Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7078 |
Resumo: | É inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade. Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural. Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2.º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente. Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem. Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequência. |
id |
RCAP_98d66b01ec89cd8dfd571306d7149abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7078 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequênciasPensamento algébricoGeneralizaçãoPensamento funcionalSequênciasÉ inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade. Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural. Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2.º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente. Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem. Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequência.APMRepositório da Universidade de LisboaRamos, TeresaBoavida, Ana MariaOliveira, Hélia2012-10-22T14:11:07Z20112011-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7078porRamos, T., Boavida, A. M., & Oliveira, H. (2011). Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 1-15). Lisboa: APM.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:09:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:09:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências |
title |
Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências |
spellingShingle |
Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências Ramos, Teresa Pensamento algébrico Generalização Pensamento funcional Sequências |
title_short |
Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências |
title_full |
Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências |
title_fullStr |
Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências |
title_full_unstemmed |
Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências |
title_sort |
Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências |
author |
Ramos, Teresa |
author_facet |
Ramos, Teresa Boavida, Ana Maria Oliveira, Hélia |
author_role |
author |
author2 |
Boavida, Ana Maria Oliveira, Hélia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Teresa Boavida, Ana Maria Oliveira, Hélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento algébrico Generalização Pensamento funcional Sequências |
topic |
Pensamento algébrico Generalização Pensamento funcional Sequências |
description |
É inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade. Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural. Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2.º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente. Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem. Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequência. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-10-22T14:11:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7078 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ramos, T., Boavida, A. M., & Oliveira, H. (2011). Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 1-15). Lisboa: APM. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM |
publisher.none.fl_str_mv |
APM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548776637726720 |