Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, António
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cairrão, Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10390
Resumo: O rápido crescimento demográfico, económico e industrial do último século lançou a discussão sobre o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e na preservação ambiental. A responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente passaram a ser objecto de investigações e de amplo debate na sociedade em geral e, em particular, nas empresas. Os jovens da actualidade, muito associados ao consumismo e ao materialismo, têm uma pesada herança a receber fruto dos excessos económicos e empresarias. Todavia, apresentam sinais de maturidade, aparecendo ligados a movimentos sociais e ambientais. Através de um estudo quantitativo, procurou-se estudar o consumo sustentável dos jovens universitários e avaliar a sua influência na compra de produtos ecológicos. Os resultados evidenciam que a consciência ambiental e a atitude dos jovens relativamente ao consumo sustentável têm um impacto positivo na compra de produtos ecológicos.
id RCAP_98c6c54d859c84f12d078ae983147f5d
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/10390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicosO rápido crescimento demográfico, económico e industrial do último século lançou a discussão sobre o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e na preservação ambiental. A responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente passaram a ser objecto de investigações e de amplo debate na sociedade em geral e, em particular, nas empresas. Os jovens da actualidade, muito associados ao consumismo e ao materialismo, têm uma pesada herança a receber fruto dos excessos económicos e empresarias. Todavia, apresentam sinais de maturidade, aparecendo ligados a movimentos sociais e ambientais. Através de um estudo quantitativo, procurou-se estudar o consumo sustentável dos jovens universitários e avaliar a sua influência na compra de produtos ecológicos. Os resultados evidenciam que a consciência ambiental e a atitude dos jovens relativamente ao consumo sustentável têm um impacto positivo na compra de produtos ecológicos.The rapid demographic, economic and industrial growth of the latest century has launched a discussion of the impact on the quality of people’s lives and the preservation of the environment. The social responsibility, the sustainable development and the consistent consumption have become the objective of investigations and ample debates in society, in general, and more specifically in companies. The today’s young generation is associated with consumption and materialism. They received an inheritance resulting from the excesses of the consumption and economics. Nevertheless, they present signs of maturity, seeming concerned with social and environmental movements. Through a quantitative study was carried out, which aimed at identifying sustainable consumption habits of the university students and the evaluation of purchasing ecological products. The results show that the environmental awareness and the attitude of these generations concerning sustainable consumption have a positive impact on the purchase of ecological products.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCardoso, AntónioCairrão, Álvaro2021-10-28T15:53:57Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10390porRevista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 4 (2007) 124-135.1646-0499info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:38Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:06.637636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicos
title Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicos
spellingShingle Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicos
Cardoso, António
title_short Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicos
title_full Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicos
title_fullStr Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicos
title_full_unstemmed Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicos
title_sort Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicos
author Cardoso, António
author_facet Cardoso, António
Cairrão, Álvaro
author_role author
author2 Cairrão, Álvaro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, António
Cairrão, Álvaro
description O rápido crescimento demográfico, económico e industrial do último século lançou a discussão sobre o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e na preservação ambiental. A responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente passaram a ser objecto de investigações e de amplo debate na sociedade em geral e, em particular, nas empresas. Os jovens da actualidade, muito associados ao consumismo e ao materialismo, têm uma pesada herança a receber fruto dos excessos económicos e empresarias. Todavia, apresentam sinais de maturidade, aparecendo ligados a movimentos sociais e ambientais. Através de um estudo quantitativo, procurou-se estudar o consumo sustentável dos jovens universitários e avaliar a sua influência na compra de produtos ecológicos. Os resultados evidenciam que a consciência ambiental e a atitude dos jovens relativamente ao consumo sustentável têm um impacto positivo na compra de produtos ecológicos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007-01-01T00:00:00Z
2021-10-28T15:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/10390
url http://hdl.handle.net/10284/10390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 4 (2007) 124-135.
1646-0499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130338060926976