METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PESQUISA SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12685 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a avanço da utilização de metodologias ativas na educação brasileira, e seus métodos mais empregados. Tendo como base que os educadores brasileiros estão familiarizados com o pensamento pedagógico de Paulo Freire, com o foco na combinação dos saberes e convivência dos alunos com a base para o ensino, método este sendo convergente com a metodologia ativa de ensino, onde o incentivo ao compartilhamento entre professor/aluno no protagonismo no processo de ensinar. Foi elaborada uma breve descrição dos métodos descritos na pesquisa como forma de melhorar a compreensão de sua utilização. A metodologia aplicada foi de revisão bibliográfica, na base de dados da Scopus relacionado ao período de 2017 a 2021, tendo como base na delimitação o período englobando anterior ao isolamento até o retorno pleno das atividades escolares; apenas artigos com a descrição do método e o resultado de sua aplicação e a identificação do grupo de alunos ou pessoas foram aceitos, O resultado mostrou que no período a metodologia foi amplamente utilizada no ensino superior, destacando a área de saúde, bem como o método mais empregado foi o de aprendizagem baseada em problemas, mesmo abrangendo o período do isolamento social, o estudo não trouxe dados relativos a este impacto. |
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METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PESQUISA SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NO BRASILMETODOLOGÍAS ACTIVAS: UNA ENCUESTA SOBRE SU USO EN BRASILACTIVE METHODOLOGIES: A SURVEY ON THEIR USE IN BRAZILMetodologias ativasEducação brasileiraAprendizagem colaborativaMetodologías activasEducación brasileñaAprendizaje colaborativoActive methodologiesBrazilian educationCollaborative learningEste artigo tem como objetivo analisar a avanço da utilização de metodologias ativas na educação brasileira, e seus métodos mais empregados. Tendo como base que os educadores brasileiros estão familiarizados com o pensamento pedagógico de Paulo Freire, com o foco na combinação dos saberes e convivência dos alunos com a base para o ensino, método este sendo convergente com a metodologia ativa de ensino, onde o incentivo ao compartilhamento entre professor/aluno no protagonismo no processo de ensinar. Foi elaborada uma breve descrição dos métodos descritos na pesquisa como forma de melhorar a compreensão de sua utilização. A metodologia aplicada foi de revisão bibliográfica, na base de dados da Scopus relacionado ao período de 2017 a 2021, tendo como base na delimitação o período englobando anterior ao isolamento até o retorno pleno das atividades escolares; apenas artigos com a descrição do método e o resultado de sua aplicação e a identificação do grupo de alunos ou pessoas foram aceitos, O resultado mostrou que no período a metodologia foi amplamente utilizada no ensino superior, destacando a área de saúde, bem como o método mais empregado foi o de aprendizagem baseada em problemas, mesmo abrangendo o período do isolamento social, o estudo não trouxe dados relativos a este impacto.This article aims to analyze the progress of the use of active methodologies in Brazilian education, and its most used methods. Based on the fact that Brazilian educators are familiar with Paulo Freire's pedagogical thinking, with a focus on combining students' knowledge and coexistence with the basis for teaching, a method that converges with the active teaching methodology, where the incentive to sharing between teacher/student in the protagonism in the teaching process. A brief description of the methods described in the research was elaborated as a way to improve the understanding of their use. The applied methodology was a bibliographical review, in the Scopus database related to the period from 2017 to 2021, based on the delimitation of the period encompassing before the isolation until the full return of school activities; only articles with the description of the method and the result of its application and the identification of the group of students or people were accepted. The result showed that in the period the methodology was widely used in higher education, highlighting the health area, as well as the method problem-based learning was the most used, even covering the period of social isolation, the study did not bring data on this impact.Este artículo tiene como objetivo analizar el avance del uso de metodologías activas en la educación brasileña y sus métodos más utilizados. Partiendo del hecho de que los educadores brasileños están familiarizados con el pensamiento pedagógico de Paulo Freire, con un enfoque en combinar el conocimiento y la convivencia de los estudiantes con la base para la enseñanza, siendo este método convergente con la metodología de enseñanza activa, donde el incentivo para compartir entre profesor/estudiante en el protagonismo en el proceso de enseñanza. Se elaboró una breve descripción de los métodos descritos en la investigación como una forma de mejorar la comprensión de su uso. La metodología aplicada fue una revisión bibliográfica, en la base de datos Scopus relacionada con el período de 2017 a 2021, a partir de la delimitación del período que abarca desde antes del aislamiento hasta el pleno retorno de las actividades escolares; solo se aceptaron artículos con la descripción del método y el resultado de su aplicación y la identificación del grupo de estudiantes o personas, el resultado mostró que en el período la metodología fue ampliamente utilizada en la educación superior, destacándose el área de la salud, así como como el método de aprendizaje basado en problemas fue el más utilizado, incluso cubriendo el período de aislamiento social, el estudio no trajo datos sobre ese impacto.Edições UESB2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1268510.22481/rbba.v12i02.12685Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 190-204Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 190-204Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 190-2042316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12685/8224Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSuzuki, RicardoFries, Carlos Ernani 2023-12-10T14:17:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12685Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-12-10T14:17:50Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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Este artigo tem como objetivo analisar a avanço da utilização de metodologias ativas na educação brasileira, e seus métodos mais empregados. Tendo como base que os educadores brasileiros estão familiarizados com o pensamento pedagógico de Paulo Freire, com o foco na combinação dos saberes e convivência dos alunos com a base para o ensino, método este sendo convergente com a metodologia ativa de ensino, onde o incentivo ao compartilhamento entre professor/aluno no protagonismo no processo de ensinar. Foi elaborada uma breve descrição dos métodos descritos na pesquisa como forma de melhorar a compreensão de sua utilização. A metodologia aplicada foi de revisão bibliográfica, na base de dados da Scopus relacionado ao período de 2017 a 2021, tendo como base na delimitação o período englobando anterior ao isolamento até o retorno pleno das atividades escolares; apenas artigos com a descrição do método e o resultado de sua aplicação e a identificação do grupo de alunos ou pessoas foram aceitos, O resultado mostrou que no período a metodologia foi amplamente utilizada no ensino superior, destacando a área de saúde, bem como o método mais empregado foi o de aprendizagem baseada em problemas, mesmo abrangendo o período do isolamento social, o estudo não trouxe dados relativos a este impacto. |
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