A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5227 |
Resumo: | A liderança escolar tem uma grande importância como meio facilitador da melhoria do contexto educativo. A presente época é repleta de mudanças constantes que, muitas vezes, debilitam as organizações. A sobrecarga a que a Escola está sujeita, em termos de resolução de problemas sociais, contribui para o desgaste de todos os envolvidos. Cabe ao líder conhecer os seus colaboradores, fazer a leitura de todas as vicissitudes que têm de enfrentar, ter presente os objetivos da organização e traçar um caminho que leve essa, mesma, organização ao sucesso. A supervisão de uma equipa deve assumir-se como a liderança dessa equipa. O supervisor deve envidar esforços culminado com o desenvolvimento profissional de todos os seus elementos, assim sendo, é de toda a importância que os indivíduos que se encontram em situações de liderança tenham a habilidade de se autoavaliar e tenham consciência de como podem aperfeiçoar a sua ação, de modo a poderem resolver as situações menos favoráveis com que se deparam. Assim o nosso projeto foi orientado pela seguinte questão: Como é que o Diretor de Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto líder, pode mobilizar os indivíduos pouco cooperantes para o trabalho? Através dos diversos estudos realizados no âmbito da liderança sabemos que para ser líder não é, obrigatoriamente, necessário ter certas características inatas. É preciso, sim, conhecer-se a si próprio, saber onde quer chegar e, acima de tudo, ter vontade de melhorar o seu desempenho. Temos noção da importância da formação contínua no desenvolvimento dos profissionais. Deste modo, pretendemos através duma oficina de formação levar os profissionais à melhoria das suas práticas, frisando o importante contributo da inteligência emocional e fazendo elevar a vontade de desenvolver as suas competências enquanto líder. |
id |
RCAP_97ef2e5263f9c2b813e2c87e27b590c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5227 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativoEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARSUPERVISÃO ESCOLARLIDERANÇAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCATIONSCHOOL MANAGEMENTSCHOOL SUPERVISIONLEADERSHIPA liderança escolar tem uma grande importância como meio facilitador da melhoria do contexto educativo. A presente época é repleta de mudanças constantes que, muitas vezes, debilitam as organizações. A sobrecarga a que a Escola está sujeita, em termos de resolução de problemas sociais, contribui para o desgaste de todos os envolvidos. Cabe ao líder conhecer os seus colaboradores, fazer a leitura de todas as vicissitudes que têm de enfrentar, ter presente os objetivos da organização e traçar um caminho que leve essa, mesma, organização ao sucesso. A supervisão de uma equipa deve assumir-se como a liderança dessa equipa. O supervisor deve envidar esforços culminado com o desenvolvimento profissional de todos os seus elementos, assim sendo, é de toda a importância que os indivíduos que se encontram em situações de liderança tenham a habilidade de se autoavaliar e tenham consciência de como podem aperfeiçoar a sua ação, de modo a poderem resolver as situações menos favoráveis com que se deparam. Assim o nosso projeto foi orientado pela seguinte questão: Como é que o Diretor de Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto líder, pode mobilizar os indivíduos pouco cooperantes para o trabalho? Através dos diversos estudos realizados no âmbito da liderança sabemos que para ser líder não é, obrigatoriamente, necessário ter certas características inatas. É preciso, sim, conhecer-se a si próprio, saber onde quer chegar e, acima de tudo, ter vontade de melhorar o seu desempenho. Temos noção da importância da formação contínua no desenvolvimento dos profissionais. Deste modo, pretendemos através duma oficina de formação levar os profissionais à melhoria das suas práticas, frisando o importante contributo da inteligência emocional e fazendo elevar a vontade de desenvolver as suas competências enquanto líder.The school leadership has a tremendous importance as a mean of facilitating improvement of educational quality. Nowadays social, economical and technological changes occur too fast. Everything is in a constant change and sometimes educational organizations face some sort of incapacity to track those changes. This might occasionally cause a certain kind of vulnerability. The enormous and constant social issues that schools need to deal, contributes to weaken those who are involved on those solving problems. The leader who is in charge of the institution must know their collaborators, know about its vicissitudes, always keep in mind the goals of the institution and outline a path that will lead the organization to success. The supervision of a team must be assumed as this team leadership. The supervisor should make efforts culminating with the professional development of all team, therefore, it is extremely important that all individuals who are in leadership situations have the ability to self-assess and be aware of how they can improve their action in order to respond and overcome in a very effective and rapid manner unusual and troubling situation they come across. So our project was guided by the following question: How a Director of a primary school, known as a leader, mobilize his teachers involved in educational issues in order to make them have an active role as for as work is concerned? Until now studies, that have been made, haven’t showed any evidences that a leader needs to posses any particular inborn characteristics. However, it is necessary to know oneself as an individual, establish one’s goals and beside all be aware how far can one go in order to improve and accomplish one’s performance. We deeply recognize the relevance of professional long life training to personal involved in school education. It helps them to update and improve their knowledge and knowHow. Therefore we intend through a workshop provide school educational staff develop and obtain better practices, emphasizing the important contribution of emotional intelligence and making grow the desire to develop their skills as leaders.2014-07-10T19:22:37Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5227TID:201404117porFernandes, Anabela Gomes Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:36.055123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo |
title |
A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo |
spellingShingle |
A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo Fernandes, Anabela Gomes Faria EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR SUPERVISÃO ESCOLAR LIDERANÇA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCATION SCHOOL MANAGEMENT SCHOOL SUPERVISION LEADERSHIP |
title_short |
A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo |
title_full |
A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo |
title_fullStr |
A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo |
title_full_unstemmed |
A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo |
title_sort |
A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo |
author |
Fernandes, Anabela Gomes Faria |
author_facet |
Fernandes, Anabela Gomes Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Anabela Gomes Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR SUPERVISÃO ESCOLAR LIDERANÇA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCATION SCHOOL MANAGEMENT SCHOOL SUPERVISION LEADERSHIP |
topic |
EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR SUPERVISÃO ESCOLAR LIDERANÇA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCATION SCHOOL MANAGEMENT SCHOOL SUPERVISION LEADERSHIP |
description |
A liderança escolar tem uma grande importância como meio facilitador da melhoria do contexto educativo. A presente época é repleta de mudanças constantes que, muitas vezes, debilitam as organizações. A sobrecarga a que a Escola está sujeita, em termos de resolução de problemas sociais, contribui para o desgaste de todos os envolvidos. Cabe ao líder conhecer os seus colaboradores, fazer a leitura de todas as vicissitudes que têm de enfrentar, ter presente os objetivos da organização e traçar um caminho que leve essa, mesma, organização ao sucesso. A supervisão de uma equipa deve assumir-se como a liderança dessa equipa. O supervisor deve envidar esforços culminado com o desenvolvimento profissional de todos os seus elementos, assim sendo, é de toda a importância que os indivíduos que se encontram em situações de liderança tenham a habilidade de se autoavaliar e tenham consciência de como podem aperfeiçoar a sua ação, de modo a poderem resolver as situações menos favoráveis com que se deparam. Assim o nosso projeto foi orientado pela seguinte questão: Como é que o Diretor de Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto líder, pode mobilizar os indivíduos pouco cooperantes para o trabalho? Através dos diversos estudos realizados no âmbito da liderança sabemos que para ser líder não é, obrigatoriamente, necessário ter certas características inatas. É preciso, sim, conhecer-se a si próprio, saber onde quer chegar e, acima de tudo, ter vontade de melhorar o seu desempenho. Temos noção da importância da formação contínua no desenvolvimento dos profissionais. Deste modo, pretendemos através duma oficina de formação levar os profissionais à melhoria das suas práticas, frisando o importante contributo da inteligência emocional e fazendo elevar a vontade de desenvolver as suas competências enquanto líder. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-10T19:22:37Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5227 TID:201404117 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5227 |
identifier_str_mv |
TID:201404117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131233196703744 |