Motivação para a não prática da Educação Física no 3º ciclo e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Sara Alves Teixeira de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6453
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo investigar a relação entre os motivos e fatores motivacionais dos alunos para a não prática nas aulas de Educação Física, correlacionando os valores com as características dos alunos atendendo ao género, ciclo de ensino, via de ensino e área de residência (meio rural ou urbano). Os participantes do estudo pertencem a seis agrupamentos de escolas, distribuídos por três concelhos distintos da zona Norte do país, reunindo um total de 2301 elementos, 2265 dos quais são alunos e 36 são professores de Educação Física. Em termos metodológicos, foi aplicado um inquérito por questionário, IMAAD - “Inquérito de Motivações para a ausência de Atividades Desportivas”, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos Raposo (1997) validado por Fernandes (2005), composto por 39 itens, correspondendo cada um deles a um fator/motivo para a participação ou não participação em atividades desportivas. Os questionários foram aplicados a alunos e professores, tendo como objetivo o cruzamento da perceção dos professores e dos alunos, correlacionando estes resultados com os elementos demográficos. Após a recolha de dados através dos questionários, o tratamento estatístico foi processado com o apoio do programa SPSS 21. Pretende-se com este estudo contribuir para a compreensão de um dos fatores de maior impacto na saúde nos dias de hoje – a redução da participação em práticas desportivas.
id RCAP_6d0f9d50ce959afade565e7e6b5c488c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a não prática da Educação Física no 3º ciclo e secundárioEducação físicaAtividade desportivaMotivaçãoAlunosEnsino básico 3º cicloEnsino secundárioA presente dissertação tem como objetivo investigar a relação entre os motivos e fatores motivacionais dos alunos para a não prática nas aulas de Educação Física, correlacionando os valores com as características dos alunos atendendo ao género, ciclo de ensino, via de ensino e área de residência (meio rural ou urbano). Os participantes do estudo pertencem a seis agrupamentos de escolas, distribuídos por três concelhos distintos da zona Norte do país, reunindo um total de 2301 elementos, 2265 dos quais são alunos e 36 são professores de Educação Física. Em termos metodológicos, foi aplicado um inquérito por questionário, IMAAD - “Inquérito de Motivações para a ausência de Atividades Desportivas”, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos Raposo (1997) validado por Fernandes (2005), composto por 39 itens, correspondendo cada um deles a um fator/motivo para a participação ou não participação em atividades desportivas. Os questionários foram aplicados a alunos e professores, tendo como objetivo o cruzamento da perceção dos professores e dos alunos, correlacionando estes resultados com os elementos demográficos. Após a recolha de dados através dos questionários, o tratamento estatístico foi processado com o apoio do programa SPSS 21. Pretende-se com este estudo contribuir para a compreensão de um dos fatores de maior impacto na saúde nos dias de hoje – a redução da participação em práticas desportivas.The objective of the present dissertation is to investigate the relation between students motivational factors and motives to the non-practice in the Physical Education classes, correlating these values with the characteristics of these students regarding their gender, school grade, type of education (such as vocational or regular education) or even the residence area. (either a rural or urban environment). This study participants belong to six groups of schools, distributed by three counties in the north area of the country, gathering a total of 2301 elements, being 2265 of them students and 36 Physical Education teachers. As for the methodology, a survey by questionnaire was applied, IMAAD - “Motivations for the absence of Sport Activities Survey” developed by Pereira e Vasconcelos Raposo (1997) validated by Fernandes (2005), it is composed by 39 items each one corresponding to a factor/motive to participation or not in physical activities. The surveys were applied to students and teachers with the intent of crossing the perception of both students and teachers, correlating these results with the demographic elements. After the data gathering through the questionnaires, the statistical treatment was processed with the support of SPSS 21 software. This study has an intent of contributing to the understanding of one of the factors with most impact in nowadays health issues - the decreasing of the participation in physical activities.2016-09-22T14:34:45Z2016-09-22T00:00:00Z2016-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6453porTavares, Sara Alves Teixeira de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:18Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:00.969896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a não prática da Educação Física no 3º ciclo e secundário
title Motivação para a não prática da Educação Física no 3º ciclo e secundário
spellingShingle Motivação para a não prática da Educação Física no 3º ciclo e secundário
Tavares, Sara Alves Teixeira de Sousa
Educação física
Atividade desportiva
Motivação
Alunos
Ensino básico 3º ciclo
Ensino secundário
title_short Motivação para a não prática da Educação Física no 3º ciclo e secundário
title_full Motivação para a não prática da Educação Física no 3º ciclo e secundário
title_fullStr Motivação para a não prática da Educação Física no 3º ciclo e secundário
title_full_unstemmed Motivação para a não prática da Educação Física no 3º ciclo e secundário
title_sort Motivação para a não prática da Educação Física no 3º ciclo e secundário
author Tavares, Sara Alves Teixeira de Sousa
author_facet Tavares, Sara Alves Teixeira de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Sara Alves Teixeira de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Atividade desportiva
Motivação
Alunos
Ensino básico 3º ciclo
Ensino secundário
topic Educação física
Atividade desportiva
Motivação
Alunos
Ensino básico 3º ciclo
Ensino secundário
description A presente dissertação tem como objetivo investigar a relação entre os motivos e fatores motivacionais dos alunos para a não prática nas aulas de Educação Física, correlacionando os valores com as características dos alunos atendendo ao género, ciclo de ensino, via de ensino e área de residência (meio rural ou urbano). Os participantes do estudo pertencem a seis agrupamentos de escolas, distribuídos por três concelhos distintos da zona Norte do país, reunindo um total de 2301 elementos, 2265 dos quais são alunos e 36 são professores de Educação Física. Em termos metodológicos, foi aplicado um inquérito por questionário, IMAAD - “Inquérito de Motivações para a ausência de Atividades Desportivas”, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos Raposo (1997) validado por Fernandes (2005), composto por 39 itens, correspondendo cada um deles a um fator/motivo para a participação ou não participação em atividades desportivas. Os questionários foram aplicados a alunos e professores, tendo como objetivo o cruzamento da perceção dos professores e dos alunos, correlacionando estes resultados com os elementos demográficos. Após a recolha de dados através dos questionários, o tratamento estatístico foi processado com o apoio do programa SPSS 21. Pretende-se com este estudo contribuir para a compreensão de um dos fatores de maior impacto na saúde nos dias de hoje – a redução da participação em práticas desportivas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-22T14:34:45Z
2016-09-22T00:00:00Z
2016-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6453
url http://hdl.handle.net/10348/6453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137136822190080