Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Olga Maria Paço
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2548
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_98b05e7e798e704f24ccf9e471e60cd1
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitaisAprendizagemNovas tecnologiasTecnologia digitalInteratividadeMétodos de aprendizagemResolução de problemasDigital learning resourcesLearningResolution of problemsSelf-efficacyDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaEm qualquer nível de ensino, assiste-se cada vez mais ao entrosamento entre o currículo e o digital. Neste sentido, este estudo emerge da necessidade de analisar e compreender as implicações na aprendizagem e na autoeficácia dos alunos, o uso de recursos educativos digitais na placa branca, numa perspetiva de ensino orientada para a resolução de problemas. Esses recursos nunca tinham sido estudados neste tipo de população e por isso este é um estudo inovador. Os recursos foram usados no tema “Átomos, moléculas e reações químicas” da componente de Química da disciplina de Ciências Físico-Químicas, do oitavo ano de escolaridade do terceiro ciclo do ensino básico. Adotamos uma metodologia do tipo quasi-experimental aplicada a duas turmas do referido ano de escolaridade que constituíram o grupo de controlo, em que não se fez uso dos recursos interativos digitais, e o grupo experimental, grupo em que estes recursos foram aplicados. Os dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: antes da lecionação do tema supracitado, aplicou-se um teste de conhecimentos conceptuais (pré-teste) e um questionário de opinião sobre a autoeficácia dos alunos. Após o terminus da temática que serviu de base à investigação, recolheram-se os dados através de um teste de conhecimentos de química e repetiu-se todo o processo referido anteriormente, materializado num pós teste e questionário de opinião. Da análise dos resultados podem ser retiradas entre outras, as seguintes conclusões: a aplicação dos recursos interativos digitais no grupo experimental não conduziu a uma superioridade em termos de realização de escolar dos alunos e as crenças de autoeficácia mantiveram-se inalteradas durante a investigação comparativamente com o grupo de controlo. Assim, sugere-se a realização de mais estudos centrados no ensino destes e de outros temas utilizando recursos educativos digitais no quadro interativo numa amostra com maior dimensão e durante maior período de intervenção.At any teaching level, the meshing of both curriculum and digital world is progressively growing. In this sense, this study emerges from the need to analyze the use of digital learning resources on the white board (flipcharts), and understand its implications in the students’ both learning and self-effectiveness in a teaching perspective oriented towards the resolution of problems in the topic. These learning resources have never been studied in this kind of population, that’s why this study is considered innovative. We used this resources in the module “Atoms, Molecules and Chemical Reactions” included in the chemistry component of the school subject Physics and Chemistry Sciences. This subject is taught in year eight, key stage three. We adopted a quasi-experimental type of methodology applied to two classes in year eight. We defined the control students’ group with whom no use of learning resources was made, and the experimental students’ group with whom those resources were applied. The data was collected with the following instruments: before the teaching of the mentioned topic, a conceptual knowledge test (pre-test) and an opinion quiz on the students’ self-effectiveness were used. After concluding the intervention, all the data was collected using a chemistry test and all the process previously mentioned was repeated, with a post-test and an opinion quiz. From the analysis of the results, we can highlight, among others, the following conclusions: the use of digital learning resources in the experimental group did not lead to higher school achievement neither higher beliefs of self-effectiveness, which have remained unaltered during this study, compared to the control groups results. Therefore we may suggest carrying out more studies focused on the teaching of these and other topics using digital learning resources on the interactive board applied to a larger sample for a longer period of intervention.Pereira, AldaRepositório AbertoSousa, Olga Maria Paço2013-05-13T11:25:20Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2548TID:201649187porSousa, Olga Maria Paço - Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. IX, 146 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:13Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:01.240961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais
title Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais
spellingShingle Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais
Sousa, Olga Maria Paço
Aprendizagem
Novas tecnologias
Tecnologia digital
Interatividade
Métodos de aprendizagem
Resolução de problemas
Digital learning resources
Learning
Resolution of problems
Self-efficacy
title_short Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais
title_full Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais
title_fullStr Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais
title_full_unstemmed Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais
title_sort Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais
author Sousa, Olga Maria Paço
author_facet Sousa, Olga Maria Paço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alda
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Olga Maria Paço
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Novas tecnologias
Tecnologia digital
Interatividade
Métodos de aprendizagem
Resolução de problemas
Digital learning resources
Learning
Resolution of problems
Self-efficacy
topic Aprendizagem
Novas tecnologias
Tecnologia digital
Interatividade
Métodos de aprendizagem
Resolução de problemas
Digital learning resources
Learning
Resolution of problems
Self-efficacy
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-13T11:25:20Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2548
TID:201649187
url http://hdl.handle.net/10400.2/2548
identifier_str_mv TID:201649187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Olga Maria Paço - Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. IX, 146 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135008753975296