A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Eliete Belotto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6818
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que, segundo a percepção dos professores contribuem para o insucesso escolar, dentre eles destacando os fatores sociais, fatores emocionais e fatores orgânicos. Para cada fator foram encontrados subfatores que colaboraram no enriquecimento desta pesquisa, nomeadamente para corelacionar com a perspectiva dos professores em relação aos fatores de risco para o insucesso escolar com esse mesmo insucesso. Dentre os principais fatores de risco para o insucesso escolar foram destacados pelos professores os fatores sociais atribuindo a falta de envolvimento da família com a escola, conflitos familiares e baixa qualidades dos cuidados básicos, que apontam como os agentes majoritários desta situação. Desta forma, concluiu-se que as práticas pedagógicas como currículo escolar, avaliação e retenção escolar referenciadas nesta pesquisa não são aspectos que os professores apontem como relevantes promotores de insucesso escolar. Esta situação deu origem à proposta de um projeto de intervenção que se afigura necessário.
id RCAP_97ceab549780b76651e526b348930801
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolarInsucesso escolarReprovaçãoÍndicesSchool failureDisapprovalIndexesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que, segundo a percepção dos professores contribuem para o insucesso escolar, dentre eles destacando os fatores sociais, fatores emocionais e fatores orgânicos. Para cada fator foram encontrados subfatores que colaboraram no enriquecimento desta pesquisa, nomeadamente para corelacionar com a perspectiva dos professores em relação aos fatores de risco para o insucesso escolar com esse mesmo insucesso. Dentre os principais fatores de risco para o insucesso escolar foram destacados pelos professores os fatores sociais atribuindo a falta de envolvimento da família com a escola, conflitos familiares e baixa qualidades dos cuidados básicos, que apontam como os agentes majoritários desta situação. Desta forma, concluiu-se que as práticas pedagógicas como currículo escolar, avaliação e retenção escolar referenciadas nesta pesquisa não são aspectos que os professores apontem como relevantes promotores de insucesso escolar. Esta situação deu origem à proposta de um projeto de intervenção que se afigura necessário.This research aimed to identify the factors that, according to teachers' perceptions contribute to school failure, among them highlighting social factors, emotional factors and organic factors. For each factor, subfactors were found to collaborate in the enrichment of this research, namely to correlate with the teachers' perspective regarding the risk factors for school failure with this same failure. Among the main risk factors for school failure, the social factors attributed the lack of involvement of the family to the school, family conflicts and low quality of basic care were highlighted by the teachers, who point out that they are the main agents of this situation. Thus, it was concluded that the pedagogical practices such as school curriculum, evaluation and retention of school referenced in this research are not aspects that teachers point out as relevant promoters of school failure. This situation has given rise to the proposal for an intervention project which seems necessary.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSoares, Eliete Belotto2018-07-11T16:52:35Z2018-06-282018-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6818TID:202692418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T02:01:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:43.342065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar
title A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar
spellingShingle A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar
Soares, Eliete Belotto
Insucesso escolar
Reprovação
Índices
School failure
Disapproval
Indexes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar
title_full A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar
title_fullStr A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar
title_full_unstemmed A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar
title_sort A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar
author Soares, Eliete Belotto
author_facet Soares, Eliete Belotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Tereza
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Eliete Belotto
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
Reprovação
Índices
School failure
Disapproval
Indexes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Insucesso escolar
Reprovação
Índices
School failure
Disapproval
Indexes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que, segundo a percepção dos professores contribuem para o insucesso escolar, dentre eles destacando os fatores sociais, fatores emocionais e fatores orgânicos. Para cada fator foram encontrados subfatores que colaboraram no enriquecimento desta pesquisa, nomeadamente para corelacionar com a perspectiva dos professores em relação aos fatores de risco para o insucesso escolar com esse mesmo insucesso. Dentre os principais fatores de risco para o insucesso escolar foram destacados pelos professores os fatores sociais atribuindo a falta de envolvimento da família com a escola, conflitos familiares e baixa qualidades dos cuidados básicos, que apontam como os agentes majoritários desta situação. Desta forma, concluiu-se que as práticas pedagógicas como currículo escolar, avaliação e retenção escolar referenciadas nesta pesquisa não são aspectos que os professores apontem como relevantes promotores de insucesso escolar. Esta situação deu origem à proposta de um projeto de intervenção que se afigura necessário.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11T16:52:35Z
2018-06-28
2018-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6818
TID:202692418
url http://hdl.handle.net/10284/6818
identifier_str_mv TID:202692418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130303791366144