As perceções de pais com filhos na pré-escola acerca da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78559 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
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As perceções de pais com filhos na pré-escola acerca da inclusão de crianças com necessidades educativas especiaisPerceptions of parents with children in pre-school on the inclusion of children with special educational needsCrianças com NEECrianças sem NEEEducação inclusivaInclusãoPerceção dos paisChildren with special needsChildren without special needsInclusionInclusive educationPerception of parentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)A finalidade deste estudo foi conhecer as perceções de pais e mães com filhos no pré-escolar acerca da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, na cidade de Salvador, no Brasil. A partir desta finalidade, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa, sendo os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas junto de sete pais com filhos com e sem Necessidades Educativas Especiais, com idades entre os 3 a 5 anos, que frequentavam a sala de aula regular de duas instituições privadas na cidade de Salvador, no Brasil. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo. Perante os resultados obtidos neste estudo, concluiu-se que os pais participantes: a) apresentam uma perceção positiva acerca do processo de inclusão em contexto pré-escolar; b) realçaram que um sistema inclusivo deve ter em conta que as perceções dos pais e dos filhos influenciam a inclusão no contexto pré-escolar; c) que possuíam contacto com populações especiais testemunham conhecimentos positivos sobre a inclusão; d) apontam o acolhimento, a pertença, a aceitação social, a aprendizagem, a interação, e o desenvolvimento de competências sociais como oportunidades da inclusão para todas as crianças; e) consideram que é um desafio tornar a sociedade mais inclusiva; e, f) consideram a falta de formação dos professores e de mais recursos humanos como desafios da inclusão no pré-escolar. Com este estudo sublinhamos como impacto social a atuação no educar para a inclusão, envolvendo com todos os que fazem parte do contexto natural da criança, como os membros da sociedade, os pais, os profissionais e a própria criança. Salientamos a importância do trabalho dos educadores e professores e da sua formação inicial e contínua, das instituições de ensino, da Intervenção Precoce na Infância, que dialoga e atua diretamente nos contextos naturais e com todos os membros que promovem a inclusão.The purpose of this study was to understand the perceptions of parents with children in preschool about the inclusion of children with Special Educational Needs in the city of Salvador, Brazil. From this purpose, a qualitative investigation was developed, with data collected through semistructured interviews with seven parents with children with and without Special Educational Needs, aged between 3 and 5 years old, who attended the regular classroom of two private institutions in the city of Salvador, Brazil. Data were analyzed using content analysis. In view of the results obtained in this study, it was concluded that the participating parents: a) have a positive perception about the inclusion process in a preschool context; b) emphasized that an inclusive system must take into account that the perceptions of parents and children influence inclusion in the preschool context; c) who had contact with special populations testify to positive knowledge about inclusion; d) point out welcoming, belonging, social acceptance, learning, interaction, and the development of social skills as opportunities for inclusion for all children; e) consider it a challenge to make society more inclusive; and, f) consider the lack of teacher training and more human resources as challenges for inclusion in preschool. With this study, we underline as a social impact the role in educating for inclusion, involving everyone who is part of the child's natural context, such as members of society, parents, professionals and the child. We emphasize the importance of the work of educators and teachers and their initial and continuing training, educational institutions, Early Childhood Intervention, which dialogues and acts directly in natural contexts and with all members who promote inclusion.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoRodrigues, Carla Tavares20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78559por203029801info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:56.010304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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