Desafios na implementação de um sistema de rastreio de desenvolvimento com o ages and stages questionnaires (ASQ-PT) em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranjeira, Rita
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Serrano, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/childstudies.4537
Resumo: O “Ages and Stages Questionnaires” é um instrumento de rastreio de desenvolvimento já traduzido, aferido e validado para a população infantil portuguesa. Este estudo foi realizado para compreender a perceção dos profissionais e dos pais sobre o uso do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Famílias e profissionais (de intervenção precoce, saúde e educação) de três áreas geográficas de Portugal (Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo) utilizaram este instrumento para rastrear crianças, previamente referenciadas, nos serviços da comunidade. Após a análise do sistema de rastreio de desenvolvimento implementado e os dados recolhidos, um conjunto de palavras-chave permitiu refletir sobre as implicações práticas do rastreio e do sistema ASQ: Motivação; Colaboração; Confiança; Conhecimento/capacitação; Coordenação; Divulgação; Formação. Os resultados deste estudo qualitativo são apresentados com sugestões para melhorar o uso do ASQ-PT.
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spelling Desafios na implementação de um sistema de rastreio de desenvolvimento com o ages and stages questionnaires (ASQ-PT) em PortugalChallenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in PortugalAges and Stages Questionnairesdevelopment screeningprofessionals/families collaborationQuestionários “Ages and Stages”triagem de desenvolvimentocolaboração profissionais/famíliasO “Ages and Stages Questionnaires” é um instrumento de rastreio de desenvolvimento já traduzido, aferido e validado para a população infantil portuguesa. Este estudo foi realizado para compreender a perceção dos profissionais e dos pais sobre o uso do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Famílias e profissionais (de intervenção precoce, saúde e educação) de três áreas geográficas de Portugal (Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo) utilizaram este instrumento para rastrear crianças, previamente referenciadas, nos serviços da comunidade. Após a análise do sistema de rastreio de desenvolvimento implementado e os dados recolhidos, um conjunto de palavras-chave permitiu refletir sobre as implicações práticas do rastreio e do sistema ASQ: Motivação; Colaboração; Confiança; Conhecimento/capacitação; Coordenação; Divulgação; Formação. Os resultados deste estudo qualitativo são apresentados com sugestões para melhorar o uso do ASQ-PT.Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT) is a screening instrument that has already been standardized and adapted to Portuguese child population. We conducted a study to understand professionals and parents perceptions on the use of Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Families and professionals (early intervention, health and education) from three geographical areas of Portugal (North, Center and Lisbon and Tagus Valley) used this instrument to screen children. After we analyze the screening system implemented and the collected data, a set of key words allowed us to reflect on the practical implications of screening and the ASQ system: Motivation; Collaboration; Trust; Knowledge/empowerment; Coordination; Dissemination; Training. Results of this qualitative study are presented with suggestions on enhancing ASQ-PT uses.Research Centre on Child Studies (CIEC)2023-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/childstudies.4537https://doi.org/10.21814/childstudies.4537Child Studies; N.º 2 (2023); 19-36Child Studies; No. 2 (2023); 19-362795-5915reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/4537https://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/4537/5242Copyright (c) 2023 Rita Laranjeira, Ana Maria Serranoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLaranjeira, RitaSerrano, Ana Maria2023-05-06T09:15:16Zoai:journals.uminho.pt:article/4537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:56.721402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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