Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Susana Isabel Maria Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26560
Resumo: Este relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu em dois contextos, primeiramente numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, depois, numa sala de Educação Pré-Escolar. A investigação teve como objetivo analisar e refletir sobre o contributo para a aprendizagem da Geometria pelas crianças da exploração das conexões da Matemática com o património da cidade de Évora. Procurou responder às seguintes questões: Como evoluíram as crianças relativamente à sua capacidade de reconhecer e desocultar a Geometria no património arquitetónico? Que aprendizagens de conteúdos geométricos realizaram as crianças? Que características desta experiência se revelaram importantes para o sucesso das aprendizagens das crianças?. A investigação contextualizou-se no projeto MatÉvora — Conexões entre a Matemática e a Cidade, e desenvolveu-se segundo Design Research, na modalidade de experiência de ensino, que permite interrelacionar as práticas de ensino e a aprendizagem da Matemática, favorecendo uma intervenção regulada no contexto real. Assim, foi possível apreciar o desenvolvimento das crianças em Geometria, recolhendo dados através de questionários, entrevistas e análise das produções matemáticas face as tarefas propostas, o que permitiu ir aferindo o desenvolvimento da experiência de ensino. Esta investigação permitiu confirmar que as conexões com a arquitetura possibilitam o desenvolvimento do “olhar matemático”, ampliando a visão sobre alguns conteúdos matemáticos explícitos no património arquitetónico da cidade de Évora e apreciando o seu valor nas construções. As crianças da Educação Pré-Escolar focaram-se muito no reconhecimento de formas geométricas e os do 1º Ciclo ampliaram as ideias sobre simetrias e padrões, tendo sido fundamental para o seu desenvolvimento as tarefas. Estas permitiram a aquisição de atitudes de entreajuda, cooperação e empenho, onde se articulou os vários conhecimentos do domínio da Geometria, sendo posto em prática na resolução de problemas em contexto real, dando ênfase à comunicação das suas estratégias, o que foi melhor conseguido oralmente do que por escrito; Abstract: This report explains the investigation that was conducted in the context of the course units from the Supervised Teaching Pratice in Pre-School Education and 1 Cycle of Primary Education, integrated in the Master's degree in Preschool Education and Education of the 1st Cycle of Elementary School. The investigation was carried out in two environments, firstly with students from the fourth grade in the 1st Cycle of Elementary School, and then, with a preschoolers group. The investigation´s goal was to analise and think about the contribution to the childrens learning process of Geometry through the exploration of connections between Mathematics and the Heritage of Evora city, whilst trying to respond to the following questions: How did the children evolve relatively to their capacity of recognizing and discovering the Geometry in the architectural heritage? What did the children learn about geometrical content? Which characteristics of this experience showed to be important for the success of the children´s learning process? The investigation was set in the project MatÉvora — Connections between Mathematics and the City, and was developed according to Design Research, in the modality of experiential education, which allows to interconnect educational practices with the study of mathematics, encouraging a regulated intervention in a real environment. This way, it was possible to appreciate the children´s development in geometry, through gathering data in questionnaires, interviews and analysis of the mathematical results of proposed tasks, which then allowed to check the evolution of this teaching experience. This investigation allowed to confirm, that connections with architecture make the development of the “mathematical eye” possible, allowing the vision to extend to some mathematical concepts that are explicit in the heritage of Évora city, while also appreciating its value in the buildings. The preschoolers focused a lot on the recognition of geometrical forms and those of the 1st Cycle (4th grade) expanded their ideas on symmetry and patterns. The tasks that allowed the students to engage and to gain assistance and cooperation skills were fundamental for their evolution. They were able to articulate new skills in the field of Geometry, putting them into practice by solving problems in a real case scenario, emphasizing the communication of their strategies, which were better achieved orally than written.
id RCAP_4ede8391ebb13fa5e4fc89da0121fe13
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:GeometriaConexões matemáticasTarefas matemáticasDesocultar matemáticaPatrimónio de ÉvoraGeometryMathematical connectionsMathematical tasksMathematical discoveriesHeritage of EvoraEste relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu em dois contextos, primeiramente numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, depois, numa sala de Educação Pré-Escolar. A investigação teve como objetivo analisar e refletir sobre o contributo para a aprendizagem da Geometria pelas crianças da exploração das conexões da Matemática com o património da cidade de Évora. Procurou responder às seguintes questões: Como evoluíram as crianças relativamente à sua capacidade de reconhecer e desocultar a Geometria no património arquitetónico? Que aprendizagens de conteúdos geométricos realizaram as crianças? Que características desta experiência se revelaram importantes para o sucesso das aprendizagens das crianças?. A investigação contextualizou-se no projeto MatÉvora — Conexões entre a Matemática e a Cidade, e desenvolveu-se segundo Design Research, na modalidade de experiência de ensino, que permite interrelacionar as práticas de ensino e a aprendizagem da Matemática, favorecendo uma intervenção regulada no contexto real. Assim, foi possível apreciar o desenvolvimento das crianças em Geometria, recolhendo dados através de questionários, entrevistas e análise das produções matemáticas face as tarefas propostas, o que permitiu ir aferindo o desenvolvimento da experiência de ensino. Esta investigação permitiu confirmar que as conexões com a arquitetura possibilitam o desenvolvimento do “olhar matemático”, ampliando a visão sobre alguns conteúdos matemáticos explícitos no património arquitetónico da cidade de Évora e apreciando o seu valor nas construções. As crianças da Educação Pré-Escolar focaram-se muito no reconhecimento de formas geométricas e os do 1º Ciclo ampliaram as ideias sobre simetrias e padrões, tendo sido fundamental para o seu desenvolvimento as tarefas. Estas permitiram a aquisição de atitudes de entreajuda, cooperação e empenho, onde se articulou os vários conhecimentos do domínio da Geometria, sendo posto em prática na resolução de problemas em contexto real, dando ênfase à comunicação das suas estratégias, o que foi melhor conseguido oralmente do que por escrito; Abstract: This report explains the investigation that was conducted in the context of the course units from the Supervised Teaching Pratice in Pre-School Education and 1 Cycle of Primary Education, integrated in the Master's degree in Preschool Education and Education of the 1st Cycle of Elementary School. The investigation was carried out in two environments, firstly with students from the fourth grade in the 1st Cycle of Elementary School, and then, with a preschoolers group. The investigation´s goal was to analise and think about the contribution to the childrens learning process of Geometry through the exploration of connections between Mathematics and the Heritage of Evora city, whilst trying to respond to the following questions: How did the children evolve relatively to their capacity of recognizing and discovering the Geometry in the architectural heritage? What did the children learn about geometrical content? Which characteristics of this experience showed to be important for the success of the children´s learning process? The investigation was set in the project MatÉvora — Connections between Mathematics and the City, and was developed according to Design Research, in the modality of experiential education, which allows to interconnect educational practices with the study of mathematics, encouraging a regulated intervention in a real environment. This way, it was possible to appreciate the children´s development in geometry, through gathering data in questionnaires, interviews and analysis of the mathematical results of proposed tasks, which then allowed to check the evolution of this teaching experience. This investigation allowed to confirm, that connections with architecture make the development of the “mathematical eye” possible, allowing the vision to extend to some mathematical concepts that are explicit in the heritage of Évora city, while also appreciating its value in the buildings. The preschoolers focused a lot on the recognition of geometrical forms and those of the 1st Cycle (4th grade) expanded their ideas on symmetry and patterns. The tasks that allowed the students to engage and to gain assistance and cooperation skills were fundamental for their evolution. They were able to articulate new skills in the field of Geometry, putting them into practice by solving problems in a real case scenario, emphasizing the communication of their strategies, which were better achieved orally than written.Universidade de Évora2020-01-22T16:35:41Z2020-01-222019-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26560http://hdl.handle.net/10174/26560TID:202366090porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosusanapinheiro13@gmail.com229Luís, Susana Isabel Maria Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:53.607191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:
Luís, Susana Isabel Maria Pinheiro
Geometria
Conexões matemáticas
Tarefas matemáticas
Desocultar matemática
Património de Évora
Geometry
Mathematical connections
Mathematical tasks
Mathematical discoveries
Heritage of Evora
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:
author Luís, Susana Isabel Maria Pinheiro
author_facet Luís, Susana Isabel Maria Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Susana Isabel Maria Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Conexões matemáticas
Tarefas matemáticas
Desocultar matemática
Património de Évora
Geometry
Mathematical connections
Mathematical tasks
Mathematical discoveries
Heritage of Evora
topic Geometria
Conexões matemáticas
Tarefas matemáticas
Desocultar matemática
Património de Évora
Geometry
Mathematical connections
Mathematical tasks
Mathematical discoveries
Heritage of Evora
description Este relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu em dois contextos, primeiramente numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, depois, numa sala de Educação Pré-Escolar. A investigação teve como objetivo analisar e refletir sobre o contributo para a aprendizagem da Geometria pelas crianças da exploração das conexões da Matemática com o património da cidade de Évora. Procurou responder às seguintes questões: Como evoluíram as crianças relativamente à sua capacidade de reconhecer e desocultar a Geometria no património arquitetónico? Que aprendizagens de conteúdos geométricos realizaram as crianças? Que características desta experiência se revelaram importantes para o sucesso das aprendizagens das crianças?. A investigação contextualizou-se no projeto MatÉvora — Conexões entre a Matemática e a Cidade, e desenvolveu-se segundo Design Research, na modalidade de experiência de ensino, que permite interrelacionar as práticas de ensino e a aprendizagem da Matemática, favorecendo uma intervenção regulada no contexto real. Assim, foi possível apreciar o desenvolvimento das crianças em Geometria, recolhendo dados através de questionários, entrevistas e análise das produções matemáticas face as tarefas propostas, o que permitiu ir aferindo o desenvolvimento da experiência de ensino. Esta investigação permitiu confirmar que as conexões com a arquitetura possibilitam o desenvolvimento do “olhar matemático”, ampliando a visão sobre alguns conteúdos matemáticos explícitos no património arquitetónico da cidade de Évora e apreciando o seu valor nas construções. As crianças da Educação Pré-Escolar focaram-se muito no reconhecimento de formas geométricas e os do 1º Ciclo ampliaram as ideias sobre simetrias e padrões, tendo sido fundamental para o seu desenvolvimento as tarefas. Estas permitiram a aquisição de atitudes de entreajuda, cooperação e empenho, onde se articulou os vários conhecimentos do domínio da Geometria, sendo posto em prática na resolução de problemas em contexto real, dando ênfase à comunicação das suas estratégias, o que foi melhor conseguido oralmente do que por escrito; Abstract: This report explains the investigation that was conducted in the context of the course units from the Supervised Teaching Pratice in Pre-School Education and 1 Cycle of Primary Education, integrated in the Master's degree in Preschool Education and Education of the 1st Cycle of Elementary School. The investigation was carried out in two environments, firstly with students from the fourth grade in the 1st Cycle of Elementary School, and then, with a preschoolers group. The investigation´s goal was to analise and think about the contribution to the childrens learning process of Geometry through the exploration of connections between Mathematics and the Heritage of Evora city, whilst trying to respond to the following questions: How did the children evolve relatively to their capacity of recognizing and discovering the Geometry in the architectural heritage? What did the children learn about geometrical content? Which characteristics of this experience showed to be important for the success of the children´s learning process? The investigation was set in the project MatÉvora — Connections between Mathematics and the City, and was developed according to Design Research, in the modality of experiential education, which allows to interconnect educational practices with the study of mathematics, encouraging a regulated intervention in a real environment. This way, it was possible to appreciate the children´s development in geometry, through gathering data in questionnaires, interviews and analysis of the mathematical results of proposed tasks, which then allowed to check the evolution of this teaching experience. This investigation allowed to confirm, that connections with architecture make the development of the “mathematical eye” possible, allowing the vision to extend to some mathematical concepts that are explicit in the heritage of Évora city, while also appreciating its value in the buildings. The preschoolers focused a lot on the recognition of geometrical forms and those of the 1st Cycle (4th grade) expanded their ideas on symmetry and patterns. The tasks that allowed the students to engage and to gain assistance and cooperation skills were fundamental for their evolution. They were able to articulate new skills in the field of Geometry, putting them into practice by solving problems in a real case scenario, emphasizing the communication of their strategies, which were better achieved orally than written.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T00:00:00Z
2020-01-22T16:35:41Z
2020-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26560
http://hdl.handle.net/10174/26560
TID:202366090
url http://hdl.handle.net/10174/26560
identifier_str_mv TID:202366090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
susanapinheiro13@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136651367153664