Moda sustentável: Analisar a relação dos fatores que influenciam a intenção de compra de moda sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Raquel Campos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37842
Resumo: A indústria da moda é considerada uma das indústrias mais poluentes do mundo com graves repercussões a nível ambiental e social. A sua cadeia de produção envolve processos que obrigam à degradação do solo, excessivo consumo de água, emissão de gases CO2 e resultância de desperdício desde o seu fabrico até à sua utilização (MacArthur, 2017). A cada segundo, o equivalente a um camião de lixo cheio de roupas é queimado ou enterrado em aterros sanitários (MacArthur, 2017). Ao longo do ciclo de vida do produto, as libertações de fibras nos processos de lavagem contribuem para a entrada de microplásticos nos oceanos (MacArthur, 2017). A nível social, os impactos revelam-se em condições laborais fracas e manufatura instalada em países com baixo custo de mão-de-obra (MacArthur, 2017). Este tipo de produção insere-se um modelo linear económico que se está a tornar insustentável para o planeta. Por sua vez, desenvolve-se um modelo económico circular que aborda a raiz das causas dos desafios globais, enquanto promove oportunidades para um melhor crescimento (MacArthur, 2017). O sistema circular é sustentado por um consumidor que está a ficar cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a outro tipo de critérios de compra mais ecológicos (Brintha, 2019). No que implica o processo de decisão de compra, verificam-se certas barreiras e facilitadores no que dizem respeito estes artigos mais sustentáveis, sendo necessário investigar de que maneira estes fatores contribuem como incentivo à prática de moda sustentável (Easey, 2009). Posto isto, esta dissertação tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor de moda sustentável no que engloba um sistema económico mais ecológico, de maneira a compreender como os fatores que influenciam a intenção de compra se relacionam.
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