Moda sustentável: Analisar a relação dos fatores que influenciam a intenção de compra de moda sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37842 |
Resumo: | A indústria da moda é considerada uma das indústrias mais poluentes do mundo com graves repercussões a nível ambiental e social. A sua cadeia de produção envolve processos que obrigam à degradação do solo, excessivo consumo de água, emissão de gases CO2 e resultância de desperdício desde o seu fabrico até à sua utilização (MacArthur, 2017). A cada segundo, o equivalente a um camião de lixo cheio de roupas é queimado ou enterrado em aterros sanitários (MacArthur, 2017). Ao longo do ciclo de vida do produto, as libertações de fibras nos processos de lavagem contribuem para a entrada de microplásticos nos oceanos (MacArthur, 2017). A nível social, os impactos revelam-se em condições laborais fracas e manufatura instalada em países com baixo custo de mão-de-obra (MacArthur, 2017). Este tipo de produção insere-se um modelo linear económico que se está a tornar insustentável para o planeta. Por sua vez, desenvolve-se um modelo económico circular que aborda a raiz das causas dos desafios globais, enquanto promove oportunidades para um melhor crescimento (MacArthur, 2017). O sistema circular é sustentado por um consumidor que está a ficar cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a outro tipo de critérios de compra mais ecológicos (Brintha, 2019). No que implica o processo de decisão de compra, verificam-se certas barreiras e facilitadores no que dizem respeito estes artigos mais sustentáveis, sendo necessário investigar de que maneira estes fatores contribuem como incentivo à prática de moda sustentável (Easey, 2009). Posto isto, esta dissertação tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor de moda sustentável no que engloba um sistema económico mais ecológico, de maneira a compreender como os fatores que influenciam a intenção de compra se relacionam. |
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Moda sustentável: Analisar a relação dos fatores que influenciam a intenção de compra de moda sustentávelModa sustentávelModaSustentabilidadeComportamento consumidorEconomia circularPortugalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA indústria da moda é considerada uma das indústrias mais poluentes do mundo com graves repercussões a nível ambiental e social. A sua cadeia de produção envolve processos que obrigam à degradação do solo, excessivo consumo de água, emissão de gases CO2 e resultância de desperdício desde o seu fabrico até à sua utilização (MacArthur, 2017). A cada segundo, o equivalente a um camião de lixo cheio de roupas é queimado ou enterrado em aterros sanitários (MacArthur, 2017). Ao longo do ciclo de vida do produto, as libertações de fibras nos processos de lavagem contribuem para a entrada de microplásticos nos oceanos (MacArthur, 2017). A nível social, os impactos revelam-se em condições laborais fracas e manufatura instalada em países com baixo custo de mão-de-obra (MacArthur, 2017). Este tipo de produção insere-se um modelo linear económico que se está a tornar insustentável para o planeta. Por sua vez, desenvolve-se um modelo económico circular que aborda a raiz das causas dos desafios globais, enquanto promove oportunidades para um melhor crescimento (MacArthur, 2017). O sistema circular é sustentado por um consumidor que está a ficar cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a outro tipo de critérios de compra mais ecológicos (Brintha, 2019). No que implica o processo de decisão de compra, verificam-se certas barreiras e facilitadores no que dizem respeito estes artigos mais sustentáveis, sendo necessário investigar de que maneira estes fatores contribuem como incentivo à prática de moda sustentável (Easey, 2009). Posto isto, esta dissertação tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor de moda sustentável no que engloba um sistema económico mais ecológico, de maneira a compreender como os fatores que influenciam a intenção de compra se relacionam.Neves, CidáliaRepositório ComumSá, Raquel Campos de2021-10-27T17:10:33Z2021-05-14T00:00:00Z2021-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37842202780465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:40.281611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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