A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Márcia Sofia Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2503
Resumo: O presente relatório consiste numa investigação com a duração de dois anos onde se pretende compreender a influência da música sobre a aprendizagem e aquisição de competências na Educação Pré-Escolar. Teoricamente, os conceitos explanados referem-se à área da educação e também à área da música, no entanto esta última sempre aliada ao processo de ensino e aprendizagem. O esclarecimento dos conceitos ajuda à compreensão de todo o processo investigativo bem como aos resultados alcançados. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se a um estudo de caso longitudinal e consequentemente a um método de análise intensiva. Os instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de informação utilizados foram distintos e auxiliaram na diversidade de resultados ao longo da investigação. Na reta final, e após análise dos dados conclusivos, atestamos que é possível recorrer à música, tornado-a uma estratégia muito interessante de intervenção pedagógica na Educação Pré-Escolar
id RCAP_99352548e6aeb4783e38c8a28cd272e1
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Música como Estratégia de Intervenção PedagógicaEducação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)MúsicaO presente relatório consiste numa investigação com a duração de dois anos onde se pretende compreender a influência da música sobre a aprendizagem e aquisição de competências na Educação Pré-Escolar. Teoricamente, os conceitos explanados referem-se à área da educação e também à área da música, no entanto esta última sempre aliada ao processo de ensino e aprendizagem. O esclarecimento dos conceitos ajuda à compreensão de todo o processo investigativo bem como aos resultados alcançados. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se a um estudo de caso longitudinal e consequentemente a um método de análise intensiva. Os instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de informação utilizados foram distintos e auxiliaram na diversidade de resultados ao longo da investigação. Na reta final, e após análise dos dados conclusivos, atestamos que é possível recorrer à música, tornado-a uma estratégia muito interessante de intervenção pedagógica na Educação Pré-EscolarThe present report is about an investigation carried out for two years, that intended to understand the influence of music in the learning and acquisition of skills in pre-school education. Theoretically, the general concepts refer to education and to the area of music, always allied with the teaching process. The clarification of concepts helps the understanding of the entire investigative process as well as the results achieved. Regarding to methodological options, a longitudinal case study and therefore an intensive method of analysis were carried out. The instruments and techniques of collection and processing of information used were distinct and assisted in the diversity of results throughout the investigation. In the end, and after conclusive data analysis, is possible certify that it that music making can be a very interesting strategy of educational intervention on pre-school Education.2017-09-25T10:46:11Z2017-09-12T00:00:00Z2017-09-122017-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2503TID:201734974porAmaral, Márcia Sofia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:07Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:17.632732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
title A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
spellingShingle A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
Amaral, Márcia Sofia Santos
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Música
title_short A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
title_full A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
title_fullStr A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
title_full_unstemmed A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
title_sort A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
author Amaral, Márcia Sofia Santos
author_facet Amaral, Márcia Sofia Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Márcia Sofia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Música
topic Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Música
description O presente relatório consiste numa investigação com a duração de dois anos onde se pretende compreender a influência da música sobre a aprendizagem e aquisição de competências na Educação Pré-Escolar. Teoricamente, os conceitos explanados referem-se à área da educação e também à área da música, no entanto esta última sempre aliada ao processo de ensino e aprendizagem. O esclarecimento dos conceitos ajuda à compreensão de todo o processo investigativo bem como aos resultados alcançados. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se a um estudo de caso longitudinal e consequentemente a um método de análise intensiva. Os instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de informação utilizados foram distintos e auxiliaram na diversidade de resultados ao longo da investigação. Na reta final, e após análise dos dados conclusivos, atestamos que é possível recorrer à música, tornado-a uma estratégia muito interessante de intervenção pedagógica na Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25T10:46:11Z
2017-09-12T00:00:00Z
2017-09-12
2017-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2503
TID:201734974
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2503
identifier_str_mv TID:201734974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131627491688448