Relatório de estágio: gestão de recursos humanos no Hotel Tivoli Carvoeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrita, João Pedro Pacheco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/13553
Resumo: Num mundo empresarial cada vez mais global e de mudanças rápidas, é necessário que as empresas consigam dar respostas inovadoras e eficazes. A gestão de recursos humanos no setor hoteleiro, tem um papel fundamental na criação de fatores de diferenciação, tornando-se uma área de aposta obrigatória para as empresas, onde a concorrência cada vez é maior, especialmente na região do Algarve. A comunicação interna numa organização é uma das formas de garantir uma equipa de colaboradores motivados e comprometida com a estratégia e visão global da empresa que se insere. Desde modo, compreender o poder do público interno e desenvolver modelos e ferramentas de comunicação interna adequados é, com certeza, um ato de gestão inteligente e vantajosa para as empresas. O presente relatório de estágio foi desenvolvido no decorrer do segundo ano do Mestrado de Recursos Humanos, descreve o contexto hoteleiro e turístico em que se insere o Hotel Tivoli Carvoeiro, um hotel pertencente ao grupo Tivoli, adquirido pela cadeia internacional Minor Hotels. São descritas todas as atividades e projetos desenvolvidos no âmbito do estágio no Departamento de Recursos Humanos residente na unidade, tais como o recrutamento e seleção, estágios, acolhimento, entre outras. São apresentadas as práticas e os vários projetos desenvolvidos, dando maior foco e desenvolvimento ao projeto que levou à implementação de uma Rede de Comunicação Interna. A realização deste projeto teve como objetivo melhorar a comunicação interna entre os colaboradores e respetivos níveis hierárquicos, garantindo a integração de todos os membros da equipa do Tivoli Carvoeiro na estratégia, missão e objetivos do hotel para atingir as metas delineadas. Depois da implementação dos novos meios de comunicação, foi aplicado um questionário em modo de entrevista, para perceber o impacto e a eficácia da comunicação interna praticada pela empresa.
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