Relatório de estágio em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Joana Raquel dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9089
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo realizar uma abordagem descritiva e reflexiva do percurso de formação profissional da mestranda realizado no contexto de pré-escolar no __________________ e no contexto de creche no ______________________________. Ao longo deste relatório, a mestranda pretendeu demonstrar que a metodologia utilizada na sua ação foi influenciada por princípios e procedimentos inerentes à investigação-ação. A partir desta metodologia, a mestranda valorizou a ação educativa e investigativa na construção de saberes, analisando, experimentando e refletindo sobre as práticas realizadas em ambos os contextos de estágio. Ao utilizar alguns dos processos educativos inerentes à investigação-ação em algumas dimensões pedagógicas, a mestranda procurou ter em consideração a articulação com os referenciais teóricos e legais que também sustentaram a sua ação em ambos os contextos. Neste relatório pretendeu-se tornar visível a imagem que a mestranda tem de criança enquanto ser capaz, competente e coconstrutor do seu conhecimento. Outro aspeto que ganha destaque é a escuta que a mestranda implementou na sua ação, ao ouvir a voz das crianças para conhecer, identificar e responder às necessidades, interesses e competências destas. Ao desenvolver este relatório, a mestranda teve a oportunidade de demonstrar as suas aprendizagens no decorrer do estágio realizado bem como refletir sobre a sua ação e a influência que adveio para o seu desenvolvimento de competências profissionais.
id RCAP_97ea00465f8bb03edf56bd2a3b16c907
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em educação pré-escolarCrechePré-EscolarCriançaEducador de InfânciaDaycarePreschoolChildEarly childhood teacherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório desenvolveu-se na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo realizar uma abordagem descritiva e reflexiva do percurso de formação profissional da mestranda realizado no contexto de pré-escolar no __________________ e no contexto de creche no ______________________________. Ao longo deste relatório, a mestranda pretendeu demonstrar que a metodologia utilizada na sua ação foi influenciada por princípios e procedimentos inerentes à investigação-ação. A partir desta metodologia, a mestranda valorizou a ação educativa e investigativa na construção de saberes, analisando, experimentando e refletindo sobre as práticas realizadas em ambos os contextos de estágio. Ao utilizar alguns dos processos educativos inerentes à investigação-ação em algumas dimensões pedagógicas, a mestranda procurou ter em consideração a articulação com os referenciais teóricos e legais que também sustentaram a sua ação em ambos os contextos. Neste relatório pretendeu-se tornar visível a imagem que a mestranda tem de criança enquanto ser capaz, competente e coconstrutor do seu conhecimento. Outro aspeto que ganha destaque é a escuta que a mestranda implementou na sua ação, ao ouvir a voz das crianças para conhecer, identificar e responder às necessidades, interesses e competências destas. Ao desenvolver este relatório, a mestranda teve a oportunidade de demonstrar as suas aprendizagens no decorrer do estágio realizado bem como refletir sobre a sua ação e a influência que adveio para o seu desenvolvimento de competências profissionais.This report was developed as part of the course “Prática Pedagógica Supervisionada”, integrated in the Masters in Pre-School Education, aiming to achieve a reflective approach to the experience of the graduate student during both her internships in pre-school at the “___________________” and day care at the “_______________________________”. Throughout this report, the graduate student intended to demonstrate that the methodology used in her action was influenced by principles and procedures concerning her research-action. Based on this methodology, the graduate student appreciated the educational and investigative action in building knowledge, analyzing, experiencing and reflecting on the actions performed during both internships. By using some of the educational processes inherent in research and action in some pedagogical dimensions, the graduate student showed that she took into account the linkage with the theoretical and legal frameworks that also supported her action in both contexts. In this report you can see the notion that the graduate student has of children as being able, competent and maker of their knowledge. Another aspect that stands out is the listening that the graduate student has implemented in her actions by hearing the voice of children so as to know, identify and respond to their needs, interests and competencies. In developing this report, the graduate student had both the opportunity to demonstrate her learning during the course of the two internships and also to reflect on their influence on the development of her professional skills.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Joana Raquel dos Santos2017-01-03T15:58:11Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9089TID:201522462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:44.489701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em educação pré-escolar
title Relatório de estágio em educação pré-escolar
spellingShingle Relatório de estágio em educação pré-escolar
Sousa, Joana Raquel dos Santos
Creche
Pré-Escolar
Criança
Educador de Infância
Daycare
Preschool
Child
Early childhood teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_full Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_fullStr Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_sort Relatório de estágio em educação pré-escolar
author Sousa, Joana Raquel dos Santos
author_facet Sousa, Joana Raquel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Joana Raquel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Pré-Escolar
Criança
Educador de Infância
Daycare
Preschool
Child
Early childhood teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Pré-Escolar
Criança
Educador de Infância
Daycare
Preschool
Child
Early childhood teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório desenvolveu-se na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo realizar uma abordagem descritiva e reflexiva do percurso de formação profissional da mestranda realizado no contexto de pré-escolar no __________________ e no contexto de creche no ______________________________. Ao longo deste relatório, a mestranda pretendeu demonstrar que a metodologia utilizada na sua ação foi influenciada por princípios e procedimentos inerentes à investigação-ação. A partir desta metodologia, a mestranda valorizou a ação educativa e investigativa na construção de saberes, analisando, experimentando e refletindo sobre as práticas realizadas em ambos os contextos de estágio. Ao utilizar alguns dos processos educativos inerentes à investigação-ação em algumas dimensões pedagógicas, a mestranda procurou ter em consideração a articulação com os referenciais teóricos e legais que também sustentaram a sua ação em ambos os contextos. Neste relatório pretendeu-se tornar visível a imagem que a mestranda tem de criança enquanto ser capaz, competente e coconstrutor do seu conhecimento. Outro aspeto que ganha destaque é a escuta que a mestranda implementou na sua ação, ao ouvir a voz das crianças para conhecer, identificar e responder às necessidades, interesses e competências destas. Ao desenvolver este relatório, a mestranda teve a oportunidade de demonstrar as suas aprendizagens no decorrer do estágio realizado bem como refletir sobre a sua ação e a influência que adveio para o seu desenvolvimento de competências profissionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-01-03T15:58:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9089
TID:201522462
url http://hdl.handle.net/10400.22/9089
identifier_str_mv TID:201522462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131393899364352