Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25084 |
Resumo: | O presente artigo decorre de um estudo realizado à aplicação da metodologia cen-trada no aluno de uma nova unidade curricular de matemática desagregada do ambiente de aprendizagem por projetos de um novo curso técnico superior profis-sional no ensino superior. Salientam-se os principais objetivos gerais pretendidos e indicam-se as técnicas pedagógicas que se consideraram adequadas para serem aplicadas neste contexto. O estudo segue uma abordagem quantitativa, baseada em inquéritos e complementada por ações típicas de abordagem qualitativa. São refe-ridos alguns aspetos relativos à atitude dos alunos, individualmente e em grupo, antes da aplicação da metodologia e depois da aplicação das técnicas pedagógicas referidas. Apresenta-se o método de avaliação e a forma como foi utilizado. São apresentados e discutidos os resultados do desempenho escolar onde se destaca uma taxa de sucesso de 81%. |
id |
RCAP_98eaa429466d701e9a94da974aaf87f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBLMetodologia centrada no alunoAprendizagem ativaEnsino colaborativoLearner-centred approachActive learningCollaborative teachingO presente artigo decorre de um estudo realizado à aplicação da metodologia cen-trada no aluno de uma nova unidade curricular de matemática desagregada do ambiente de aprendizagem por projetos de um novo curso técnico superior profis-sional no ensino superior. Salientam-se os principais objetivos gerais pretendidos e indicam-se as técnicas pedagógicas que se consideraram adequadas para serem aplicadas neste contexto. O estudo segue uma abordagem quantitativa, baseada em inquéritos e complementada por ações típicas de abordagem qualitativa. São refe-ridos alguns aspetos relativos à atitude dos alunos, individualmente e em grupo, antes da aplicação da metodologia e depois da aplicação das técnicas pedagógicas referidas. Apresenta-se o método de avaliação e a forma como foi utilizado. São apresentados e discutidos os resultados do desempenho escolar onde se destaca uma taxa de sucesso de 81%.The application of a learner-centred approach on a new course of mathematics isolated from the project learning environment of a new polytechnic graduation (2 years – 180 ECTS) is studied in this paper. The overall objectives pursued are highlighted and the suitable learning techniques are pointed in this context. The study follows a quantitative approach, based on surveys and complemented by typical actions of the qualitative approach. Some aspects related to students' atti-tude, individually or in a group, are mentioned, before and after the application of the learning techniques aforementioned. The method of evaluation used in this approach is presented as well as the students’ outcomes over which a success rate of 81% stands out.Repositório ComumJustino, JúliaRafael, Silviano2018-11-29T16:12:53Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25084porJustino, J., Rafael, S.(2018). Caso de estudo: Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL. Medi@ções, Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6 (2), pp. 3-11.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:27.880578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL |
title |
Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL |
spellingShingle |
Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL Justino, Júlia Metodologia centrada no aluno Aprendizagem ativa Ensino colaborativo Learner-centred approach Active learning Collaborative teaching |
title_short |
Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL |
title_full |
Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL |
title_fullStr |
Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL |
title_full_unstemmed |
Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL |
title_sort |
Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL |
author |
Justino, Júlia |
author_facet |
Justino, Júlia Rafael, Silviano |
author_role |
author |
author2 |
Rafael, Silviano |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Justino, Júlia Rafael, Silviano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia centrada no aluno Aprendizagem ativa Ensino colaborativo Learner-centred approach Active learning Collaborative teaching |
topic |
Metodologia centrada no aluno Aprendizagem ativa Ensino colaborativo Learner-centred approach Active learning Collaborative teaching |
description |
O presente artigo decorre de um estudo realizado à aplicação da metodologia cen-trada no aluno de uma nova unidade curricular de matemática desagregada do ambiente de aprendizagem por projetos de um novo curso técnico superior profis-sional no ensino superior. Salientam-se os principais objetivos gerais pretendidos e indicam-se as técnicas pedagógicas que se consideraram adequadas para serem aplicadas neste contexto. O estudo segue uma abordagem quantitativa, baseada em inquéritos e complementada por ações típicas de abordagem qualitativa. São refe-ridos alguns aspetos relativos à atitude dos alunos, individualmente e em grupo, antes da aplicação da metodologia e depois da aplicação das técnicas pedagógicas referidas. Apresenta-se o método de avaliação e a forma como foi utilizado. São apresentados e discutidos os resultados do desempenho escolar onde se destaca uma taxa de sucesso de 81%. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-29T16:12:53Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/25084 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/25084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Justino, J., Rafael, S.(2018). Caso de estudo: Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL. Medi@ções, Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6 (2), pp. 3-11. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135370477043712 |