Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/4274 |
Resumo: | Este artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes. |
id |
RCAP_98ba25f445afbe9f1931a425cb386017 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/4274 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de MoçambiqueEnsino SuperiorSatisfação AcadémicaExperiência AcadémicaMoçambiqueEste artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes.Universidade Estadual do Ceará (UECE)2022-06-21T15:04:34Z2021-09-01T00:00:00Z2021-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4274por2448-3583https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913Campira, Farissai PedroAlmeida, Leandro SilvaAraújo, Alexandra M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:54ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
title |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
spellingShingle |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique Campira, Farissai Pedro Ensino Superior Satisfação Académica Experiência Académica Moçambique |
title_short |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
title_full |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
title_fullStr |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
title_full_unstemmed |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
title_sort |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
author |
Campira, Farissai Pedro |
author_facet |
Campira, Farissai Pedro Almeida, Leandro Silva Araújo, Alexandra M. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro Silva Araújo, Alexandra M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campira, Farissai Pedro Almeida, Leandro Silva Araújo, Alexandra M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Satisfação Académica Experiência Académica Moçambique |
topic |
Ensino Superior Satisfação Académica Experiência Académica Moçambique |
description |
Este artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01T00:00:00Z 2021-09 2022-06-21T15:04:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/4274 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/4274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2448-3583 https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302557257891840 |