Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Ana Patrícia Vitorino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9982
Resumo: O presente relatório reflete o percurso de formação inicial realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, nomeadamente a ação pedagógica desenvolvida em contexto, enquadrada na Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada. Assim, este evidencia as aprendizagens concretizadas e as competências adquiridas pela mestranda, bem como as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças, numa perspetiva coconstrutiva do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspetiva, o relatório incorpora, para além do enquadramento teórico e legal e da caraterização dos contextos educativos, uma componente de análise e reflexão acerca da intervenção realizada, sustentada e fundamentada pela mobilização dos pressupostos teórico-práticos. E, por fim, um momento de reflexão interior acerca do caminho percorrido. Importa referir, ainda, que a ação desenvolvida teve como linha orientadora as finalidades e objetivos determinados pela unidade curricular em questão, potenciando a aquisição de competências e o desenvolvimento da identidade profissional do(a) educador(a) de infância. Concomitantemente, menciona-se o caráter investigativo em contexto de prática educativa, preconizando as linhas orientadoras da metodologia de investigação-ação que se assume preponderante na construção e desenvolvimento do perfil específico da mestranda em formação. Em suma, importa destacar que a prática educativa supervisionada se concretiza na valência de creche e em contexto da educação pré-escolar, abarcando as diversas especificidades de ambas com a perspetiva do desenvolvimento de uma educação de infância de qualidade.
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