Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11767 |
Resumo: | O presente relatório focaliza a prática lectiva exercida nas disciplinas de Português e de Espanhol, mediante uma análise que se pretende, simultaneamente, descritiva e reflexiva. Com o propósito de descrever as actividades realizadas nas aulas, os materiais produzidos, os recursos aplicados e as metodologias que norteiam a acção pedagógica, tornou-se imperativo reflectir sobre os aspectos de cariz cognitivo e sócio-afectivo que presidem à efectivação do processo de ensino-aprendizagem e potenciam a sua individualização. De acordo com esta constatação, comprometemo-nos, ainda, a reflectir sobre os objectivos e as finalidades que alicerçam a acção do professor. Neste sentido, desenvolvemos as cinco áreas que pautam a intervenção pedagógica – preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### Abstract: The present report focus on the school practice, developed in the classes of Portuguese and Spanish, through an analysis that is pretended to be, simultaneously, descriptive and reflexive. With the purpose of describing the activities taken through in class, the produced materials, the resources applied and the methodologies that guide the educational action, it has become substantially important to reflect on aspects of the cognitive, social and affective kind, that command the teaching-learning process and encourage its’ individuality. According to this statement, we have a strong compromise, also, to reflect on the purposes and objectives that build the teacher’s action. In this sense, we have developed the five areas that regulate the educational intervention – scientific, educational and teaching preparation; planning and conducting classes and evaluation of the learning process; analysis of the teaching practice; participation in school and professional development. |
id |
RCAP_98116b2d8dc1bd16345722a3ab26cb49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11767 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioEnsino-aprendizagemDocumentos curricularesCompetênciasIndividualização do ensinoAlunoProfessorMétodos de ensinoAvaliaçãoFormação contínuaTeaching-learningCurricular documentsSkillsIndividualization of teachingTeacherTeaching methodsEvaluationContinuous formationO presente relatório focaliza a prática lectiva exercida nas disciplinas de Português e de Espanhol, mediante uma análise que se pretende, simultaneamente, descritiva e reflexiva. Com o propósito de descrever as actividades realizadas nas aulas, os materiais produzidos, os recursos aplicados e as metodologias que norteiam a acção pedagógica, tornou-se imperativo reflectir sobre os aspectos de cariz cognitivo e sócio-afectivo que presidem à efectivação do processo de ensino-aprendizagem e potenciam a sua individualização. De acordo com esta constatação, comprometemo-nos, ainda, a reflectir sobre os objectivos e as finalidades que alicerçam a acção do professor. Neste sentido, desenvolvemos as cinco áreas que pautam a intervenção pedagógica – preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### Abstract: The present report focus on the school practice, developed in the classes of Portuguese and Spanish, through an analysis that is pretended to be, simultaneously, descriptive and reflexive. With the purpose of describing the activities taken through in class, the produced materials, the resources applied and the methodologies that guide the educational action, it has become substantially important to reflect on aspects of the cognitive, social and affective kind, that command the teaching-learning process and encourage its’ individuality. According to this statement, we have a strong compromise, also, to reflect on the purposes and objectives that build the teacher’s action. In this sense, we have developed the five areas that regulate the educational intervention – scientific, educational and teaching preparation; planning and conducting classes and evaluation of the learning process; analysis of the teaching practice; participation in school and professional development.Universidade de Évora2014-11-10T17:32:35Z2014-11-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11767http://hdl.handle.net/10174/11767porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Raposo, Nádia Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:30.342608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário Raposo, Nádia Filipa da Silva Ensino-aprendizagem Documentos curriculares Competências Individualização do ensino Aluno Professor Métodos de ensino Avaliação Formação contínua Teaching-learning Curricular documents Skills Individualization of teaching Teacher Teaching methods Evaluation Continuous formation |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
author |
Raposo, Nádia Filipa da Silva |
author_facet |
Raposo, Nádia Filipa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Nádia Filipa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Documentos curriculares Competências Individualização do ensino Aluno Professor Métodos de ensino Avaliação Formação contínua Teaching-learning Curricular documents Skills Individualization of teaching Teacher Teaching methods Evaluation Continuous formation |
topic |
Ensino-aprendizagem Documentos curriculares Competências Individualização do ensino Aluno Professor Métodos de ensino Avaliação Formação contínua Teaching-learning Curricular documents Skills Individualization of teaching Teacher Teaching methods Evaluation Continuous formation |
description |
O presente relatório focaliza a prática lectiva exercida nas disciplinas de Português e de Espanhol, mediante uma análise que se pretende, simultaneamente, descritiva e reflexiva. Com o propósito de descrever as actividades realizadas nas aulas, os materiais produzidos, os recursos aplicados e as metodologias que norteiam a acção pedagógica, tornou-se imperativo reflectir sobre os aspectos de cariz cognitivo e sócio-afectivo que presidem à efectivação do processo de ensino-aprendizagem e potenciam a sua individualização. De acordo com esta constatação, comprometemo-nos, ainda, a reflectir sobre os objectivos e as finalidades que alicerçam a acção do professor. Neste sentido, desenvolvemos as cinco áreas que pautam a intervenção pedagógica – preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### Abstract: The present report focus on the school practice, developed in the classes of Portuguese and Spanish, through an analysis that is pretended to be, simultaneously, descriptive and reflexive. With the purpose of describing the activities taken through in class, the produced materials, the resources applied and the methodologies that guide the educational action, it has become substantially important to reflect on aspects of the cognitive, social and affective kind, that command the teaching-learning process and encourage its’ individuality. According to this statement, we have a strong compromise, also, to reflect on the purposes and objectives that build the teacher’s action. In this sense, we have developed the five areas that regulate the educational intervention – scientific, educational and teaching preparation; planning and conducting classes and evaluation of the learning process; analysis of the teaching practice; participation in school and professional development. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-11-10T17:32:35Z 2014-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11767 http://hdl.handle.net/10174/11767 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540109045760 |