Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86046 |
Resumo: | O “Ages and Stages Questionnaires” é um instrumento de rastreio de desenvolvimento já traduzido, aferido e validado para a população infantil portuguesa. Este estudo foi realizado para compreender a perceção dos profissionais e dos pais sobre o uso do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Famílias e profissionais (de intervenção precoce, saúde e educação) de três áreas geográficas de Portugal (Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo) utilizaram este instrumento para rastrear crianças, previamente referenciadas, nos serviços da comunidade. Após a análise do sistema de rastreio de desenvolvimento implementado e os dados recolhidos, um conjunto de palavras-chave permitiu refletir sobre as implicações práticas do rastreio e do sistema ASQ: Motivação; Colaboração; Confiança; Conhecimento/capacitação; Coordenação; Divulgação; Formação. Os resultados deste estudo qualitativo são apresentados com sugestões para melhorar o uso do ASQ-PT. |
id |
RCAP_98e9937fa8e16ac40eb93fc4d939cce3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86046 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugalquestionários “Ages and Stages”triagem de desenvolvimentocolaboração profissionais/famíliasAges and Stages Questionnairesdevelopment screeningprofessionals/families collaborationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO “Ages and Stages Questionnaires” é um instrumento de rastreio de desenvolvimento já traduzido, aferido e validado para a população infantil portuguesa. Este estudo foi realizado para compreender a perceção dos profissionais e dos pais sobre o uso do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Famílias e profissionais (de intervenção precoce, saúde e educação) de três áreas geográficas de Portugal (Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo) utilizaram este instrumento para rastrear crianças, previamente referenciadas, nos serviços da comunidade. Após a análise do sistema de rastreio de desenvolvimento implementado e os dados recolhidos, um conjunto de palavras-chave permitiu refletir sobre as implicações práticas do rastreio e do sistema ASQ: Motivação; Colaboração; Confiança; Conhecimento/capacitação; Coordenação; Divulgação; Formação. Os resultados deste estudo qualitativo são apresentados com sugestões para melhorar o uso do ASQ-PT.Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT) is a screening instrument that has already been standardized and adapted to Portuguese child population. We conducted a study to understand professionals and parents perceptions on the use of Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Families and professionals (early intervention, health and education) from three geographical areas of Portugal (North, Center and Lisbon and Tagus Valley) used this instrument to screen children. After we analyze the screening system implemented and the collected data, a set of key words allowed us to reflect on the practical implications of screening and the ASQ system: Motivation; Collaboration; Trust; Knowledge/empowerment; Coordination; Dissemination; Training. Results of this qualitative study are presented with suggestions on enhancing ASQ-PT uses.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)Universidade do MinhoLaranjeira, RitaSerrano, Ana Maria20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86046engLaranjeira, R., & Serrano, A. M. (2023). Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal. Child Studies, (2), 19–36. https://doi.org/10.21814/childstudies.45372795-591510.21814/childstudies.4537https://doi.org/10.21814/childstudies.4537info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-12T01:18:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:38.970373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal |
title |
Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal |
spellingShingle |
Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal Laranjeira, Rita questionários “Ages and Stages” triagem de desenvolvimento colaboração profissionais/famílias Ages and Stages Questionnaires development screening professionals/families collaboration Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal |
title_full |
Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal |
title_fullStr |
Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal |
title_full_unstemmed |
Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal |
title_sort |
Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal |
author |
Laranjeira, Rita |
author_facet |
Laranjeira, Rita Serrano, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Serrano, Ana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laranjeira, Rita Serrano, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
questionários “Ages and Stages” triagem de desenvolvimento colaboração profissionais/famílias Ages and Stages Questionnaires development screening professionals/families collaboration Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
questionários “Ages and Stages” triagem de desenvolvimento colaboração profissionais/famílias Ages and Stages Questionnaires development screening professionals/families collaboration Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O “Ages and Stages Questionnaires” é um instrumento de rastreio de desenvolvimento já traduzido, aferido e validado para a população infantil portuguesa. Este estudo foi realizado para compreender a perceção dos profissionais e dos pais sobre o uso do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Famílias e profissionais (de intervenção precoce, saúde e educação) de três áreas geográficas de Portugal (Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo) utilizaram este instrumento para rastrear crianças, previamente referenciadas, nos serviços da comunidade. Após a análise do sistema de rastreio de desenvolvimento implementado e os dados recolhidos, um conjunto de palavras-chave permitiu refletir sobre as implicações práticas do rastreio e do sistema ASQ: Motivação; Colaboração; Confiança; Conhecimento/capacitação; Coordenação; Divulgação; Formação. Os resultados deste estudo qualitativo são apresentados com sugestões para melhorar o uso do ASQ-PT. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/86046 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/86046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Laranjeira, R., & Serrano, A. M. (2023). Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal. Child Studies, (2), 19–36. https://doi.org/10.21814/childstudies.4537 2795-5915 10.21814/childstudies.4537 https://doi.org/10.21814/childstudies.4537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133534198169600 |