A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vassalo, Adriana Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49878
Resumo: A moda é uma das indústrias com maior repercussão socioambiental negativa, e por isso é imprescindível uma mudança voltada para a sustentabilidade. A cadeia de produção desta indústria envolve métodos demasiado exigentes para os recursos que o planeta tem a oferecer. Neste sentido o consumidor está cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a critérios de compra mais ecológicos, sustentando um sistema circular, contrário ao sistema que tende a predominar atualmente. No entanto, para haver uma mudança disruptiva, é necessária uma transformação generalizada nos padrões atuais, acabando com o denominado consumismo. Esta investigação tem como objetivo compreender os aspetos que influenciam a intenção de compra de moda sustentável por parte dos consumidores, conduzindo assim a uma perceção das marcas de moda sustentáveis numa era digital. Assim, o primeiro foco desta dissertação é explorar os conceitos intrínsecos dos termos sustentabilidade e economia circular, relacionando-os com os impactos que a indústria da moda desencadeia, quer a nível ambiental, quer a nível social. Posteriormente, o estudo visa entender as relações entre a preocupação ambiental, a consciência do consumidor de moda e adaptação à evolução digital, e como estes podem influenciar a intenção de compra, no âmbito da moda sustentável. A partir de um inquérito por questionário, distribuído online, com um processo de amostragem aleatório, foi possível concluir que por mais preocupações que os consumidores tenham sobre a sua forma de consumir, existem variados fatores que os impedem de agir na hora de optar por bens mais sustentáveis, nomeadamente o preço. Concisamente, a investigação evidencia as limitações instituídas na presente economia linear, demonstrando as dificuldades no caminho da transição para um mundo mais sustentável. Este estudo é relevante para investigadores da área do comportamento do consumidor porque auxilia na compreensão das escolhas dos consumidores e pode ajudar as marcas a identificar oportunidades ou lacunas nas necessidades dos consumidores. Sugerese em investigações futuras que se continue a estudar o índice de transparências das marcas, uma vez que, impulsiona as próprias marcas a melhorar as suas práticas, promovendo assim uma indústria mais sustentável.
id RCAP_6272264f3dcc1bdccf739d43e6004936
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digitalComportamento das MarcasComportamento do ConsumidorConsumo SustentávelEconomia CircularEra DigitalModa SustentávelSustentabilidadeDomínio/Área Científica::HumanidadesA moda é uma das indústrias com maior repercussão socioambiental negativa, e por isso é imprescindível uma mudança voltada para a sustentabilidade. A cadeia de produção desta indústria envolve métodos demasiado exigentes para os recursos que o planeta tem a oferecer. Neste sentido o consumidor está cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a critérios de compra mais ecológicos, sustentando um sistema circular, contrário ao sistema que tende a predominar atualmente. No entanto, para haver uma mudança disruptiva, é necessária uma transformação generalizada nos padrões atuais, acabando com o denominado consumismo. Esta investigação tem como objetivo compreender os aspetos que influenciam a intenção de compra de moda sustentável por parte dos consumidores, conduzindo assim a uma perceção das marcas de moda sustentáveis numa era digital. Assim, o primeiro foco desta dissertação é explorar os conceitos intrínsecos dos termos sustentabilidade e economia circular, relacionando-os com os impactos que a indústria da moda desencadeia, quer a nível ambiental, quer a nível social. Posteriormente, o estudo visa entender as relações entre a preocupação ambiental, a consciência do consumidor de moda e adaptação à evolução digital, e como estes podem influenciar a intenção de compra, no âmbito da moda sustentável. A partir de um inquérito por questionário, distribuído online, com um processo de amostragem aleatório, foi possível concluir que por mais preocupações que os consumidores tenham sobre a sua forma de consumir, existem variados fatores que os impedem de agir na hora de optar por bens mais sustentáveis, nomeadamente o preço. Concisamente, a investigação evidencia as limitações instituídas na presente economia linear, demonstrando as dificuldades no caminho da transição para um mundo mais sustentável. Este estudo é relevante para investigadores da área do comportamento do consumidor porque auxilia na compreensão das escolhas dos consumidores e pode ajudar as marcas a identificar oportunidades ou lacunas nas necessidades dos consumidores. Sugerese em investigações futuras que se continue a estudar o índice de transparências das marcas, uma vez que, impulsiona as próprias marcas a melhorar as suas práticas, promovendo assim uma indústria mais sustentável.Marques, Célio Gonçalo CardosoDomingos, Susana Isabel CaetanoRepositório ComumVassalo, Adriana Lopes2024-02-16T16:33:45Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49878TID:203494440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T19:36:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:49.830252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital
title A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital
spellingShingle A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital
Vassalo, Adriana Lopes
Comportamento das Marcas
Comportamento do Consumidor
Consumo Sustentável
Economia Circular
Era Digital
Moda Sustentável
Sustentabilidade
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital
title_full A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital
title_fullStr A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital
title_full_unstemmed A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital
title_sort A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital
author Vassalo, Adriana Lopes
author_facet Vassalo, Adriana Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Célio Gonçalo Cardoso
Domingos, Susana Isabel Caetano
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vassalo, Adriana Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento das Marcas
Comportamento do Consumidor
Consumo Sustentável
Economia Circular
Era Digital
Moda Sustentável
Sustentabilidade
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Comportamento das Marcas
Comportamento do Consumidor
Consumo Sustentável
Economia Circular
Era Digital
Moda Sustentável
Sustentabilidade
Domínio/Área Científica::Humanidades
description A moda é uma das indústrias com maior repercussão socioambiental negativa, e por isso é imprescindível uma mudança voltada para a sustentabilidade. A cadeia de produção desta indústria envolve métodos demasiado exigentes para os recursos que o planeta tem a oferecer. Neste sentido o consumidor está cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a critérios de compra mais ecológicos, sustentando um sistema circular, contrário ao sistema que tende a predominar atualmente. No entanto, para haver uma mudança disruptiva, é necessária uma transformação generalizada nos padrões atuais, acabando com o denominado consumismo. Esta investigação tem como objetivo compreender os aspetos que influenciam a intenção de compra de moda sustentável por parte dos consumidores, conduzindo assim a uma perceção das marcas de moda sustentáveis numa era digital. Assim, o primeiro foco desta dissertação é explorar os conceitos intrínsecos dos termos sustentabilidade e economia circular, relacionando-os com os impactos que a indústria da moda desencadeia, quer a nível ambiental, quer a nível social. Posteriormente, o estudo visa entender as relações entre a preocupação ambiental, a consciência do consumidor de moda e adaptação à evolução digital, e como estes podem influenciar a intenção de compra, no âmbito da moda sustentável. A partir de um inquérito por questionário, distribuído online, com um processo de amostragem aleatório, foi possível concluir que por mais preocupações que os consumidores tenham sobre a sua forma de consumir, existem variados fatores que os impedem de agir na hora de optar por bens mais sustentáveis, nomeadamente o preço. Concisamente, a investigação evidencia as limitações instituídas na presente economia linear, demonstrando as dificuldades no caminho da transição para um mundo mais sustentável. Este estudo é relevante para investigadores da área do comportamento do consumidor porque auxilia na compreensão das escolhas dos consumidores e pode ajudar as marcas a identificar oportunidades ou lacunas nas necessidades dos consumidores. Sugerese em investigações futuras que se continue a estudar o índice de transparências das marcas, uma vez que, impulsiona as próprias marcas a melhorar as suas práticas, promovendo assim uma indústria mais sustentável.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-16T16:33:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49878
TID:203494440
url http://hdl.handle.net/10400.26/49878
identifier_str_mv TID:203494440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137758691721216