Cidadania e Identidade: uma reflexão transnacional (Estudo de caso entre a Polónia e Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kosmider Leal, Anna
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mendes, Mafalda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1040
Resumo: Falar de educação em contexto escolar é falar do meio onde a identidade das novas gerações está a ser construído. A Escola funciona pois como um catalisador do ambiente físico, social, familiar e cultural onde os jovens estão imersos: processa valores, ideais e simultaneamente reflecte e influencia a construção da identidade individual. Mas, o que constitui estas identidades? Serão meramente um reflexo do meio envolvente ou mudam de geração para geração e de acordo com a respectiva nacionalidade? A nossa reflexão neste artigo visa clarificar estas questões pertinentes uma vez que é inato a qualquer ser humano o sentimento de pertença a grupos e espaços. A nossa análise incidirá sobre população estudante de dois países europeus, ambos membros da Comunidade Europeia: Polónia e Portugal.
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