Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Sofia do Vale Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11795
Resumo: O presente relatório de estágio descreve e analisa o desenvolvimento profissional da formanda, toda a ação efetivada no contexto de creche, com um grupo de crianças com idades entre 12 e 24 meses e no contexto de educação pré-escolar numa sala com um grupo heterogêneo, com idades entre três e seis anos. Encontram-se explanados os processos educativos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, inerentes à metodologia de investigação-ação, que nortearam a ação da mestranda, sendo essenciais ao processo de desenvolvimento profissional da formanda. Para a fundamentação dos processos educativos a mestranda serviu-se de referentes teóricos e legais, apoiando e sustentando as práticas da formanda ao longo do estágio em ambas as valências. Ao longo do relatório evencia-se o papel do/a educador/a de infância, pretendendo-se constatar todo o processo de desenvolvimento das competências profissionais da mestranda adotando uma postura indagatória e reflexiva sobre as suas práticas de forma a colmatar algumas dificuldades e construir a sua identidade profissional. Ademais, evidencia-se a imagem da criança como ser competente, que deve ser observado, escutado e respeitado, detentor de capacidades de ser sujeito e agente do seu processo de aprendizagem.
id RCAP_c46b9924041b37605041751a34f5346d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaCrechePré-escolarCriançaInvestigação-açãoDaycarePreschoolChildAction researchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio descreve e analisa o desenvolvimento profissional da formanda, toda a ação efetivada no contexto de creche, com um grupo de crianças com idades entre 12 e 24 meses e no contexto de educação pré-escolar numa sala com um grupo heterogêneo, com idades entre três e seis anos. Encontram-se explanados os processos educativos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, inerentes à metodologia de investigação-ação, que nortearam a ação da mestranda, sendo essenciais ao processo de desenvolvimento profissional da formanda. Para a fundamentação dos processos educativos a mestranda serviu-se de referentes teóricos e legais, apoiando e sustentando as práticas da formanda ao longo do estágio em ambas as valências. Ao longo do relatório evencia-se o papel do/a educador/a de infância, pretendendo-se constatar todo o processo de desenvolvimento das competências profissionais da mestranda adotando uma postura indagatória e reflexiva sobre as suas práticas de forma a colmatar algumas dificuldades e construir a sua identidade profissional. Ademais, evidencia-se a imagem da criança como ser competente, que deve ser observado, escutado e respeitado, detentor de capacidades de ser sujeito e agente do seu processo de aprendizagem.This internship report describes and analyzes the professional development of the master´s student and all the action taken in the daycare setting with a group of children´s between the ages of twelve and twenty-four months, and in the context of preschool education in a room with a heterogeneous group, with ages ranging from three to six years. The educational processes of observation, planning, action, reflection and evaluation, which are inherent to the actionresearch methodology, are exposed, which guided the master´s student, being essential to the process of professional development. For the substantiation of the educational processes the master´s student served on theoretical and legal references, supporting and sustaining the practices of the master´s student throughout the stage in both valences. Throughout the report the role of the childhood educator was evidenced, aiming to verify the entire process of developing the professional skills of the master student adopting an investigative and reflective attitude about their practices in order to overcome some difficulties and build their professional identity. In addition, the child's image is shown as being competent, which must be observed, listened to and respected, possessing the capacity to be subject and agent of their learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Sofia do Vale Ferreira2018-07-30T11:46:39Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11795TID:201976820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:08.163248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
spellingShingle Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
Silva, Ana Sofia do Vale Ferreira
Creche
Pré-escolar
Criança
Investigação-ação
Daycare
Preschool
Child
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_full Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_fullStr Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_sort Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
author Silva, Ana Sofia do Vale Ferreira
author_facet Silva, Ana Sofia do Vale Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Sofia do Vale Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Pré-escolar
Criança
Investigação-ação
Daycare
Preschool
Child
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Pré-escolar
Criança
Investigação-ação
Daycare
Preschool
Child
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio descreve e analisa o desenvolvimento profissional da formanda, toda a ação efetivada no contexto de creche, com um grupo de crianças com idades entre 12 e 24 meses e no contexto de educação pré-escolar numa sala com um grupo heterogêneo, com idades entre três e seis anos. Encontram-se explanados os processos educativos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, inerentes à metodologia de investigação-ação, que nortearam a ação da mestranda, sendo essenciais ao processo de desenvolvimento profissional da formanda. Para a fundamentação dos processos educativos a mestranda serviu-se de referentes teóricos e legais, apoiando e sustentando as práticas da formanda ao longo do estágio em ambas as valências. Ao longo do relatório evencia-se o papel do/a educador/a de infância, pretendendo-se constatar todo o processo de desenvolvimento das competências profissionais da mestranda adotando uma postura indagatória e reflexiva sobre as suas práticas de forma a colmatar algumas dificuldades e construir a sua identidade profissional. Ademais, evidencia-se a imagem da criança como ser competente, que deve ser observado, escutado e respeitado, detentor de capacidades de ser sujeito e agente do seu processo de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30T11:46:39Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11795
TID:201976820
url http://hdl.handle.net/10400.22/11795
identifier_str_mv TID:201976820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131415399366656