A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212 |
Resumo: | O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação e intervenção educativa com a duração de aproximadamente 9 meses realizada em contexto da Prática Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste trabalho teve como principal objetivo perceber o papel da Música como instrumento de intervenção no desenvolvimento de aprendizagens e que papel poderia desempenhar no desenvolvimento pessoal e social das crianças em ambas as valências. Para a sustentação teórica deste trabalho, fez-se uma análise e reflexão sobre temas considerados fundamentais nesta investigação. Assim, são abordadas temáticas como a música, a educação, a importância do lúdico e do envolvimento afetivo na intervenção pedagógica, assim como, se reflete sobre o papel da música como estratégia de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível analisar os documentos reguladores das instituições, bem como, duas caraterizações de grupo, a primeira relativa à Educação Pré-escolar e a segunda associada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de conhecer os contextos e desenvolver esta investigação de acordo com as características de cada um. Desta forma, realizou-se um estudo de caso múltiplo em que os intervenientes desta investigação foram as crianças das duas instituições supramencionadas, utilizando metodologias de investigação como observação participante e não participante e análise documental de grelhas de observação realizadas. Os dados recolhidos apontam para que, de facto, a música se revelou um instrumento muito importante no desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas nesta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_a2e3249c571a19a30d136f73e29df0b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)MúsicaDesenvolvimento das criançasO presente relatório consiste na apresentação de uma investigação e intervenção educativa com a duração de aproximadamente 9 meses realizada em contexto da Prática Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste trabalho teve como principal objetivo perceber o papel da Música como instrumento de intervenção no desenvolvimento de aprendizagens e que papel poderia desempenhar no desenvolvimento pessoal e social das crianças em ambas as valências. Para a sustentação teórica deste trabalho, fez-se uma análise e reflexão sobre temas considerados fundamentais nesta investigação. Assim, são abordadas temáticas como a música, a educação, a importância do lúdico e do envolvimento afetivo na intervenção pedagógica, assim como, se reflete sobre o papel da música como estratégia de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível analisar os documentos reguladores das instituições, bem como, duas caraterizações de grupo, a primeira relativa à Educação Pré-escolar e a segunda associada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de conhecer os contextos e desenvolver esta investigação de acordo com as características de cada um. Desta forma, realizou-se um estudo de caso múltiplo em que os intervenientes desta investigação foram as crianças das duas instituições supramencionadas, utilizando metodologias de investigação como observação participante e não participante e análise documental de grelhas de observação realizadas. Os dados recolhidos apontam para que, de facto, a música se revelou um instrumento muito importante no desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas nesta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico2025-07-26T00:00:00Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-262022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3212TID:203159608porCurralo, Cláudia Sequeirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.509385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title |
A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico Curralo, Cláudia Sequeira Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Música Desenvolvimento das crianças |
title_short |
A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico |
author |
Curralo, Cláudia Sequeira |
author_facet |
Curralo, Cláudia Sequeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curralo, Cláudia Sequeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Música Desenvolvimento das crianças |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Música Desenvolvimento das crianças |
description |
O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação e intervenção educativa com a duração de aproximadamente 9 meses realizada em contexto da Prática Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste trabalho teve como principal objetivo perceber o papel da Música como instrumento de intervenção no desenvolvimento de aprendizagens e que papel poderia desempenhar no desenvolvimento pessoal e social das crianças em ambas as valências. Para a sustentação teórica deste trabalho, fez-se uma análise e reflexão sobre temas considerados fundamentais nesta investigação. Assim, são abordadas temáticas como a música, a educação, a importância do lúdico e do envolvimento afetivo na intervenção pedagógica, assim como, se reflete sobre o papel da música como estratégia de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível analisar os documentos reguladores das instituições, bem como, duas caraterizações de grupo, a primeira relativa à Educação Pré-escolar e a segunda associada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de conhecer os contextos e desenvolver esta investigação de acordo com as características de cada um. Desta forma, realizou-se um estudo de caso múltiplo em que os intervenientes desta investigação foram as crianças das duas instituições supramencionadas, utilizando metodologias de investigação como observação participante e não participante e análise documental de grelhas de observação realizadas. Os dados recolhidos apontam para que, de facto, a música se revelou um instrumento muito importante no desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas nesta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T00:00:00Z 2022-07-26 2022-07-11 2025-07-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212 TID:203159608 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212 |
identifier_str_mv |
TID:203159608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634153291776 |