Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Jorge Viana Pinto da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43812
Resumo: O relatório aqui apresentado resume a prática pedagógica decorrida entre outubro de 2020 e junho de 2021, na ARTÂMEGA - Conservatório das Artes do Marco de Canaveses. O trabalho desenvolvido pretende demonstrar a importância da improvisação para a aquisição de competências técnico-performativas nas aulas de piano e classe de conjunto e ao mesmo tempo estimular a criatividade musical como fator de crescimento pessoal. Os conceitos, métodos, exercícios e reportório foram trabalhados na disciplina de Classe de Conjunto. A temática abordada surge da necessidade de criar hábitos de estudo onde a criação é trabalhada e ao mesmo tempo ir ao encontro do que outrora era uma competência de qualquer músico: improvisar Relata o workshop “Improvisação” e o projeto “Os meus originais”, atividades desenvolvidas na ARTÂMEGA, com o intuito de dar a conhecer estratégias, exercícios e formas de aplicação da improvisação numa sala de aula. O questionário elaborado para o workshop “Improvisação”, serve de ferramenta para a análise de resultados. Palavras-chave: improvisação, criatividade, piano
id RCAP_983d1ad9cb780d0e637a178367150f2f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-ArtâmegaimprovisaçãocriatividadepianoO relatório aqui apresentado resume a prática pedagógica decorrida entre outubro de 2020 e junho de 2021, na ARTÂMEGA - Conservatório das Artes do Marco de Canaveses. O trabalho desenvolvido pretende demonstrar a importância da improvisação para a aquisição de competências técnico-performativas nas aulas de piano e classe de conjunto e ao mesmo tempo estimular a criatividade musical como fator de crescimento pessoal. Os conceitos, métodos, exercícios e reportório foram trabalhados na disciplina de Classe de Conjunto. A temática abordada surge da necessidade de criar hábitos de estudo onde a criação é trabalhada e ao mesmo tempo ir ao encontro do que outrora era uma competência de qualquer músico: improvisar Relata o workshop “Improvisação” e o projeto “Os meus originais”, atividades desenvolvidas na ARTÂMEGA, com o intuito de dar a conhecer estratégias, exercícios e formas de aplicação da improvisação numa sala de aula. O questionário elaborado para o workshop “Improvisação”, serve de ferramenta para a análise de resultados. Palavras-chave: improvisação, criatividade, pianoRepositório ComumPedro Jorge Viana Pinto da Costa2023-02-13T17:29:45Z2023-02-062023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43812TID:203221788pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:26.758682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega
title Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega
spellingShingle Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega
Pedro Jorge Viana Pinto da Costa
improvisação
criatividade
piano
title_short Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega
title_full Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega
title_fullStr Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega
title_full_unstemmed Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega
title_sort Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega
author Pedro Jorge Viana Pinto da Costa
author_facet Pedro Jorge Viana Pinto da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro Jorge Viana Pinto da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv improvisação
criatividade
piano
topic improvisação
criatividade
piano
description O relatório aqui apresentado resume a prática pedagógica decorrida entre outubro de 2020 e junho de 2021, na ARTÂMEGA - Conservatório das Artes do Marco de Canaveses. O trabalho desenvolvido pretende demonstrar a importância da improvisação para a aquisição de competências técnico-performativas nas aulas de piano e classe de conjunto e ao mesmo tempo estimular a criatividade musical como fator de crescimento pessoal. Os conceitos, métodos, exercícios e reportório foram trabalhados na disciplina de Classe de Conjunto. A temática abordada surge da necessidade de criar hábitos de estudo onde a criação é trabalhada e ao mesmo tempo ir ao encontro do que outrora era uma competência de qualquer músico: improvisar Relata o workshop “Improvisação” e o projeto “Os meus originais”, atividades desenvolvidas na ARTÂMEGA, com o intuito de dar a conhecer estratégias, exercícios e formas de aplicação da improvisação numa sala de aula. O questionário elaborado para o workshop “Improvisação”, serve de ferramenta para a análise de resultados. Palavras-chave: improvisação, criatividade, piano
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-13T17:29:45Z
2023-02-06
2023-02-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43812
TID:203221788
url http://hdl.handle.net/10400.26/43812
identifier_str_mv TID:203221788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918721142784