Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Nádia Filipa da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11767
Resumo: O presente relatório focaliza a prática lectiva exercida nas disciplinas de Português e de Espanhol, mediante uma análise que se pretende, simultaneamente, descritiva e reflexiva. Com o propósito de descrever as actividades realizadas nas aulas, os materiais produzidos, os recursos aplicados e as metodologias que norteiam a acção pedagógica, tornou-se imperativo reflectir sobre os aspectos de cariz cognitivo e sócio-afectivo que presidem à efectivação do processo de ensino-aprendizagem e potenciam a sua individualização. De acordo com esta constatação, comprometemo-nos, ainda, a reflectir sobre os objectivos e as finalidades que alicerçam a acção do professor. Neste sentido, desenvolvemos as cinco áreas que pautam a intervenção pedagógica – preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### Abstract: The present report focus on the school practice, developed in the classes of Portuguese and Spanish, through an analysis that is pretended to be, simultaneously, descriptive and reflexive. With the purpose of describing the activities taken through in class, the produced materials, the resources applied and the methodologies that guide the educational action, it has become substantially important to reflect on aspects of the cognitive, social and affective kind, that command the teaching-learning process and encourage its’ individuality. According to this statement, we have a strong compromise, also, to reflect on the purposes and objectives that build the teacher’s action. In this sense, we have developed the five areas that regulate the educational intervention – scientific, educational and teaching preparation; planning and conducting classes and evaluation of the learning process; analysis of the teaching practice; participation in school and professional development.
id RCAP_98116b2d8dc1bd16345722a3ab26cb49
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioEnsino-aprendizagemDocumentos curricularesCompetênciasIndividualização do ensinoAlunoProfessorMétodos de ensinoAvaliaçãoFormação contínuaTeaching-learningCurricular documentsSkillsIndividualization of teachingTeacherTeaching methodsEvaluationContinuous formationO presente relatório focaliza a prática lectiva exercida nas disciplinas de Português e de Espanhol, mediante uma análise que se pretende, simultaneamente, descritiva e reflexiva. Com o propósito de descrever as actividades realizadas nas aulas, os materiais produzidos, os recursos aplicados e as metodologias que norteiam a acção pedagógica, tornou-se imperativo reflectir sobre os aspectos de cariz cognitivo e sócio-afectivo que presidem à efectivação do processo de ensino-aprendizagem e potenciam a sua individualização. De acordo com esta constatação, comprometemo-nos, ainda, a reflectir sobre os objectivos e as finalidades que alicerçam a acção do professor. Neste sentido, desenvolvemos as cinco áreas que pautam a intervenção pedagógica – preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### Abstract: The present report focus on the school practice, developed in the classes of Portuguese and Spanish, through an analysis that is pretended to be, simultaneously, descriptive and reflexive. With the purpose of describing the activities taken through in class, the produced materials, the resources applied and the methodologies that guide the educational action, it has become substantially important to reflect on aspects of the cognitive, social and affective kind, that command the teaching-learning process and encourage its’ individuality. According to this statement, we have a strong compromise, also, to reflect on the purposes and objectives that build the teacher’s action. In this sense, we have developed the five areas that regulate the educational intervention – scientific, educational and teaching preparation; planning and conducting classes and evaluation of the learning process; analysis of the teaching practice; participation in school and professional development.Universidade de Évora2014-11-10T17:32:35Z2014-11-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11767http://hdl.handle.net/10174/11767porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Raposo, Nádia Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:30.342608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Raposo, Nádia Filipa da Silva
Ensino-aprendizagem
Documentos curriculares
Competências
Individualização do ensino
Aluno
Professor
Métodos de ensino
Avaliação
Formação contínua
Teaching-learning
Curricular documents
Skills
Individualization of teaching
Teacher
Teaching methods
Evaluation
Continuous formation
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
author Raposo, Nádia Filipa da Silva
author_facet Raposo, Nádia Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Nádia Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Documentos curriculares
Competências
Individualização do ensino
Aluno
Professor
Métodos de ensino
Avaliação
Formação contínua
Teaching-learning
Curricular documents
Skills
Individualization of teaching
Teacher
Teaching methods
Evaluation
Continuous formation
topic Ensino-aprendizagem
Documentos curriculares
Competências
Individualização do ensino
Aluno
Professor
Métodos de ensino
Avaliação
Formação contínua
Teaching-learning
Curricular documents
Skills
Individualization of teaching
Teacher
Teaching methods
Evaluation
Continuous formation
description O presente relatório focaliza a prática lectiva exercida nas disciplinas de Português e de Espanhol, mediante uma análise que se pretende, simultaneamente, descritiva e reflexiva. Com o propósito de descrever as actividades realizadas nas aulas, os materiais produzidos, os recursos aplicados e as metodologias que norteiam a acção pedagógica, tornou-se imperativo reflectir sobre os aspectos de cariz cognitivo e sócio-afectivo que presidem à efectivação do processo de ensino-aprendizagem e potenciam a sua individualização. De acordo com esta constatação, comprometemo-nos, ainda, a reflectir sobre os objectivos e as finalidades que alicerçam a acção do professor. Neste sentido, desenvolvemos as cinco áreas que pautam a intervenção pedagógica – preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### Abstract: The present report focus on the school practice, developed in the classes of Portuguese and Spanish, through an analysis that is pretended to be, simultaneously, descriptive and reflexive. With the purpose of describing the activities taken through in class, the produced materials, the resources applied and the methodologies that guide the educational action, it has become substantially important to reflect on aspects of the cognitive, social and affective kind, that command the teaching-learning process and encourage its’ individuality. According to this statement, we have a strong compromise, also, to reflect on the purposes and objectives that build the teacher’s action. In this sense, we have developed the five areas that regulate the educational intervention – scientific, educational and teaching preparation; planning and conducting classes and evaluation of the learning process; analysis of the teaching practice; participation in school and professional development.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-10T17:32:35Z
2014-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11767
http://hdl.handle.net/10174/11767
url http://hdl.handle.net/10174/11767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540109045760