PRÁTICA DE CATETERIZAÇÃO VENOSA PERIFÉRICA POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO EM CONTEXTO SIMULADO ANTES E APÓS EXPERIÊNCIA CLÍNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Rita Roxo Martins Caril
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=DHsizW
Resumo: O procedimento cateterização venosa periférica é executado quotidianamente pelo enfermeiro e exige conhecimentos técnico-científicos. A simulação é um meio importante para o ensino de Enfermagem trazendo ganhos para os estudantes, no sentido do desenvolvimento das suas competências. Os estudantes devem ter oportunidade de treino em laboratório de enfermagem para, posteriormente, prestarem cuidados de qualidade em contexto real, acreditando-se que esta última consolida os conhecimentos e competências. Foi realizado um estudo exploratório/descritivo, transversal e comparativo de abordagem quantitativa, com o objetivo de descrever e compreender o desempenho dos estudantes de enfermagem relativo ao procedimento cateterização venosa periférica, em laboratório, após experienciarem práticas simuladas e práticas reais. Os participantes foram observados e filmados na sua performance após as práticas laboratoriais (19 estudantes) e após a frequência de Ensino Clínico I (14 estudantes). Foi preenchida uma grelha de observação e um questionário sócio-pedagógico. Os resultados revelaram que os estudantes, após o treino simulado, sentem-se seguros para a execução do mesmo em práticas reais (36,84%); em ambas as observações a parte do procedimento em que têm mais dificuldade é a execução técnica (68,42% após as práticas laboratoriais e 78,57% após a frequência do ECI); o ensino clínico foi o principal contributo para a melhor execução do procedimento seguido da prática simulada sendo pequena a diferença. A maioria dos estudantes (57,14%) melhoraram a sua performance após o ensino clínico, relativamente à primeira observação que ocorreu após a frequência das práticas laboratoriais. Considera-se que estes resultados têm potencial de utilidade no planeamento das práticas pedagógicas em contexto simulado (práticas laboratoriais), bem como na orientação de estudantes em ensino clínico, para que o ensino a estudantes de enfermagem promova profissionais competentes.
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