Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/4274 https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913 |
Resumo: | Este artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes. |
id |
RCAP_bb5524c33cdd0e019abe830813eb3c9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/4274 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de MoçambiqueEnsino SuperiorSatisfação AcadémicaExperiência AcadémicaMoçambiqueEste artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes.Universidade Estadual do Ceará (UECE)2022-06-21T15:04:34Z2022-06-212021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCampira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274http://hdl.handle.net/11328/4274Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274http://hdl.handle.net/11328/4274https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913por2448-3583http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCampira, Farissai PedroAlmeida, Leandro S.Araújo, Alexandra M.reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:56Zoai:repositorio.upt.pt:11328/4274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:10.601148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
title |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
spellingShingle |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique Campira, Farissai Pedro Ensino Superior Satisfação Académica Experiência Académica Moçambique |
title_short |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
title_full |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
title_fullStr |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
title_full_unstemmed |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
title_sort |
Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique |
author |
Campira, Farissai Pedro |
author_facet |
Campira, Farissai Pedro Almeida, Leandro S. Araújo, Alexandra M. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. Araújo, Alexandra M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campira, Farissai Pedro Almeida, Leandro S. Araújo, Alexandra M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Satisfação Académica Experiência Académica Moçambique |
topic |
Ensino Superior Satisfação Académica Experiência Académica Moçambique |
description |
Este artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01T00:00:00Z 2022-06-21T15:04:34Z 2022-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274 http://hdl.handle.net/11328/4274 Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274 http://hdl.handle.net/11328/4274 https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913 |
identifier_str_mv |
Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/4274 https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2448-3583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134974744461312 |