A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2503 |
Resumo: | O presente relatório consiste numa investigação com a duração de dois anos onde se pretende compreender a influência da música sobre a aprendizagem e aquisição de competências na Educação Pré-Escolar. Teoricamente, os conceitos explanados referem-se à área da educação e também à área da música, no entanto esta última sempre aliada ao processo de ensino e aprendizagem. O esclarecimento dos conceitos ajuda à compreensão de todo o processo investigativo bem como aos resultados alcançados. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se a um estudo de caso longitudinal e consequentemente a um método de análise intensiva. Os instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de informação utilizados foram distintos e auxiliaram na diversidade de resultados ao longo da investigação. Na reta final, e após análise dos dados conclusivos, atestamos que é possível recorrer à música, tornado-a uma estratégia muito interessante de intervenção pedagógica na Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_99352548e6aeb4783e38c8a28cd272e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2503 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Música como Estratégia de Intervenção PedagógicaEducação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)MúsicaO presente relatório consiste numa investigação com a duração de dois anos onde se pretende compreender a influência da música sobre a aprendizagem e aquisição de competências na Educação Pré-Escolar. Teoricamente, os conceitos explanados referem-se à área da educação e também à área da música, no entanto esta última sempre aliada ao processo de ensino e aprendizagem. O esclarecimento dos conceitos ajuda à compreensão de todo o processo investigativo bem como aos resultados alcançados. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se a um estudo de caso longitudinal e consequentemente a um método de análise intensiva. Os instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de informação utilizados foram distintos e auxiliaram na diversidade de resultados ao longo da investigação. Na reta final, e após análise dos dados conclusivos, atestamos que é possível recorrer à música, tornado-a uma estratégia muito interessante de intervenção pedagógica na Educação Pré-EscolarThe present report is about an investigation carried out for two years, that intended to understand the influence of music in the learning and acquisition of skills in pre-school education. Theoretically, the general concepts refer to education and to the area of music, always allied with the teaching process. The clarification of concepts helps the understanding of the entire investigative process as well as the results achieved. Regarding to methodological options, a longitudinal case study and therefore an intensive method of analysis were carried out. The instruments and techniques of collection and processing of information used were distinct and assisted in the diversity of results throughout the investigation. In the end, and after conclusive data analysis, is possible certify that it that music making can be a very interesting strategy of educational intervention on pre-school Education.2017-09-25T10:46:11Z2017-09-12T00:00:00Z2017-09-122017-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2503TID:201734974porAmaral, Márcia Sofia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:07Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:17.632732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica |
title |
A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica |
spellingShingle |
A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica Amaral, Márcia Sofia Santos Educação pré-escolar Ensino básico (1º Ciclo) Música |
title_short |
A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica |
title_full |
A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica |
title_fullStr |
A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica |
title_full_unstemmed |
A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica |
title_sort |
A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica |
author |
Amaral, Márcia Sofia Santos |
author_facet |
Amaral, Márcia Sofia Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Márcia Sofia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino básico (1º Ciclo) Música |
topic |
Educação pré-escolar Ensino básico (1º Ciclo) Música |
description |
O presente relatório consiste numa investigação com a duração de dois anos onde se pretende compreender a influência da música sobre a aprendizagem e aquisição de competências na Educação Pré-Escolar. Teoricamente, os conceitos explanados referem-se à área da educação e também à área da música, no entanto esta última sempre aliada ao processo de ensino e aprendizagem. O esclarecimento dos conceitos ajuda à compreensão de todo o processo investigativo bem como aos resultados alcançados. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se a um estudo de caso longitudinal e consequentemente a um método de análise intensiva. Os instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de informação utilizados foram distintos e auxiliaram na diversidade de resultados ao longo da investigação. Na reta final, e após análise dos dados conclusivos, atestamos que é possível recorrer à música, tornado-a uma estratégia muito interessante de intervenção pedagógica na Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-25T10:46:11Z 2017-09-12T00:00:00Z 2017-09-12 2017-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2503 TID:201734974 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2503 |
identifier_str_mv |
TID:201734974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131627491688448 |