A motivação para as aulas de educação física - Estudo no ensino secundário das escolas do concelho de Viseu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2521 |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo investigar a motivação dos alunos do ensino secundário das escolas pertencentes ao concelho de Viseu para as aulas de educação física. A amostra foi constituída por 397 alunos de ambos os sexos das escolas públicas que administram o ensino secundário no concelho de Viseu, num total de 221 do sexo feminino (16,38±1,07 anos) e 176 do sexo masculino (16,52±1,13 anos). Para a recolha de dados foi utilizado o QMEF (Questionário para a Motivação em Educação Física), preenchido numa aula de educação física. Após a análise dos dados obtidos neste estudo, verificamos que os alunos, de uma forma geral, se encontram muito motivados para as aulas de educação física, tendo em conta a média elevada das suas respostas ( =3,11 pontos). Observamos que o sexo masculino encontra-se mais motivado para as aulas de educação física do que o sexo feminino (P=0,000). Relativamente à comparação entre os anos de escolaridade não se encontram diferenças estatisticamente significativas (P= 0,617), No entanto, concluímos, que em relação ao fator “realização” existem diferenças significativas relacionadas com o ano de escolaridade, os alunos do 11º ano estão mais motivados apenas neste fator (P= 0,000). Quando comparamos o sexo dentro de cada ano de escolaridade verificamos que o sexo masculino se encontra significativamente mais motivado que o feminino nos três anos de escolaridade (P=0,003; P=0,000 e P=0,023, respetivamente). Para finalizar verificámos que tanto o sexo feminino como o sexo masculino valorizam mais o fator da prática desportiva ( =3,03 e =3,45 pontos respetivamente). Desta forma podemos concluir que os alunos, de uma forma geral, encontram-se muito motivados para as aulas de educação física, sendo que o sexo masculino está mais motivados para esta disciplina que o sexo feminino. Não foram encontradas diferenças na motivação para a educação física entre os anos de escolaridade e dentro de cada ano de escolaridade os rapazes apresentam uma motivação mais elevada que as raparigas. |
id |
RCAP_98fe4b7e1f506bfeac0c70dc99766b76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2521 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação para as aulas de educação física - Estudo no ensino secundário das escolas do concelho de ViseuEducação físicaMotivaçãoEnsino secundárioA presente dissertação teve como objetivo investigar a motivação dos alunos do ensino secundário das escolas pertencentes ao concelho de Viseu para as aulas de educação física. A amostra foi constituída por 397 alunos de ambos os sexos das escolas públicas que administram o ensino secundário no concelho de Viseu, num total de 221 do sexo feminino (16,38±1,07 anos) e 176 do sexo masculino (16,52±1,13 anos). Para a recolha de dados foi utilizado o QMEF (Questionário para a Motivação em Educação Física), preenchido numa aula de educação física. Após a análise dos dados obtidos neste estudo, verificamos que os alunos, de uma forma geral, se encontram muito motivados para as aulas de educação física, tendo em conta a média elevada das suas respostas ( =3,11 pontos). Observamos que o sexo masculino encontra-se mais motivado para as aulas de educação física do que o sexo feminino (P=0,000). Relativamente à comparação entre os anos de escolaridade não se encontram diferenças estatisticamente significativas (P= 0,617), No entanto, concluímos, que em relação ao fator “realização” existem diferenças significativas relacionadas com o ano de escolaridade, os alunos do 11º ano estão mais motivados apenas neste fator (P= 0,000). Quando comparamos o sexo dentro de cada ano de escolaridade verificamos que o sexo masculino se encontra significativamente mais motivado que o feminino nos três anos de escolaridade (P=0,003; P=0,000 e P=0,023, respetivamente). Para finalizar verificámos que tanto o sexo feminino como o sexo masculino valorizam mais o fator da prática desportiva ( =3,03 e =3,45 pontos respetivamente). Desta forma podemos concluir que os alunos, de uma forma geral, encontram-se muito motivados para as aulas de educação física, sendo que o sexo masculino está mais motivados para esta disciplina que o sexo feminino. Não foram encontradas diferenças na motivação para a educação física entre os anos de escolaridade e dentro de cada ano de escolaridade os rapazes apresentam uma motivação mais elevada que as raparigas.The present paper main goal was to investigate secondary schools students’ motivation towards physical education in the municipality of Viseu. The sample was composed by 397 students from both genders in secondary public schools in the municipality of Viseu, in the total of 221 female (16,38±1,07 years old) and 176 male gender (16,52±1,13 years old). To gather the information it was applied the (QMEF) physical education motivation questionnaire. After the analysis of the data we found that the students, in general, are very motivated to the physical education classes, considering the high range of answers ( =3,11 points). We notice that the male gender is more motivated to physical education classes than the female gender (P=0,000). Concerning the comparison between the years of schooling there were no statistically significant differences (P=0,617). However, we conclude that in relation to the “fulfilment” factor, there are significant differences related to the years of schooling, 11th grade students are most motivated in this factor only (P=0,000). When comparing the gender versus the three years of schooling, we noticed that the male gender is higher motivated than the female gender. (P= P=0,003; P=0,000 e P=0,023, respectively). To conclude, we have seen that both female and male gender value more the sporting activity factor ( =3,03 e =3,45 points respectively). We can conclude that students, in general, are very motivated for physical education classes, and males were more motivated for this subject than female. There were no differences in motivation for physical education between years of schooling and within each grade boys have a higher motivation than girls.2013-07-05T09:22:29Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2521porLourenço, Flávia Isabel Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:50.733937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação para as aulas de educação física - Estudo no ensino secundário das escolas do concelho de Viseu |
title |
A motivação para as aulas de educação física - Estudo no ensino secundário das escolas do concelho de Viseu |
spellingShingle |
A motivação para as aulas de educação física - Estudo no ensino secundário das escolas do concelho de Viseu Lourenço, Flávia Isabel Rocha Educação física Motivação Ensino secundário |
title_short |
A motivação para as aulas de educação física - Estudo no ensino secundário das escolas do concelho de Viseu |
title_full |
A motivação para as aulas de educação física - Estudo no ensino secundário das escolas do concelho de Viseu |
title_fullStr |
A motivação para as aulas de educação física - Estudo no ensino secundário das escolas do concelho de Viseu |
title_full_unstemmed |
A motivação para as aulas de educação física - Estudo no ensino secundário das escolas do concelho de Viseu |
title_sort |
A motivação para as aulas de educação física - Estudo no ensino secundário das escolas do concelho de Viseu |
author |
Lourenço, Flávia Isabel Rocha |
author_facet |
Lourenço, Flávia Isabel Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Flávia Isabel Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Motivação Ensino secundário |
topic |
Educação física Motivação Ensino secundário |
description |
A presente dissertação teve como objetivo investigar a motivação dos alunos do ensino secundário das escolas pertencentes ao concelho de Viseu para as aulas de educação física. A amostra foi constituída por 397 alunos de ambos os sexos das escolas públicas que administram o ensino secundário no concelho de Viseu, num total de 221 do sexo feminino (16,38±1,07 anos) e 176 do sexo masculino (16,52±1,13 anos). Para a recolha de dados foi utilizado o QMEF (Questionário para a Motivação em Educação Física), preenchido numa aula de educação física. Após a análise dos dados obtidos neste estudo, verificamos que os alunos, de uma forma geral, se encontram muito motivados para as aulas de educação física, tendo em conta a média elevada das suas respostas ( =3,11 pontos). Observamos que o sexo masculino encontra-se mais motivado para as aulas de educação física do que o sexo feminino (P=0,000). Relativamente à comparação entre os anos de escolaridade não se encontram diferenças estatisticamente significativas (P= 0,617), No entanto, concluímos, que em relação ao fator “realização” existem diferenças significativas relacionadas com o ano de escolaridade, os alunos do 11º ano estão mais motivados apenas neste fator (P= 0,000). Quando comparamos o sexo dentro de cada ano de escolaridade verificamos que o sexo masculino se encontra significativamente mais motivado que o feminino nos três anos de escolaridade (P=0,003; P=0,000 e P=0,023, respetivamente). Para finalizar verificámos que tanto o sexo feminino como o sexo masculino valorizam mais o fator da prática desportiva ( =3,03 e =3,45 pontos respetivamente). Desta forma podemos concluir que os alunos, de uma forma geral, encontram-se muito motivados para as aulas de educação física, sendo que o sexo masculino está mais motivados para esta disciplina que o sexo feminino. Não foram encontradas diferenças na motivação para a educação física entre os anos de escolaridade e dentro de cada ano de escolaridade os rapazes apresentam uma motivação mais elevada que as raparigas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-07-05T09:22:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2521 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137092428627968 |