Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastaneira, Paula Alexandra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10764
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral a compreensão e a reflexão sobre o modo como a supervisão pedagógica em formação inicial, influencia o percurso de desenvolvimento profissional dos educadores cooperantes, em torno da sua prática pedagógica. A intenção de dar “voz” às educadoras cooperantes, relativamente ao processo de supervisão pedagógica, emerge da reflexão que temos vindo a desenvolver no desempenho das funções de educadora cooperante da Universidade de Évora. A partir desta problemática, a metodologia utilizada foi a de inquérito por entrevista, realizada a dez cooperantes da Universidade de Évora, no ano letivo 2011/2012, em que exerciam funções de educadoras cooperantes no Mestrado em educação pré-escolar O estudo evidência a importância que os educadores cooperantes atribuem ao papel que exercem de supervisores, assim como à sua formação contínua. Evidencia ainda as abordagens reflexivas e colaborativas de todo o processo que potenciam o desenvolvimento profissional e as mudanças das práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam também a satisfação e o apoio que sentem por parte dos docentes da Universidade, ainda que não considerem que exista uma colaboração, em termos organizacionais, entre esta parceria; ### ABSTRACT: TO BE A COOPERATING EDUCATOR: CONTRIBUTIONS TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT The main aim of this study is the understanding and reflection, on the way how pedagogical supervision in the initial training, affects cooperating educators professional development course ,around their pedagogical practice. The purpose of giving "voice" to cooperating educators, in what concerns the process of pedagogical supervision, emerges from the reflection that we have been developing in the performance of cooperating educator functions at the University of Évora. Based on this issue, the methodology used was the survey interview, conducted to ten cooperating educators at the University of Évora, in 2011/2012 academic year, in which they had cooperating educators functions, by teaching Master in preschool education students. The study highlights the importance that the cooperating educators give to their role of supervisors, as well as to its continuous training. It shows us how they value the reflective and collaborative approaches in all the process that intensifies the professional development and the assumption of change in their teaching practices. The results also show the satisfaction and support they had from the teachers, though, they do not consider the existence of cooperation, at the organizational level between this partnerships.
id RCAP_496099be1ddf6055e9da6ef2f59d73ad
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissionalSupervisão pedagógica na formação inicialDesenvolvimento profissionalColaboraçãoReflexãoMudança das práticasEste estudo tem como objetivo geral a compreensão e a reflexão sobre o modo como a supervisão pedagógica em formação inicial, influencia o percurso de desenvolvimento profissional dos educadores cooperantes, em torno da sua prática pedagógica. A intenção de dar “voz” às educadoras cooperantes, relativamente ao processo de supervisão pedagógica, emerge da reflexão que temos vindo a desenvolver no desempenho das funções de educadora cooperante da Universidade de Évora. A partir desta problemática, a metodologia utilizada foi a de inquérito por entrevista, realizada a dez cooperantes da Universidade de Évora, no ano letivo 2011/2012, em que exerciam funções de educadoras cooperantes no Mestrado em educação pré-escolar O estudo evidência a importância que os educadores cooperantes atribuem ao papel que exercem de supervisores, assim como à sua formação contínua. Evidencia ainda as abordagens reflexivas e colaborativas de todo o processo que potenciam o desenvolvimento profissional e as mudanças das práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam também a satisfação e o apoio que sentem por parte dos docentes da Universidade, ainda que não considerem que exista uma colaboração, em termos organizacionais, entre esta parceria; ### ABSTRACT: TO BE A COOPERATING EDUCATOR: CONTRIBUTIONS TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT The main aim of this study is the understanding and reflection, on the way how pedagogical supervision in the initial training, affects cooperating educators professional development course ,around their pedagogical practice. The purpose of giving "voice" to cooperating educators, in what concerns the process of pedagogical supervision, emerges from the reflection that we have been developing in the performance of cooperating educator functions at the University of Évora. Based on this issue, the methodology used was the survey interview, conducted to ten cooperating educators at the University of Évora, in 2011/2012 academic year, in which they had cooperating educators functions, by teaching Master in preschool education students. The study highlights the importance that the cooperating educators give to their role of supervisors, as well as to its continuous training. It shows us how they value the reflective and collaborative approaches in all the process that intensifies the professional development and the assumption of change in their teaching practices. The results also show the satisfaction and support they had from the teachers, though, they do not consider the existence of cooperation, at the organizational level between this partnerships.Universidade de Évora2014-02-20T10:26:46Z2014-02-202013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10764http://hdl.handle.net/10174/10764TID:201233134porpaulapastaneira@iol.com229Pastaneira, Paula Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:36.013487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional
title Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional
spellingShingle Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional
Pastaneira, Paula Alexandra
Supervisão pedagógica na formação inicial
Desenvolvimento profissional
Colaboração
Reflexão
Mudança das práticas
title_short Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional
title_full Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional
title_fullStr Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional
title_sort Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional
author Pastaneira, Paula Alexandra
author_facet Pastaneira, Paula Alexandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastaneira, Paula Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica na formação inicial
Desenvolvimento profissional
Colaboração
Reflexão
Mudança das práticas
topic Supervisão pedagógica na formação inicial
Desenvolvimento profissional
Colaboração
Reflexão
Mudança das práticas
description Este estudo tem como objetivo geral a compreensão e a reflexão sobre o modo como a supervisão pedagógica em formação inicial, influencia o percurso de desenvolvimento profissional dos educadores cooperantes, em torno da sua prática pedagógica. A intenção de dar “voz” às educadoras cooperantes, relativamente ao processo de supervisão pedagógica, emerge da reflexão que temos vindo a desenvolver no desempenho das funções de educadora cooperante da Universidade de Évora. A partir desta problemática, a metodologia utilizada foi a de inquérito por entrevista, realizada a dez cooperantes da Universidade de Évora, no ano letivo 2011/2012, em que exerciam funções de educadoras cooperantes no Mestrado em educação pré-escolar O estudo evidência a importância que os educadores cooperantes atribuem ao papel que exercem de supervisores, assim como à sua formação contínua. Evidencia ainda as abordagens reflexivas e colaborativas de todo o processo que potenciam o desenvolvimento profissional e as mudanças das práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam também a satisfação e o apoio que sentem por parte dos docentes da Universidade, ainda que não considerem que exista uma colaboração, em termos organizacionais, entre esta parceria; ### ABSTRACT: TO BE A COOPERATING EDUCATOR: CONTRIBUTIONS TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT The main aim of this study is the understanding and reflection, on the way how pedagogical supervision in the initial training, affects cooperating educators professional development course ,around their pedagogical practice. The purpose of giving "voice" to cooperating educators, in what concerns the process of pedagogical supervision, emerges from the reflection that we have been developing in the performance of cooperating educator functions at the University of Évora. Based on this issue, the methodology used was the survey interview, conducted to ten cooperating educators at the University of Évora, in 2011/2012 academic year, in which they had cooperating educators functions, by teaching Master in preschool education students. The study highlights the importance that the cooperating educators give to their role of supervisors, as well as to its continuous training. It shows us how they value the reflective and collaborative approaches in all the process that intensifies the professional development and the assumption of change in their teaching practices. The results also show the satisfaction and support they had from the teachers, though, they do not consider the existence of cooperation, at the organizational level between this partnerships.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-20T10:26:46Z
2014-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10764
http://hdl.handle.net/10174/10764
TID:201233134
url http://hdl.handle.net/10174/10764
identifier_str_mv TID:201233134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv paulapastaneira@iol.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136530514575360