Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: intencionalizando caminhos para a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maximino, Filipa Isabel Picoto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29675
Resumo: Este relatório reporta um estudo de investigação-ação centrado na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico. Teve como foco a promoção de uma educação inclusiva com os seguintes objetivos: compreender o papel do/a educador/a de infância e do/a professor/ do 1º Ciclo na promoção de práticas inclusivas no jardim de infância e no 1º ciclo; utilizar referenciais de qualidade para a organização de ambientes educativos inclusivos; desenvolver práticas de diferenciação pedagógica; promover a reflexão sobre o significado de escola inclusiva na comunidade escolar. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos a observação participante, notas de campo, reflexões escritas e planificações. No jardim de infância utilizámos o instrumento de auto-reflexão para um ambiente de educação pré-escolar inclusivo (AENEEI, 2017) e no 1ºCEB, o Index para a Inclusão (Booth & Ainscow, 2002). Esta investigação permitiu compreender como se podem desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas e que as mesmas serão melhor concretizadas utilizando referenciais que orientam a ação nesse sentido; Abstract: Report of the Supervised Teaching Practice of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education: Creating intentional paths for Inclusion. This work reports an action-research study centred on Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and the 1st cycle of Basic Education. It’s focused on promoting inclusive education with the following objectives: to understand the role of the childhood educator and the teacher of the 1st cycle in the promotion of inclusive practices in kindergarten and 1st cycle; use quality references for the organization of inclusive educational environments; develop pedagogical differentiation practices; promote reflection on the meaning of inclusive school in the school community. As instruments of data collection, we used participant observation, field notes, written reflections, and plans. In kindergarten, we used the self-reflection instrument for an inclusive pre-school education environment (AENEEI, 2017) and in 1ºCEB, the Index for Inclusion (Booth & Ainscow, 2002). This investigation allowed us to understand how more inclusive pedagogical practices can be developed and that they will be better implemented using references that guide the action in this direction.
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