Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campira, Farissai Pedro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Araújo, Alexandra M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4274
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913
Resumo: Este artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes.
id RCAP_bb5524c33cdd0e019abe830813eb3c9d
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/4274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de MoçambiqueEnsino SuperiorSatisfação AcadémicaExperiência AcadémicaMoçambiqueEste artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes.Universidade Estadual do Ceará (UECE)2022-06-21T15:04:34Z2022-06-212021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCampira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274http://hdl.handle.net/11328/4274Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274http://hdl.handle.net/11328/4274https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913por2448-3583http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCampira, Farissai PedroAlmeida, Leandro S.Araújo, Alexandra M.reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:56Zoai:repositorio.upt.pt:11328/4274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:10.601148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
title Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
spellingShingle Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
Campira, Farissai Pedro
Ensino Superior
Satisfação Académica
Experiência Académica
Moçambique
title_short Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
title_full Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
title_fullStr Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
title_full_unstemmed Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
title_sort Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
author Campira, Farissai Pedro
author_facet Campira, Farissai Pedro
Almeida, Leandro S.
Araújo, Alexandra M.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Araújo, Alexandra M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campira, Farissai Pedro
Almeida, Leandro S.
Araújo, Alexandra M.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Satisfação Académica
Experiência Académica
Moçambique
topic Ensino Superior
Satisfação Académica
Experiência Académica
Moçambique
description Este artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01T00:00:00Z
2022-06-21T15:04:34Z
2022-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274
http://hdl.handle.net/11328/4274
Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274
http://hdl.handle.net/11328/4274
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913
identifier_str_mv Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274
url http://hdl.handle.net/11328/4274
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2448-3583
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará (UECE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará (UECE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134974744461312