Refletir sobre a prática para melhorar a qualidade dos cuidados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Carla Marisa da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22926
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e evidencia os principais contributos dos módulos de Estágio, para o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica. O Estágio foi realizado no Instituto Nacional de Emergência Médica, no Serviço de Medicina Intensiva e no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano, no período entre 2 de Maio de 2016 e 13 de Janeiro de 2017. Este documento tem por objetivos, descrever as experiências e aprendizagens efetuadas, demonstrar as competências adquiridas, realizar uma análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas, das situações de melhoria observadas, passíveis de serem resolvidas e das respetivas estratégias de resolução, com vista à melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados, e serve como instrumento de avaliação. A metodologia utilizada foi o método descritivo, analítico e crítico-reflexivo, e estruturalmente encontra-se dividido em quatro capítulos. Na introdução, faz-se um enquadramento do relatório, do estágio e dos objetivos; no segundo capítulo, descreve-se as características dos diferentes locais de estágio e procede-se à exposição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com vista a alcançar os objetivos delineados, e a adquirir as competências comuns do enfermeiro especialista, estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros. Por fim, na conclusão procura-se evidenciar o desenvolvimento profissional com base nas competências adquiridas. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são descritas e analisadas situações que abordam o respeito pela privacidade e intimidade do doente, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, o direito da pessoa ao consentimento informado, o consentimento presumido e o direito da pessoa à vida. No domínio da melhoria contínua da qualidade são valorizadas as atividades que visam a qualidade e a segurança dos cuidados, bem como, são identificadas oportunidades de melhoria e apresentadas estratégias de resolução, no âmbito do controlo de infeção, dos sistemas de informação e da metodologia de trabalho. No domínio da gestão de cuidados, realça-se a colaboração e o interesse em perceber todo o processo de gestão de um serviço, e por último, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são apresentadas todas as atividades que visaram o desenvolvimento de competências comunicacionais, e o próprio processo de auto desenvolvimento pessoal e profissional, bem como, procura-se demonstrar a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. Como contributo para os contextos da prática, depois de identificadas as necessidades de formação, foram planeadas, executadas e avaliadas duas sessões de formação, uma intitulada “A espiritualidade nos cuidados de enfermagem” para os enfermeiros do serviço de medicina intensiva e outra sobre “Cateter Venoso Central Totalmente Implantado” para os enfermeiros do serviço de urgência. No âmbito da assistência pré-hospitalar, elaborei um projeto de intervenção sobre a obstrução da via aérea, que foi aplicado nalguns lares da cidade do Porto. Ao longo do estágio, foram implementadas estratégias de atuação que promovessem a aquisição de competências específicas, que permitissem a prestação de cuidados de enfermagem diferenciados e humanizados, visando sempre o pensamento reflexivo e a consciência crítica, de forma a desenvolver uma prática de cuidados cada vez mais proficiente e baseada de evidência científica.
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Este documento tem por objetivos, descrever as experiências e aprendizagens efetuadas, demonstrar as competências adquiridas, realizar uma análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas, das situações de melhoria observadas, passíveis de serem resolvidas e das respetivas estratégias de resolução, com vista à melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados, e serve como instrumento de avaliação. A metodologia utilizada foi o método descritivo, analítico e crítico-reflexivo, e estruturalmente encontra-se dividido em quatro capítulos. Na introdução, faz-se um enquadramento do relatório, do estágio e dos objetivos; no segundo capítulo, descreve-se as características dos diferentes locais de estágio e procede-se à exposição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com vista a alcançar os objetivos delineados, e a adquirir as competências comuns do enfermeiro especialista, estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros. Por fim, na conclusão procura-se evidenciar o desenvolvimento profissional com base nas competências adquiridas. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são descritas e analisadas situações que abordam o respeito pela privacidade e intimidade do doente, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, o direito da pessoa ao consentimento informado, o consentimento presumido e o direito da pessoa à vida. No domínio da melhoria contínua da qualidade são valorizadas as atividades que visam a qualidade e a segurança dos cuidados, bem como, são identificadas oportunidades de melhoria e apresentadas estratégias de resolução, no âmbito do controlo de infeção, dos sistemas de informação e da metodologia de trabalho. No domínio da gestão de cuidados, realça-se a colaboração e o interesse em perceber todo o processo de gestão de um serviço, e por último, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são apresentadas todas as atividades que visaram o desenvolvimento de competências comunicacionais, e o próprio processo de auto desenvolvimento pessoal e profissional, bem como, procura-se demonstrar a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. Como contributo para os contextos da prática, depois de identificadas as necessidades de formação, foram planeadas, executadas e avaliadas duas sessões de formação, uma intitulada “A espiritualidade nos cuidados de enfermagem” para os enfermeiros do serviço de medicina intensiva e outra sobre “Cateter Venoso Central Totalmente Implantado” para os enfermeiros do serviço de urgência. No âmbito da assistência pré-hospitalar, elaborei um projeto de intervenção sobre a obstrução da via aérea, que foi aplicado nalguns lares da cidade do Porto. Ao longo do estágio, foram implementadas estratégias de atuação que promovessem a aquisição de competências específicas, que permitissem a prestação de cuidados de enfermagem diferenciados e humanizados, visando sempre o pensamento reflexivo e a consciência crítica, de forma a desenvolver uma prática de cuidados cada vez mais proficiente e baseada de evidência científica.The present report is about a Master’s degree in Nursing, with Specialization in Medical-Surgical Nursing, which evidence the main contributes to the internship modules, for the development of specialized competences on medical surgery nursing. The internship took place in the national institute of medical emergency, in the intensive care service and in the urgency care service of Pedro Hispano Hospital, between March 2nd 2016 and January 13th 2017. The main goal of this document is to describe learning experiences, to show the acquire skills, to reflect and analyze the activities on which I was involved, to describe improve situations that I witness, passable of being solved, and its respective strategies solutions, having in sight the enhancement of quality and safety of given nursery care. This document can also be used as an evaluation tool. The methodology used is the descriptive, analytical and critical reflexive method. Structurally is divided in four chapters. In the introduction part it is made a scratch of the report, the internship and its goals; in the second chapter, it is made a brief description of the characteristic of the different places of the internship and a exhibition and a reflexive analyses of the activities, looking to achieve the outlined goals and common competences of specialized nurse established by «Order of Nurses». Finally, at the conclusion I try to underline the professional development based on the acquired skills. In the professional, ethical and legal responsibility domain, I describe and analyze situations that approach the respect for the privacy and intimacy of a hill person, the duty of professional confidentiality, the duty to inform, a person right to inform consent, the presumed consent and a person right to life. In the domain of continued improvement quality are valued activities that improve the quality and safety of care and also are identify opportunities of improvement and presented resolution strategies concerning infection control, information systems and work methodologies. In the matter of care management, I highlight the collaboration and interest on understanding the hole process of managing a service and ultimately in the development of professional learning are presented all the activities related to the development of communication skills and the hole process of professional and self knowledge, as well as the attempt to show the ability to react towards unpredictable and complex situations. As a contribute to the practice context and after identifying training needs, two workshop sessions were planned and executed and evaluated - one entitled «The spirituality in nursing intensive care» directed to nurses from intensive medicine care and a second one about «Central Venous Catheter Totally Implanted» for nurses from UR service. An intervention project about aerial line obstruction, regarding the pre hospital assistance, was planned and put to practice in some retirement homes of Oporto city. Throughout this internship, some acting strategies were put to action, which promoted the learning of specific skills and allowed the practice of personalized and human nurse care, as well as, a reflective thinking and a critical awareness as a way to develop an even more proficient practice of nurse care and based on scientific evidence.Coelho, Sílvia Patrícia FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMagalhães, Carla Marisa da Silva2017-10-04T09:53:00Z2017-07-2520172017-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22926TID:201759454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:03.843806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e evidencia os principais contributos dos módulos de Estágio, para o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica. O Estágio foi realizado no Instituto Nacional de Emergência Médica, no Serviço de Medicina Intensiva e no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano, no período entre 2 de Maio de 2016 e 13 de Janeiro de 2017. Este documento tem por objetivos, descrever as experiências e aprendizagens efetuadas, demonstrar as competências adquiridas, realizar uma análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas, das situações de melhoria observadas, passíveis de serem resolvidas e das respetivas estratégias de resolução, com vista à melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados, e serve como instrumento de avaliação. A metodologia utilizada foi o método descritivo, analítico e crítico-reflexivo, e estruturalmente encontra-se dividido em quatro capítulos. Na introdução, faz-se um enquadramento do relatório, do estágio e dos objetivos; no segundo capítulo, descreve-se as características dos diferentes locais de estágio e procede-se à exposição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com vista a alcançar os objetivos delineados, e a adquirir as competências comuns do enfermeiro especialista, estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros. Por fim, na conclusão procura-se evidenciar o desenvolvimento profissional com base nas competências adquiridas. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são descritas e analisadas situações que abordam o respeito pela privacidade e intimidade do doente, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, o direito da pessoa ao consentimento informado, o consentimento presumido e o direito da pessoa à vida. No domínio da melhoria contínua da qualidade são valorizadas as atividades que visam a qualidade e a segurança dos cuidados, bem como, são identificadas oportunidades de melhoria e apresentadas estratégias de resolução, no âmbito do controlo de infeção, dos sistemas de informação e da metodologia de trabalho. No domínio da gestão de cuidados, realça-se a colaboração e o interesse em perceber todo o processo de gestão de um serviço, e por último, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são apresentadas todas as atividades que visaram o desenvolvimento de competências comunicacionais, e o próprio processo de auto desenvolvimento pessoal e profissional, bem como, procura-se demonstrar a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. Como contributo para os contextos da prática, depois de identificadas as necessidades de formação, foram planeadas, executadas e avaliadas duas sessões de formação, uma intitulada “A espiritualidade nos cuidados de enfermagem” para os enfermeiros do serviço de medicina intensiva e outra sobre “Cateter Venoso Central Totalmente Implantado” para os enfermeiros do serviço de urgência. No âmbito da assistência pré-hospitalar, elaborei um projeto de intervenção sobre a obstrução da via aérea, que foi aplicado nalguns lares da cidade do Porto. Ao longo do estágio, foram implementadas estratégias de atuação que promovessem a aquisição de competências específicas, que permitissem a prestação de cuidados de enfermagem diferenciados e humanizados, visando sempre o pensamento reflexivo e a consciência crítica, de forma a desenvolver uma prática de cuidados cada vez mais proficiente e baseada de evidência científica.
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