A satisfação dos profissionais no setor da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Dulce Maria da Cunha Cavaco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8542
Resumo: Dissertação de Mestrado, Gestão de Recursos Humanos, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
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spelling A satisfação dos profissionais no setor da saúdeSatisfação profissionalSatisfação com a vidaComprometimento organizacionalFactores influenciadores de satisfaçãoWork satisfactionLife satisfactionOrganizational commitmentInfluencers satisfaction factorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Gestão de Recursos Humanos, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015A qualidade dos serviços no âmbito da saúde constitui uma preocupação que nos envolve a todos. Em Portugal e nos outros países da Europa, os sistemas de saúde, defrontam-se com pressões cada vez maiores. Melhorar a qualidade de vida dos profissionais promovendo-lhes satisfação e bem-estar é melhorar também a qualidade de vida dos seus utentes, tendo em vista que o Centro Hospitalar do Algarve, EPE (CHA), através dos seus profissionais presta cuidados de saúde a toda a região do Algarve. Esta dissertação apresenta um estudo sobre satisfação profissional aplicado a todos os profissionais da referida unidade hospitalar, tendo em conta a especificidade do seu trabalho no setor da saúde, pela complexidade da função que desempenham, sendo de fundamental importância para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e determinante para a saúde das populações, por lidarem diariamente no decorrer da sua atividade com tensões provenientes de várias fontes: contato frequente com a dor, o sofrimento, com doentes terminais, com o desespero, com o receio de cometer erros, e com relações difíceis com alguns utentes. O principal objetivo do presente estudo é poder chegar-se a um modelo de satisfação, bem como a mensuração dos níveis de satisfação e os factores que a influenciam. Para se atingir os objetivos propostos foram utilizados quatro instrumentos; dois de satisfação com o trabalho, um de satisfação com a vida e por último um de comprometimento organizacional. Os resultados evidenciam um nível moderado de insatisfação nos profissionais da instituição em estudo, existindo factores que contribuem em grande medida; o salário, as promoções e as regalias sociais, as responsabilidades e as condições de trabalho. Estes resultados vão ao encontro das conclusões resultantes do inquérito de opinião do Parlamento Europeu Eurobarómetro 2014, publicado em março de 2014 pela Comissão Europeia (CE). Dos resultados apuramos ainda que os profissionais do CHA apresentam um comprometimento afetivo para com a unidade hospitalar, muito provavelmente por influência da conjuntura económica atual, uma vez que o profissional aceita e manifesta um desejo de apego, identificação para com a instituição. Este é sem dúvida o melhor cenário para qualquer organização uma vez que um dos objetivos de qualquer instituição é que os profissionais se comprometam afetivamente com ela. xiv O presente estudo revelou ainda, em termos práticos e num contexto organizacional, a necessidade de se implementarem estratégias que permitam o reconhecimento e progressão na carreira dos profissionais, que permita a realização pessoal e profissional, uma vez que estas promovem satisfação. Existe ainda a necessidade de se implementar estratégias que melhorem as relações interpessoais no local de trabalho, sobretudo na comunicação entre pares, que promovam políticas salariais e de benefícios mais justas e adequadas, e melhores condições de trabalho. O estudo trouxe contributos consideráveis para estudos futuros na área da satisfação laboral, tendo em vista a sua contribuição para a promoção de estratégias que visam um investimento nas relações interpessoais dos gestores/ líderes com os seus pares, promovendo uma solução para o combate à insatisfação.The quality of the services in the scope of the health constitutes a concern that involves us all. In Portugal and in other European countries, health systems, faced with increasing pressures. Improving the quality of life for professionals promoting them satisfaction and wellness is also enhancing the quality of life of its users, in order that the Hospital of the Algarve, EPE (CHA), through its Professional, provides health care to the entire region of the Algarve. This dissertation presents a study on a job satisfaction applied to all practitioners of that hospital, taking into account the specificity of their work in the health sector, the complexity of their role, are of fundamental importance for the National Health Service (NHS) and determining the health of populations, by dealing in the course of their daily activity with strains from various sources: frequent contact with pain, suffering, terminally illness, with despair, with the fear of making mistakes, and difficult relations with some clients. The main objective of this study is having the ability to arrive at a model of satisfaction as well as the measurement of the levels of satisfaction and the factors influencing it. To achieve the proposed objectives four instruments were used; two satisfaction with work, satisfaction with one's life and last of organizational commitment. The results show a moderate level of dissatisfaction in professional organization under review and there factors that contribute to a great extent; salary, promotions and social benefits, responsibilities and working conditions. These results are consistent with the findings from the survey of opinion of the European Parliament Eurobarometer 2014, published in March 2014 by the European Commission (EC). The results also found that professionals in the CHA to affective commitment to the hospital, most likely under the influence of the current economic situation, once he accepts and expresses a desire for attachment, identification with the organization. This is undoubtedly the best scenario for any company since one of the goals of any organization is that professional to commit to her emotionally. This study also reveals in practical terms and in an organizational context, the need to implement strategies that allow recognition and career development of professionals, enabling personal and professional achievement, as these promote satisfaction. There is also the need to implement strategies to improve interpersonal relationships in the workplace, especially in the communication between peers that promote wage and more fair and appropriate benefits, better working conditions policies. The study made considerable contributions to future studies in the area of job satisfaction, with a view to their contribution to the promotion of strategies to an investment in interpersonal relationships of managers / leaders with their peers, promoting a solution to combat dissatisfaction.Monteiro, Ileana PardalSapientiaRodrigues, Dulce Maria da Cunha Cavaco2016-07-14T10:05:01Z2015-07-0720152015-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8542TID:201241153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:49Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:41.303902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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