Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Inês Catarina Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12661
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Bragança, mais concretamente na Escola Superior de Educação. O objetivo principal deste relatório é dar a conhecer, e refletir sobre todo o trabalho desenvolvido durante o meu estágio. O estágio foi realizado em diferentes contextos do Ensino Básico e apresenta as atividades desenvolvidas e as dificuldades encontradas durante este percurso. O estágio realizou-se em cinco turmas da cidade de Bragança, uma do 1.º ciclo do ensino básico e quatro do 2.º ciclo do ensino básico, onde lecionei quatro áreas disciplinares: Português, Matemática, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal. Para além das áreas que descrevo e reflito neste relatório, completando assim todo o trabalho desenvolvido ao longo deste tempo, faço referência a um tema transversal aos dois ciclos que se refere com a motivação e o sucesso escolar. O tema deste relatório final emergiu de situações observadas na sala de aula, em que se constatou a falta de motivação de alguns alunos face às aprendizagens. Acredita-se que ter alunos motivados na sala de aula é condição sine qua non para um ensino e aprendizagem bem sucedidos e nesta linha de pensamento e no sentido de dar resposta ao problema detetado este trabalho tem como objetivo perceber como os alunos e professores entendem a problemática apresentada e procurar saber que atividades, materiais e estratégias poderão contribuir para uma maior motivação. O estudo envolveu noventa e três alunos e cinco cooperantes. Desenvolveu-se uma investigação empírica, na qual foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos através da observação, da aplicação e análise de questionários, de entrevistas e dos registos dos alunos. Em cada uma das disciplinas foram desenvolvidas experiências de ensino e aprendizagem compostas por diferentes atividades e com o recurso a diversos materiais didáticos com a intenção de motivar mais os alunos contribuindo assim para o êxito escolar e sucesso nas aprendizagens. Os dados recolhidos apontam para a existência de uma relação positiva entre a motivação e o sucesso escolar ou seja, os alunos mais motivados, participativos e envolvidos durante as aulas, eram aqueles que conseguiam alcançar melhores resultados de aprendizagem. Os dados mostram também que os alunos perante a utilização de materiais didáticos diversificados promovem uma maior motivação para aprender.
id RCAP_9894fa7accaacf61cdceb2e8f3c84604
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino BásicoEducação do 1ºe 2º ciclosPrática de ensino supervisionadaMotivaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Bragança, mais concretamente na Escola Superior de Educação. O objetivo principal deste relatório é dar a conhecer, e refletir sobre todo o trabalho desenvolvido durante o meu estágio. O estágio foi realizado em diferentes contextos do Ensino Básico e apresenta as atividades desenvolvidas e as dificuldades encontradas durante este percurso. O estágio realizou-se em cinco turmas da cidade de Bragança, uma do 1.º ciclo do ensino básico e quatro do 2.º ciclo do ensino básico, onde lecionei quatro áreas disciplinares: Português, Matemática, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal. Para além das áreas que descrevo e reflito neste relatório, completando assim todo o trabalho desenvolvido ao longo deste tempo, faço referência a um tema transversal aos dois ciclos que se refere com a motivação e o sucesso escolar. O tema deste relatório final emergiu de situações observadas na sala de aula, em que se constatou a falta de motivação de alguns alunos face às aprendizagens. Acredita-se que ter alunos motivados na sala de aula é condição sine qua non para um ensino e aprendizagem bem sucedidos e nesta linha de pensamento e no sentido de dar resposta ao problema detetado este trabalho tem como objetivo perceber como os alunos e professores entendem a problemática apresentada e procurar saber que atividades, materiais e estratégias poderão contribuir para uma maior motivação. O estudo envolveu noventa e três alunos e cinco cooperantes. Desenvolveu-se uma investigação empírica, na qual foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos através da observação, da aplicação e análise de questionários, de entrevistas e dos registos dos alunos. Em cada uma das disciplinas foram desenvolvidas experiências de ensino e aprendizagem compostas por diferentes atividades e com o recurso a diversos materiais didáticos com a intenção de motivar mais os alunos contribuindo assim para o êxito escolar e sucesso nas aprendizagens. Os dados recolhidos apontam para a existência de uma relação positiva entre a motivação e o sucesso escolar ou seja, os alunos mais motivados, participativos e envolvidos durante as aulas, eram aqueles que conseguiam alcançar melhores resultados de aprendizagem. Os dados mostram também que os alunos perante a utilização de materiais didáticos diversificados promovem uma maior motivação para aprender.This report is part of the subject Prática de Ensino Supervisionada, part of the Master's curriculum in Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico , in the Polytechnic Institute of Bragança specifically in the School of Education .The aim of this report is to present and reflect on all the work done during my internship. The internship was carried out in different contexts of the basic education and presents the activities and the difficulties faced during this path. The internship took place in five classes in the city of Bragança, a class of the 1º Ciclo and four classes of the 2º Ciclo do Ensino Básico. In these classes I taught four different subjects: Portuguese, Mathematics, Natural Sciences and Portuguese History and Geography. In addition to the areas described and reflected on this report, which are presented as a sum up of all the work done over this time, I focus on a common theme to both cycles, namely the motivation and the academic success. The theme of this final report emerged from some situations observed in the classroom. It was clear the lack of motivation of some students towards the learning process. It is believed that having motivated students in the classroom is a sine qua non condition for a successfull teaching and learning process. So, in order to tackle the detected problem, this study aims to understand how students and teachers perceive this problem and find out which activities, materials and strategies can be used to increase motivation. The study involved ninety-three students and five teacher. An empirical research has been developed by collecting qualitative and quantitative data through observation, application and analysis of questionnaires, interviews and student records. In all the subjects were developed different teaching and learning experiences, involving a wide variety of activities and using a miscellanious of teaching materials intended to motivate students and consequently contributing to academic achievement and success in the learning process. We can conclude that students demonstrate a greater motivation to learn when they can experience different materials and motivated sutdents learn better.Freire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBMagalhães, Inês Catarina Teixeira2016-01-20T12:29:08Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12661TID:201026953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:56.173718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
Magalhães, Inês Catarina Teixeira
Educação do 1ºe 2º ciclos
Prática de ensino supervisionada
Motivação
title_short Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
author Magalhães, Inês Catarina Teixeira
author_facet Magalhães, Inês Catarina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire-Ribeiro, Ilda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Inês Catarina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do 1ºe 2º ciclos
Prática de ensino supervisionada
Motivação
topic Educação do 1ºe 2º ciclos
Prática de ensino supervisionada
Motivação
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Bragança, mais concretamente na Escola Superior de Educação. O objetivo principal deste relatório é dar a conhecer, e refletir sobre todo o trabalho desenvolvido durante o meu estágio. O estágio foi realizado em diferentes contextos do Ensino Básico e apresenta as atividades desenvolvidas e as dificuldades encontradas durante este percurso. O estágio realizou-se em cinco turmas da cidade de Bragança, uma do 1.º ciclo do ensino básico e quatro do 2.º ciclo do ensino básico, onde lecionei quatro áreas disciplinares: Português, Matemática, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal. Para além das áreas que descrevo e reflito neste relatório, completando assim todo o trabalho desenvolvido ao longo deste tempo, faço referência a um tema transversal aos dois ciclos que se refere com a motivação e o sucesso escolar. O tema deste relatório final emergiu de situações observadas na sala de aula, em que se constatou a falta de motivação de alguns alunos face às aprendizagens. Acredita-se que ter alunos motivados na sala de aula é condição sine qua non para um ensino e aprendizagem bem sucedidos e nesta linha de pensamento e no sentido de dar resposta ao problema detetado este trabalho tem como objetivo perceber como os alunos e professores entendem a problemática apresentada e procurar saber que atividades, materiais e estratégias poderão contribuir para uma maior motivação. O estudo envolveu noventa e três alunos e cinco cooperantes. Desenvolveu-se uma investigação empírica, na qual foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos através da observação, da aplicação e análise de questionários, de entrevistas e dos registos dos alunos. Em cada uma das disciplinas foram desenvolvidas experiências de ensino e aprendizagem compostas por diferentes atividades e com o recurso a diversos materiais didáticos com a intenção de motivar mais os alunos contribuindo assim para o êxito escolar e sucesso nas aprendizagens. Os dados recolhidos apontam para a existência de uma relação positiva entre a motivação e o sucesso escolar ou seja, os alunos mais motivados, participativos e envolvidos durante as aulas, eram aqueles que conseguiam alcançar melhores resultados de aprendizagem. Os dados mostram também que os alunos perante a utilização de materiais didáticos diversificados promovem uma maior motivação para aprender.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-20T12:29:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12661
TID:201026953
url http://hdl.handle.net/10198/12661
identifier_str_mv TID:201026953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135270598082560