Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2548 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_98b05e7e798e704f24ccf9e471e60cd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2548 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitaisAprendizagemNovas tecnologiasTecnologia digitalInteratividadeMétodos de aprendizagemResolução de problemasDigital learning resourcesLearningResolution of problemsSelf-efficacyDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaEm qualquer nível de ensino, assiste-se cada vez mais ao entrosamento entre o currículo e o digital. Neste sentido, este estudo emerge da necessidade de analisar e compreender as implicações na aprendizagem e na autoeficácia dos alunos, o uso de recursos educativos digitais na placa branca, numa perspetiva de ensino orientada para a resolução de problemas. Esses recursos nunca tinham sido estudados neste tipo de população e por isso este é um estudo inovador. Os recursos foram usados no tema “Átomos, moléculas e reações químicas” da componente de Química da disciplina de Ciências Físico-Químicas, do oitavo ano de escolaridade do terceiro ciclo do ensino básico. Adotamos uma metodologia do tipo quasi-experimental aplicada a duas turmas do referido ano de escolaridade que constituíram o grupo de controlo, em que não se fez uso dos recursos interativos digitais, e o grupo experimental, grupo em que estes recursos foram aplicados. Os dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: antes da lecionação do tema supracitado, aplicou-se um teste de conhecimentos conceptuais (pré-teste) e um questionário de opinião sobre a autoeficácia dos alunos. Após o terminus da temática que serviu de base à investigação, recolheram-se os dados através de um teste de conhecimentos de química e repetiu-se todo o processo referido anteriormente, materializado num pós teste e questionário de opinião. Da análise dos resultados podem ser retiradas entre outras, as seguintes conclusões: a aplicação dos recursos interativos digitais no grupo experimental não conduziu a uma superioridade em termos de realização de escolar dos alunos e as crenças de autoeficácia mantiveram-se inalteradas durante a investigação comparativamente com o grupo de controlo. Assim, sugere-se a realização de mais estudos centrados no ensino destes e de outros temas utilizando recursos educativos digitais no quadro interativo numa amostra com maior dimensão e durante maior período de intervenção.At any teaching level, the meshing of both curriculum and digital world is progressively growing. In this sense, this study emerges from the need to analyze the use of digital learning resources on the white board (flipcharts), and understand its implications in the students’ both learning and self-effectiveness in a teaching perspective oriented towards the resolution of problems in the topic. These learning resources have never been studied in this kind of population, that’s why this study is considered innovative. We used this resources in the module “Atoms, Molecules and Chemical Reactions” included in the chemistry component of the school subject Physics and Chemistry Sciences. This subject is taught in year eight, key stage three. We adopted a quasi-experimental type of methodology applied to two classes in year eight. We defined the control students’ group with whom no use of learning resources was made, and the experimental students’ group with whom those resources were applied. The data was collected with the following instruments: before the teaching of the mentioned topic, a conceptual knowledge test (pre-test) and an opinion quiz on the students’ self-effectiveness were used. After concluding the intervention, all the data was collected using a chemistry test and all the process previously mentioned was repeated, with a post-test and an opinion quiz. From the analysis of the results, we can highlight, among others, the following conclusions: the use of digital learning resources in the experimental group did not lead to higher school achievement neither higher beliefs of self-effectiveness, which have remained unaltered during this study, compared to the control groups results. Therefore we may suggest carrying out more studies focused on the teaching of these and other topics using digital learning resources on the interactive board applied to a larger sample for a longer period of intervention.Pereira, AldaRepositório AbertoSousa, Olga Maria Paço2013-05-13T11:25:20Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2548TID:201649187porSousa, Olga Maria Paço - Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. IX, 146 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:13Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:01.240961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais |
title |
Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais |
spellingShingle |
Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais Sousa, Olga Maria Paço Aprendizagem Novas tecnologias Tecnologia digital Interatividade Métodos de aprendizagem Resolução de problemas Digital learning resources Learning Resolution of problems Self-efficacy |
title_short |
Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais |
title_full |
Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais |
title_fullStr |
Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais |
title_sort |
Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais |
author |
Sousa, Olga Maria Paço |
author_facet |
Sousa, Olga Maria Paço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Alda Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Olga Maria Paço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Novas tecnologias Tecnologia digital Interatividade Métodos de aprendizagem Resolução de problemas Digital learning resources Learning Resolution of problems Self-efficacy |
topic |
Aprendizagem Novas tecnologias Tecnologia digital Interatividade Métodos de aprendizagem Resolução de problemas Digital learning resources Learning Resolution of problems Self-efficacy |
description |
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-13T11:25:20Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2548 TID:201649187 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2548 |
identifier_str_mv |
TID:201649187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, Olga Maria Paço - Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. IX, 146 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135008753975296 |