As atitudes dos pais com filhos em idade pré-escolar sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Rita Maria Durães da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59513
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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O instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo foi o Parental Attitudes Towards Kindergarten Inclusion Scale (PATKIS), adaptada de Tafa e Manolitsis (2003), traduzido por um profissional e validado por especialistas da área das Necessidades Especiais. Os dados foram apresentados e analisados quantitativamente. Perante os resultados obtidos neste estudo conclui-se que: todos os pais concordam com a inclusão de crianças com NEE na sala do seu filho; a variável pessoal género teve influência nas atitudes dos participantes, sendo que, as mães mostram atitudes menos concordantes do que os pais; a variável pessoal profissão teve influência nas atitudes dos participantes, sendo os participantes com categoria profissional de professor, profissional de saúde ou bancário, que mostram mais concordância com a inclusão; a variável pessoal habilitações teve influência nas atitudes dos participantes, sendo os participantes com formação no ensino superior que têm atitude mais concordante para com a inclusão; a variável institucional, tipo de ensino que o seu filho frequenta, teve influência nas atitudes dos participantes, sendo que, os pais cujos filhos frequentam Instituições Particulares da Segurança Social (IPSS) têm atitudes mais concordantes para com a inclusão; a variável institucional existência de crianças com NEE na sala do seu filho, teve influência nas atitudes dos participantes, sendo que os participantes que na sala do seu filho têm crianças com NEE têm atitudes de maior concordância para com a inclusão; os pais não identificam o tipo de NEE presentes na sala e a fiabilidade do instrumento de recolha de dados é positiva. Com este trabalho o conhecimento sobre esta temática aumentou, verificando-se a necessidade de educar para a inclusão, trabalhando com as crianças, com os pais, com os profissionais e com todos os que fazem parte do mundo da crianças, salientando a importância do trabalho das equipas de Intervenção Precoce, que contactam diretamente com todos os intervenientes no processo de inclusão.The purpose of this research is to know and analyze the attitudes of the preschool children parent’s about the inclusion of children with Special Educational Needs. For this study, the selected sample was completed by parents of Children aged between 3 and 5 years old. wich attended Particular and Governmental Kindergarten during the academic year of 2017/2018. The data collections instrument used in this study was “Parental Attitudes towards Kindergarten Inclusion Scale” PATKIS, adapted by Tafa and Manolitsis (2003), translated by a professional and validated by specialist in the area of Special Needs. The data were presented and analyzed quantitatively. The data were presented and analyzed quantitatively. With the results obtained in this study it is concluded that all parents agree to include children with Special Educational Needs in their child's classroom; the personal variable gender had an influence on the participants' attitudes, with mothers showing less consistent attitudes than fathers; the personal variable professional practice had influence on the attitudes of the participants, being the participants with professional category of teacher, health or bank professional, that show more agreement with the inclusion; the personal variable qualifications had influence on the attitudes of the participants, being the participants with higher education that have more positive attitude towards the inclusion; the institutional variable, type of education that the child attends, had an influence on the participants' attitudes, and the parents whose children attend Particular Kindergartens have more concordant attitudes towards inclusion; the institutional variable, the existence of children with Special Educational Needs in their child's classroom, had an influence on the attitudes of the participants, and the attendees who in their child's classroom have children with Special Educational Needs have attitudes of greater agreement with the inclusion; the parents do not identify the type of Special Educational Needs present in the classroom and the reliability of the data collection instrument is positive. With this research we increased the knowledge of this theme, by verifying the need to educated towards inclusion, working with children, parents, professionals and all the intervenient of children world, pointing out the importance of the Early Intervention Teams work wich contact directly with all the intervenient in the Inclusion process.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoCorreia, Rita Maria Durães da Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59513por202189864info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:38.626154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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