Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Andreia da Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11997
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma análise retrospetiva da Prática Educativa Supervisionada, pretendendo-se que sejam explorados o percurso formativo da mestranda e o modo como o estágio, realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, contribuiu para a construção e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. Assim, primeiramente, serão abordados os pressupostos teóricos e legais que estiveram na base da formação profissional para que o saber, aliado ao saber fazer, possibilitasse a construção e a reconstrução de conhecimentos teóricos e práticos tendo em vista a constante melhoria das práticas e a satisfação dos interesses e necessidades das crianças, numa perspetiva socioconstrutivista da educação. Para que tal aconteça é necessário possuir um minucioso conhecimento do contexto e das características dos grupos, para que a prática adquira um verdadeiro significado e intencionalidade. Pretende-se, igualmente, que este relatório constitua uma análise crítica e reflexiva da ação, sendo, por esse motivo, apresentadas algumas das atividades desenvolvidas nos dois contextos, que representaram momentos significativos de aprendizagem quer para as crianças, quer para a mestranda, sendo sempre acompanhadas dos conhecimentos teóricos e didáticos necessários à sua concretização. Por último, importa destacar a importância da adoção de uma atitude investigativa, alicerçada nos pressupostos da metodologia de investigação-ação, onde a colaboração desempenha um papel preponderante ao permitir a reflexão partilhada e um olhar crítico sobre as práticas, tendo em vista a sua constante melhoria.
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