Comunicação empresarial: uma investigação a partir da análise de SWOT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ricardo Campos da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6882
Resumo: No mundo globalizado, característico do Século XXI, novas competências passam a ser exigidas aos gestores e colaboradores das organizações de um modo geral. O entendimento da dinâmica atual da comunicação empresarial torna-se importante, sendo que esta pode ser abordada como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que credenciam um indivíduo a exercer uma determinada função. O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de comunicação interna e externa operado por uma empresa do segmento das soluções corporativas e da educação continuada. Para o alcance dos objetivos, foi utilizado como método de investigação o estudo exploratório, qualitativo, com recurso à entrevista online, apoiada num guião semi-estruturado, construído para o efeito, a um total de sete participantes. A análise dos dados foi suportada pela análise de SWOT e a análise de conteúdo. Os resultados apurados no ambiente interno da empresa sugerem que a principal força na comunicação é referente à agilidade na informação, enquanto a falta de um sistema integrado informatizado foi apontado como o principal ponto a ser melhorado. No ambiente externo, os resultados apontaram para falha na divulgação das informações como sendo a principal ameaça e a inclusão de uma plataforma digital de educação à distância foi apontada como a principal oportunidade no processo de comunicação empresarial. Este trabalho identificou métodos e técnicas para avaliar competências, no sentido de se obter uma visão mais objetiva sobre a importância da comunicação no ambiente da organização e seus possíveis efeitos, analisando suas prováveis influências através da análise de SWOT. Além disso, apresentou a importância das competências estratégicas na tomada de decisão apoiada pelos processos de comunicação demonstrando a necessidade da inserção irrevogável de tais competências como um paradigma no processo estratégico. Enfatiza-se a ideia de que para haver um processo de comunicação eficiente é necessário que haja um equilíbrio entre a estratégia empresarial, gestão de pessoas e a tecnologia da informação.
id RCAP_980e716bf6ca278e5ada511539473718
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação empresarial: uma investigação a partir da análise de SWOTComunicação empresarialCompetênciasAnálise de SWOTBusiness communicationSkillsSWOT analysisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoNo mundo globalizado, característico do Século XXI, novas competências passam a ser exigidas aos gestores e colaboradores das organizações de um modo geral. O entendimento da dinâmica atual da comunicação empresarial torna-se importante, sendo que esta pode ser abordada como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que credenciam um indivíduo a exercer uma determinada função. O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de comunicação interna e externa operado por uma empresa do segmento das soluções corporativas e da educação continuada. Para o alcance dos objetivos, foi utilizado como método de investigação o estudo exploratório, qualitativo, com recurso à entrevista online, apoiada num guião semi-estruturado, construído para o efeito, a um total de sete participantes. A análise dos dados foi suportada pela análise de SWOT e a análise de conteúdo. Os resultados apurados no ambiente interno da empresa sugerem que a principal força na comunicação é referente à agilidade na informação, enquanto a falta de um sistema integrado informatizado foi apontado como o principal ponto a ser melhorado. No ambiente externo, os resultados apontaram para falha na divulgação das informações como sendo a principal ameaça e a inclusão de uma plataforma digital de educação à distância foi apontada como a principal oportunidade no processo de comunicação empresarial. Este trabalho identificou métodos e técnicas para avaliar competências, no sentido de se obter uma visão mais objetiva sobre a importância da comunicação no ambiente da organização e seus possíveis efeitos, analisando suas prováveis influências através da análise de SWOT. Além disso, apresentou a importância das competências estratégicas na tomada de decisão apoiada pelos processos de comunicação demonstrando a necessidade da inserção irrevogável de tais competências como um paradigma no processo estratégico. Enfatiza-se a ideia de que para haver um processo de comunicação eficiente é necessário que haja um equilíbrio entre a estratégia empresarial, gestão de pessoas e a tecnologia da informação.In the globalized world, characteristic of the 21st century, new skills are required of managers and employees of organizations in general. The understanding of the current dynamics of business communication becomes important, and this can be approached as a set of knowledge, skills and attitudes that accredit an individual to perform a certain function. This study aimed to analyze the process of internal and external communication operated by a company in the segment of corporate solutions and continuing education. To reach the objectives, the exploratory, qualitative study was used as an investigative method using the online interview, supported by a semi-structured script, built for this purpose, to a total of seven participants. Data analysis was supported by SWOT analysis and content analysis. The results found in the internal environment of the company suggest that the main force in communication refers to information agility, while the lack of an integrated computerized system was pointed out as the main point to be improved. In the external environment, the results indicated the failure in disclosing information as the main threat and the inclusion of a digital distance education platform was pointed out as the main opportunity in the business communication process. This work identified methods and techniques to evaluate competencies, in order to obtain a more objective view on the importance of communication in the organization's environment and its possible effects, analyzing its probable influences through SWOT analysis. In addition, resented the importance of strategic competencies in decision-making supported by the communication processes demonstrating the need for the irrevocable insertion of such competencies as a paradigm in the strategic process. Emphasis is given to the idea that there must be a balance between business strategy, people management and information technology in order to have an efficient communication process.Santos, LuísRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRocha, Ricardo Campos da2018-08-03T11:32:32Z2018-07-112018-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6882TID:202699137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T02:02:58Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:47.063883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação empresarial: uma investigação a partir da análise de SWOT
title Comunicação empresarial: uma investigação a partir da análise de SWOT
spellingShingle Comunicação empresarial: uma investigação a partir da análise de SWOT
Rocha, Ricardo Campos da
Comunicação empresarial
Competências
Análise de SWOT
Business communication
Skills
SWOT analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Comunicação empresarial: uma investigação a partir da análise de SWOT
title_full Comunicação empresarial: uma investigação a partir da análise de SWOT
title_fullStr Comunicação empresarial: uma investigação a partir da análise de SWOT
title_full_unstemmed Comunicação empresarial: uma investigação a partir da análise de SWOT
title_sort Comunicação empresarial: uma investigação a partir da análise de SWOT
author Rocha, Ricardo Campos da
author_facet Rocha, Ricardo Campos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Luís
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ricardo Campos da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação empresarial
Competências
Análise de SWOT
Business communication
Skills
SWOT analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comunicação empresarial
Competências
Análise de SWOT
Business communication
Skills
SWOT analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description No mundo globalizado, característico do Século XXI, novas competências passam a ser exigidas aos gestores e colaboradores das organizações de um modo geral. O entendimento da dinâmica atual da comunicação empresarial torna-se importante, sendo que esta pode ser abordada como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que credenciam um indivíduo a exercer uma determinada função. O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de comunicação interna e externa operado por uma empresa do segmento das soluções corporativas e da educação continuada. Para o alcance dos objetivos, foi utilizado como método de investigação o estudo exploratório, qualitativo, com recurso à entrevista online, apoiada num guião semi-estruturado, construído para o efeito, a um total de sete participantes. A análise dos dados foi suportada pela análise de SWOT e a análise de conteúdo. Os resultados apurados no ambiente interno da empresa sugerem que a principal força na comunicação é referente à agilidade na informação, enquanto a falta de um sistema integrado informatizado foi apontado como o principal ponto a ser melhorado. No ambiente externo, os resultados apontaram para falha na divulgação das informações como sendo a principal ameaça e a inclusão de uma plataforma digital de educação à distância foi apontada como a principal oportunidade no processo de comunicação empresarial. Este trabalho identificou métodos e técnicas para avaliar competências, no sentido de se obter uma visão mais objetiva sobre a importância da comunicação no ambiente da organização e seus possíveis efeitos, analisando suas prováveis influências através da análise de SWOT. Além disso, apresentou a importância das competências estratégicas na tomada de decisão apoiada pelos processos de comunicação demonstrando a necessidade da inserção irrevogável de tais competências como um paradigma no processo estratégico. Enfatiza-se a ideia de que para haver um processo de comunicação eficiente é necessário que haja um equilíbrio entre a estratégia empresarial, gestão de pessoas e a tecnologia da informação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03T11:32:32Z
2018-07-11
2018-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6882
TID:202699137
url http://hdl.handle.net/10284/6882
identifier_str_mv TID:202699137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130303941312512