Relatório de estágio: gestão de recursos humanos no Hotel Tivoli Carvoeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/13553 |
Resumo: | Num mundo empresarial cada vez mais global e de mudanças rápidas, é necessário que as empresas consigam dar respostas inovadoras e eficazes. A gestão de recursos humanos no setor hoteleiro, tem um papel fundamental na criação de fatores de diferenciação, tornando-se uma área de aposta obrigatória para as empresas, onde a concorrência cada vez é maior, especialmente na região do Algarve. A comunicação interna numa organização é uma das formas de garantir uma equipa de colaboradores motivados e comprometida com a estratégia e visão global da empresa que se insere. Desde modo, compreender o poder do público interno e desenvolver modelos e ferramentas de comunicação interna adequados é, com certeza, um ato de gestão inteligente e vantajosa para as empresas. O presente relatório de estágio foi desenvolvido no decorrer do segundo ano do Mestrado de Recursos Humanos, descreve o contexto hoteleiro e turístico em que se insere o Hotel Tivoli Carvoeiro, um hotel pertencente ao grupo Tivoli, adquirido pela cadeia internacional Minor Hotels. São descritas todas as atividades e projetos desenvolvidos no âmbito do estágio no Departamento de Recursos Humanos residente na unidade, tais como o recrutamento e seleção, estágios, acolhimento, entre outras. São apresentadas as práticas e os vários projetos desenvolvidos, dando maior foco e desenvolvimento ao projeto que levou à implementação de uma Rede de Comunicação Interna. A realização deste projeto teve como objetivo melhorar a comunicação interna entre os colaboradores e respetivos níveis hierárquicos, garantindo a integração de todos os membros da equipa do Tivoli Carvoeiro na estratégia, missão e objetivos do hotel para atingir as metas delineadas. Depois da implementação dos novos meios de comunicação, foi aplicado um questionário em modo de entrevista, para perceber o impacto e a eficácia da comunicação interna praticada pela empresa. |
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Relatório de estágio: gestão de recursos humanos no Hotel Tivoli CarvoeiroGestão de recursos humanosHotelariaComunicação internaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNum mundo empresarial cada vez mais global e de mudanças rápidas, é necessário que as empresas consigam dar respostas inovadoras e eficazes. A gestão de recursos humanos no setor hoteleiro, tem um papel fundamental na criação de fatores de diferenciação, tornando-se uma área de aposta obrigatória para as empresas, onde a concorrência cada vez é maior, especialmente na região do Algarve. A comunicação interna numa organização é uma das formas de garantir uma equipa de colaboradores motivados e comprometida com a estratégia e visão global da empresa que se insere. Desde modo, compreender o poder do público interno e desenvolver modelos e ferramentas de comunicação interna adequados é, com certeza, um ato de gestão inteligente e vantajosa para as empresas. O presente relatório de estágio foi desenvolvido no decorrer do segundo ano do Mestrado de Recursos Humanos, descreve o contexto hoteleiro e turístico em que se insere o Hotel Tivoli Carvoeiro, um hotel pertencente ao grupo Tivoli, adquirido pela cadeia internacional Minor Hotels. São descritas todas as atividades e projetos desenvolvidos no âmbito do estágio no Departamento de Recursos Humanos residente na unidade, tais como o recrutamento e seleção, estágios, acolhimento, entre outras. São apresentadas as práticas e os vários projetos desenvolvidos, dando maior foco e desenvolvimento ao projeto que levou à implementação de uma Rede de Comunicação Interna. A realização deste projeto teve como objetivo melhorar a comunicação interna entre os colaboradores e respetivos níveis hierárquicos, garantindo a integração de todos os membros da equipa do Tivoli Carvoeiro na estratégia, missão e objetivos do hotel para atingir as metas delineadas. Depois da implementação dos novos meios de comunicação, foi aplicado um questionário em modo de entrevista, para perceber o impacto e a eficácia da comunicação interna praticada pela empresa.In an increasingly global and rapidly changing business world, companies need to be able to deliver innovative and effective responses. The Human Resources Management in the hospitality sector plays a key role to creat differentiation factors, becoming a key for companies where competition is increasing, especially in the Algarve region. Internal communication in an organization is one of the ways to guarantee a team of motivated and committed employees, having also in the vision of the company that is inserted. Understanding the power of the communications, developing appropriate internal communication models and tools is, of course, an intelligent and advantageous management act for companies. This internship report was developed during the second year of the Human Resources Master's Degree, describing the hotspitality and tourism sector, in which the Tivoli Carvoeiro Hotel is inserted, a hotel that belongs to the Tivoli group, recently acquired by the international chain Minor Hotels. On the report is described all the activities and projects developed in the scope of the internship in the Human Resources Department resident in the unit, such as recruitment and selection, internships, onboarding, among others. The practices and the various projects developed are presented on this report, giving greater focus and development to the project that led to the implementation of an Internal Communication Network. The purpose of this project was to improve the internal communication between employees and with their respective hierarchical levels, ensuring the integration of all members of the Tivoli Carvoeiro team into the hotel's strategy, mission to achieve the established goals. After the implementation of the new means, a questionnaire was applied in an interview mode, in order to understand the impact and effectiveness of the internal communication practiced by the company.Neto, ManuelaMonteiro, Ileana PardalSapientiaCabrita, João Pedro Pacheco2020-03-03T09:54:03Z2019-05-142019-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13553TID:202276678porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:42Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:42.964708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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