Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43812 |
Resumo: | O relatório aqui apresentado resume a prática pedagógica decorrida entre outubro de 2020 e junho de 2021, na ARTÂMEGA - Conservatório das Artes do Marco de Canaveses. O trabalho desenvolvido pretende demonstrar a importância da improvisação para a aquisição de competências técnico-performativas nas aulas de piano e classe de conjunto e ao mesmo tempo estimular a criatividade musical como fator de crescimento pessoal. Os conceitos, métodos, exercícios e reportório foram trabalhados na disciplina de Classe de Conjunto. A temática abordada surge da necessidade de criar hábitos de estudo onde a criação é trabalhada e ao mesmo tempo ir ao encontro do que outrora era uma competência de qualquer músico: improvisar Relata o workshop “Improvisação” e o projeto “Os meus originais”, atividades desenvolvidas na ARTÂMEGA, com o intuito de dar a conhecer estratégias, exercícios e formas de aplicação da improvisação numa sala de aula. O questionário elaborado para o workshop “Improvisação”, serve de ferramenta para a análise de resultados. Palavras-chave: improvisação, criatividade, piano |
id |
RCAP_983d1ad9cb780d0e637a178367150f2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43812 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-ArtâmegaimprovisaçãocriatividadepianoO relatório aqui apresentado resume a prática pedagógica decorrida entre outubro de 2020 e junho de 2021, na ARTÂMEGA - Conservatório das Artes do Marco de Canaveses. O trabalho desenvolvido pretende demonstrar a importância da improvisação para a aquisição de competências técnico-performativas nas aulas de piano e classe de conjunto e ao mesmo tempo estimular a criatividade musical como fator de crescimento pessoal. Os conceitos, métodos, exercícios e reportório foram trabalhados na disciplina de Classe de Conjunto. A temática abordada surge da necessidade de criar hábitos de estudo onde a criação é trabalhada e ao mesmo tempo ir ao encontro do que outrora era uma competência de qualquer músico: improvisar Relata o workshop “Improvisação” e o projeto “Os meus originais”, atividades desenvolvidas na ARTÂMEGA, com o intuito de dar a conhecer estratégias, exercícios e formas de aplicação da improvisação numa sala de aula. O questionário elaborado para o workshop “Improvisação”, serve de ferramenta para a análise de resultados. Palavras-chave: improvisação, criatividade, pianoRepositório ComumPedro Jorge Viana Pinto da Costa2023-02-13T17:29:45Z2023-02-062023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43812TID:203221788pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:26.758682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega |
title |
Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega |
spellingShingle |
Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega Pedro Jorge Viana Pinto da Costa improvisação criatividade piano |
title_short |
Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega |
title_full |
Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega |
title_fullStr |
Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega |
title_full_unstemmed |
Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega |
title_sort |
Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-Artâmega |
author |
Pedro Jorge Viana Pinto da Costa |
author_facet |
Pedro Jorge Viana Pinto da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro Jorge Viana Pinto da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
improvisação criatividade piano |
topic |
improvisação criatividade piano |
description |
O relatório aqui apresentado resume a prática pedagógica decorrida entre outubro de 2020 e junho de 2021, na ARTÂMEGA - Conservatório das Artes do Marco de Canaveses. O trabalho desenvolvido pretende demonstrar a importância da improvisação para a aquisição de competências técnico-performativas nas aulas de piano e classe de conjunto e ao mesmo tempo estimular a criatividade musical como fator de crescimento pessoal. Os conceitos, métodos, exercícios e reportório foram trabalhados na disciplina de Classe de Conjunto. A temática abordada surge da necessidade de criar hábitos de estudo onde a criação é trabalhada e ao mesmo tempo ir ao encontro do que outrora era uma competência de qualquer músico: improvisar Relata o workshop “Improvisação” e o projeto “Os meus originais”, atividades desenvolvidas na ARTÂMEGA, com o intuito de dar a conhecer estratégias, exercícios e formas de aplicação da improvisação numa sala de aula. O questionário elaborado para o workshop “Improvisação”, serve de ferramenta para a análise de resultados. Palavras-chave: improvisação, criatividade, piano |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-13T17:29:45Z 2023-02-06 2023-02-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43812 TID:203221788 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43812 |
identifier_str_mv |
TID:203221788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918721142784 |