A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anabela Gomes Faria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5227
Resumo: A liderança escolar tem uma grande importância como meio facilitador da melhoria do contexto educativo. A presente época é repleta de mudanças constantes que, muitas vezes, debilitam as organizações. A sobrecarga a que a Escola está sujeita, em termos de resolução de problemas sociais, contribui para o desgaste de todos os envolvidos. Cabe ao líder conhecer os seus colaboradores, fazer a leitura de todas as vicissitudes que têm de enfrentar, ter presente os objetivos da organização e traçar um caminho que leve essa, mesma, organização ao sucesso. A supervisão de uma equipa deve assumir-se como a liderança dessa equipa. O supervisor deve envidar esforços culminado com o desenvolvimento profissional de todos os seus elementos, assim sendo, é de toda a importância que os indivíduos que se encontram em situações de liderança tenham a habilidade de se autoavaliar e tenham consciência de como podem aperfeiçoar a sua ação, de modo a poderem resolver as situações menos favoráveis com que se deparam. Assim o nosso projeto foi orientado pela seguinte questão: Como é que o Diretor de Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto líder, pode mobilizar os indivíduos pouco cooperantes para o trabalho? Através dos diversos estudos realizados no âmbito da liderança sabemos que para ser líder não é, obrigatoriamente, necessário ter certas características inatas. É preciso, sim, conhecer-se a si próprio, saber onde quer chegar e, acima de tudo, ter vontade de melhorar o seu desempenho. Temos noção da importância da formação contínua no desenvolvimento dos profissionais. Deste modo, pretendemos através duma oficina de formação levar os profissionais à melhoria das suas práticas, frisando o importante contributo da inteligência emocional e fazendo elevar a vontade de desenvolver as suas competências enquanto líder.
id RCAP_97ef2e5263f9c2b813e2c87e27b590c9
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativoEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARSUPERVISÃO ESCOLARLIDERANÇAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCATIONSCHOOL MANAGEMENTSCHOOL SUPERVISIONLEADERSHIPA liderança escolar tem uma grande importância como meio facilitador da melhoria do contexto educativo. A presente época é repleta de mudanças constantes que, muitas vezes, debilitam as organizações. A sobrecarga a que a Escola está sujeita, em termos de resolução de problemas sociais, contribui para o desgaste de todos os envolvidos. Cabe ao líder conhecer os seus colaboradores, fazer a leitura de todas as vicissitudes que têm de enfrentar, ter presente os objetivos da organização e traçar um caminho que leve essa, mesma, organização ao sucesso. A supervisão de uma equipa deve assumir-se como a liderança dessa equipa. O supervisor deve envidar esforços culminado com o desenvolvimento profissional de todos os seus elementos, assim sendo, é de toda a importância que os indivíduos que se encontram em situações de liderança tenham a habilidade de se autoavaliar e tenham consciência de como podem aperfeiçoar a sua ação, de modo a poderem resolver as situações menos favoráveis com que se deparam. Assim o nosso projeto foi orientado pela seguinte questão: Como é que o Diretor de Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto líder, pode mobilizar os indivíduos pouco cooperantes para o trabalho? Através dos diversos estudos realizados no âmbito da liderança sabemos que para ser líder não é, obrigatoriamente, necessário ter certas características inatas. É preciso, sim, conhecer-se a si próprio, saber onde quer chegar e, acima de tudo, ter vontade de melhorar o seu desempenho. Temos noção da importância da formação contínua no desenvolvimento dos profissionais. Deste modo, pretendemos através duma oficina de formação levar os profissionais à melhoria das suas práticas, frisando o importante contributo da inteligência emocional e fazendo elevar a vontade de desenvolver as suas competências enquanto líder.The school leadership has a tremendous importance as a mean of facilitating improvement of educational quality. Nowadays social, economical and technological changes occur too fast. Everything is in a constant change and sometimes educational organizations face some sort of incapacity to track those changes. This might occasionally cause a certain kind of vulnerability. The enormous and constant social issues that schools need to deal, contributes to weaken those who are involved on those solving problems. The leader who is in charge of the institution must know their collaborators, know about its vicissitudes, always keep in mind the goals of the institution and outline a path that will lead the organization to success. The supervision of a team must be assumed as this team leadership. The supervisor should make efforts culminating with the professional development of all team, therefore, it is extremely important that all individuals who are in leadership situations have the ability to self-assess and be aware of how they can improve their action in order to respond and overcome in a very effective and rapid manner unusual and troubling situation they come across. So our project was guided by the following question: How a Director of a primary school, known as a leader, mobilize his teachers involved in educational issues in order to make them have an active role as for as work is concerned? Until now studies, that have been made, haven’t showed any evidences that a leader needs to posses any particular inborn characteristics. However, it is necessary to know oneself as an individual, establish one’s goals and beside all be aware how far can one go in order to improve and accomplish one’s performance. We deeply recognize the relevance of professional long life training to personal involved in school education. It helps them to update and improve their knowledge and knowHow. Therefore we intend through a workshop provide school educational staff develop and obtain better practices, emphasizing the important contribution of emotional intelligence and making grow the desire to develop their skills as leaders.2014-07-10T19:22:37Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5227TID:201404117porFernandes, Anabela Gomes Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:36.055123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo
title A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo
spellingShingle A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo
Fernandes, Anabela Gomes Faria
EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
SUPERVISÃO ESCOLAR
LIDERANÇA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
SCHOOL MANAGEMENT
SCHOOL SUPERVISION
LEADERSHIP
title_short A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo
title_full A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo
title_fullStr A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo
title_full_unstemmed A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo
title_sort A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo
author Fernandes, Anabela Gomes Faria
author_facet Fernandes, Anabela Gomes Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Anabela Gomes Faria
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
SUPERVISÃO ESCOLAR
LIDERANÇA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
SCHOOL MANAGEMENT
SCHOOL SUPERVISION
LEADERSHIP
topic EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
SUPERVISÃO ESCOLAR
LIDERANÇA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCATION
SCHOOL MANAGEMENT
SCHOOL SUPERVISION
LEADERSHIP
description A liderança escolar tem uma grande importância como meio facilitador da melhoria do contexto educativo. A presente época é repleta de mudanças constantes que, muitas vezes, debilitam as organizações. A sobrecarga a que a Escola está sujeita, em termos de resolução de problemas sociais, contribui para o desgaste de todos os envolvidos. Cabe ao líder conhecer os seus colaboradores, fazer a leitura de todas as vicissitudes que têm de enfrentar, ter presente os objetivos da organização e traçar um caminho que leve essa, mesma, organização ao sucesso. A supervisão de uma equipa deve assumir-se como a liderança dessa equipa. O supervisor deve envidar esforços culminado com o desenvolvimento profissional de todos os seus elementos, assim sendo, é de toda a importância que os indivíduos que se encontram em situações de liderança tenham a habilidade de se autoavaliar e tenham consciência de como podem aperfeiçoar a sua ação, de modo a poderem resolver as situações menos favoráveis com que se deparam. Assim o nosso projeto foi orientado pela seguinte questão: Como é que o Diretor de Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto líder, pode mobilizar os indivíduos pouco cooperantes para o trabalho? Através dos diversos estudos realizados no âmbito da liderança sabemos que para ser líder não é, obrigatoriamente, necessário ter certas características inatas. É preciso, sim, conhecer-se a si próprio, saber onde quer chegar e, acima de tudo, ter vontade de melhorar o seu desempenho. Temos noção da importância da formação contínua no desenvolvimento dos profissionais. Deste modo, pretendemos através duma oficina de formação levar os profissionais à melhoria das suas práticas, frisando o importante contributo da inteligência emocional e fazendo elevar a vontade de desenvolver as suas competências enquanto líder.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-10T19:22:37Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5227
TID:201404117
url http://hdl.handle.net/10437/5227
identifier_str_mv TID:201404117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131233196703744