Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justino, Júlia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rafael, Silviano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25084
Resumo: O presente artigo decorre de um estudo realizado à aplicação da metodologia cen-trada no aluno de uma nova unidade curricular de matemática desagregada do ambiente de aprendizagem por projetos de um novo curso técnico superior profis-sional no ensino superior. Salientam-se os principais objetivos gerais pretendidos e indicam-se as técnicas pedagógicas que se consideraram adequadas para serem aplicadas neste contexto. O estudo segue uma abordagem quantitativa, baseada em inquéritos e complementada por ações típicas de abordagem qualitativa. São refe-ridos alguns aspetos relativos à atitude dos alunos, individualmente e em grupo, antes da aplicação da metodologia e depois da aplicação das técnicas pedagógicas referidas. Apresenta-se o método de avaliação e a forma como foi utilizado. São apresentados e discutidos os resultados do desempenho escolar onde se destaca uma taxa de sucesso de 81%.
id RCAP_98eaa429466d701e9a94da974aaf87f6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBLMetodologia centrada no alunoAprendizagem ativaEnsino colaborativoLearner-centred approachActive learningCollaborative teachingO presente artigo decorre de um estudo realizado à aplicação da metodologia cen-trada no aluno de uma nova unidade curricular de matemática desagregada do ambiente de aprendizagem por projetos de um novo curso técnico superior profis-sional no ensino superior. Salientam-se os principais objetivos gerais pretendidos e indicam-se as técnicas pedagógicas que se consideraram adequadas para serem aplicadas neste contexto. O estudo segue uma abordagem quantitativa, baseada em inquéritos e complementada por ações típicas de abordagem qualitativa. São refe-ridos alguns aspetos relativos à atitude dos alunos, individualmente e em grupo, antes da aplicação da metodologia e depois da aplicação das técnicas pedagógicas referidas. Apresenta-se o método de avaliação e a forma como foi utilizado. São apresentados e discutidos os resultados do desempenho escolar onde se destaca uma taxa de sucesso de 81%.The application of a learner-centred approach on a new course of mathematics isolated from the project learning environment of a new polytechnic graduation (2 years – 180 ECTS) is studied in this paper. The overall objectives pursued are highlighted and the suitable learning techniques are pointed in this context. The study follows a quantitative approach, based on surveys and complemented by typical actions of the qualitative approach. Some aspects related to students' atti-tude, individually or in a group, are mentioned, before and after the application of the learning techniques aforementioned. The method of evaluation used in this approach is presented as well as the students’ outcomes over which a success rate of 81% stands out.Repositório ComumJustino, JúliaRafael, Silviano2018-11-29T16:12:53Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25084porJustino, J., Rafael, S.(2018). Caso de estudo: Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL. Medi@ções, Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6 (2), pp. 3-11.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:27.880578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
title Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
spellingShingle Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
Justino, Júlia
Metodologia centrada no aluno
Aprendizagem ativa
Ensino colaborativo
Learner-centred approach
Active learning
Collaborative teaching
title_short Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
title_full Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
title_fullStr Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
title_full_unstemmed Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
title_sort Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
author Justino, Júlia
author_facet Justino, Júlia
Rafael, Silviano
author_role author
author2 Rafael, Silviano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Justino, Júlia
Rafael, Silviano
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia centrada no aluno
Aprendizagem ativa
Ensino colaborativo
Learner-centred approach
Active learning
Collaborative teaching
topic Metodologia centrada no aluno
Aprendizagem ativa
Ensino colaborativo
Learner-centred approach
Active learning
Collaborative teaching
description O presente artigo decorre de um estudo realizado à aplicação da metodologia cen-trada no aluno de uma nova unidade curricular de matemática desagregada do ambiente de aprendizagem por projetos de um novo curso técnico superior profis-sional no ensino superior. Salientam-se os principais objetivos gerais pretendidos e indicam-se as técnicas pedagógicas que se consideraram adequadas para serem aplicadas neste contexto. O estudo segue uma abordagem quantitativa, baseada em inquéritos e complementada por ações típicas de abordagem qualitativa. São refe-ridos alguns aspetos relativos à atitude dos alunos, individualmente e em grupo, antes da aplicação da metodologia e depois da aplicação das técnicas pedagógicas referidas. Apresenta-se o método de avaliação e a forma como foi utilizado. São apresentados e discutidos os resultados do desempenho escolar onde se destaca uma taxa de sucesso de 81%.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29T16:12:53Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25084
url http://hdl.handle.net/10400.26/25084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Justino, J., Rafael, S.(2018). Caso de estudo: Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL. Medi@ções, Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6 (2), pp. 3-11.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135370477043712