Educativos Parentais em Crian?as e Adolescentes |
title_sort |
Perce??o Materna do Funcionamento Familiar, Tipo de Fam?lia e Estilos Educativos Parentais em Crian?as e Adolescentes |
author |
Gon?alves, Helena Filipa Mendes |
author_facet |
Gon?alves, Helena Filipa Mendes Sim?es, S?nia (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Sim?es, S?nia (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gon?alves, Helena Filipa Mendes Sim?es, S?nia (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funcionamento familiar - Family functioning Tipo de fam?lia - Family type Estilos educativos parentais - Parental rearing styles Dificuldades na inf?ncia e adolesc?ncia - Difficulties in childhood and adolescence Comportamento pr?-social - Pro-social behavior |
topic |
Funcionamento familiar - Family functioning Tipo de fam?lia - Family type Estilos educativos parentais - Parental rearing styles Dificuldades na inf?ncia e adolesc?ncia - Difficulties in childhood and adolescence Comportamento pr?-social - Pro-social behavior |
description |
Introdu??o: A fam?lia ? entendida como o primeiro ambiente de socializa??o e aprendizagem do ser humano. Contudo, a import?ncia dada a este constructo relativamente ao comportamento infantil contrasta com as investiga??es realizadas sob o tema, que s?o escassas. Objetivos: 1) Estudar as associa??es entre o funcionamento familiar, estilos educativos parentais e capacidades e dificuldades das crian?as e adolescentes; 2) Examinar as diferen?as no funcionamento familiar e nas capacidades e dificuldades das crian?as e adolescentes em fun??o dos estilos educativos parentais; 3) Analisar as diferen?as em fun??o de vari?veis sociodemogr?ficas (tipo de fam?lia, posi??o na fratria, idade e sexo, habilita??es dos pais e rendimentos familiares); 4) Verificar se a amostra regista diferen?as em fun??o do tipo de preenchimento do protocolo (em papel ou online). Metodologia: Participaram 202 m?es (M = 40,02 anos; DP = 5,54 anos; Min.-Max. = 26 - 60 anos) ?s quais foi pedido que respondessem ao protocolo do estudo constitu?do por: Question?rio Sociodemogr?fico; Authorotive Parenting Index (API); Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) e Strenghts and Difficulties Questionaire (SDQ). Resultados: Observam-se associa??es negativas na aceita??o parental (API) com a disfuncionalidade familiar, comunica??o e dificuldades familiares (SCORE - 15) e no comportamento pr?-social do SDQ com a disfuncionalidade e dificuldades familiares (SCORE-15). O estilo parental que mais contribui para um pior funcionamento familiar e dificuldades nos filhos ? o estilo autorit?rio e o estilo democr?tico contribui para um melhor funcionamento familiar e habilidades sociais nos filhos. Os pais com habilita??es acad?micas e n?vel socioecon?mico baixos possuem um maior n?vel de disfuncionalidade e dificuldades familiares. As diferen?as em fun??o do tipo de fam?lia, idade e sexo dos filhos e quanto ao tipo de preenchimento do protocolo s?o pouco significativas. Discuss?o: Confirma-se a relev?ncia dos estilos educativos parentais na vida familiar e comportamento dos filhos, assim como a import?ncia de algumas vari?veis familiares nas dificuldades e capacidades das crian?as e adolescentes. Os resultados constituem uma mais-valia para o estado da arte em Portugal e para o apoio ? elabora??o de programas focados na parentalidade e rela??es familiares. / Introduction: Family is identified as the first environment of socialization and learning of the human being. However, the importance given to this construct in relation to child behavior contrasts with the investigations carried out under the theme, which are scarce. Objectives: 1) Study the associations between family functioning, parenting styles and strenghts and difficulties in children; 2) Examine the differences in family functioning and strenghts and difficulties of children and adolescents according the parenting styles; 3) Analyze the differences according to sociodemographic variables (family type, position in fratria, age and sex, parents' qualifications and family income); 4) Check if the sample registers differences according to the type of filling of the protocol (on paper or online). Methodology: Participated 202 mothers (M = 40,02; SD = 5,54; Min.-Max. = 26-60) who were asked to respond to the protocol of this study, that consists of: Sociodemographic Questionnaire; o Authorotive Parenting Index (API); the Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) and the Strenghts and Difficulty Questionnaire (SDQ). Results: Negative associations were found between parental aceptance (API) and family dysfunction, communication and family difficulties (SCORE-15), and also between pro-social behavior (SDQ), dysfunctionality and family difficulties (SCORE15). The parental style that most contributes to a worse family functioning and difficulties in children is the authoritarian style and the democratic style contributes to a better family functioning and social skills in children. Parents with low academic and socioeconomic backgrounds have a higher level of dysfunctionality and family difficulties. The differences according to the type of family, age and sex of the children and the type of filling of the protocol are insignificant. Discussion: The relevance of parental rearing styles in family life and children behavior is confirmed, as well as the importance of some family variables in children and adolescents difficulties and strenghts. The results are an asset to the state of the art in Portugal and to support the development of programs focused on parenting and family relationships. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03T16:11:55Z 2018-09-03 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/873 TID:201959437 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/873 |
identifier_str_mv |
TID:201959437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136423794704384 |