Publicidade D'esperta: comunicação solidária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Marta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11281
Resumo: As organizações não governamentais e as associações solidárias têm vindo a defender causas humanitárias, através de projetos cada vez mais importantes para a nossa sociedade. O sucesso desses projetos depende, em grande parte, de uma comunicação adequada que desperte nos cidadãos o interesse pela causa e incuta o sentimento de solidariedade. O IADE já realizou alguns trabalhos de publicidade, probono, para projetos desta natureza, incentivando os alunos a expressarem a sua criatividade através de campanhas solidárias com a ajuda dos professores. Contudo, este esforço não tem a visibilidade desejável e poucos conhecem/reconhecem este contributo do IADE para a sociedade civil. Neste contexto, e como tema deste projeto de mestrado, surgiu a ideia de criar, no seio do IADE-U, uma organização denominada "PUBLICIDADE D'ESPERTA", com o objetivo de contribuir para a publicitação de iniciativas de solidariedade e, simultaneamente, criar oportunidades para jovens poderem desenvolver trabalhos nesta área, conjuntamente com professores e profissionais experientes. A organização terá como base um Web Site que servirá de plataforma para o registo das entidades que requerem publicidade e dos colaboradores que poderão ser alunos do IADE-U ou de outras universidades, professores e profissionais. Poderão ainda registar-se empresas que irão contribuir, com donativos ou trabalho, para a concretização material dos suportes de publicidade. O presente projeto descreve a ideia que presidiu à criação desta organização e concentra-se no desenvolvimento da marca (branding) e na criação de uma página Web (Web Site). inclui, ainda, uma pesquisa bibliográfica sobre entidades sem fins lucrativos que se dedicam a causas humanitárias e a sua inserção na sociedade atual.
id RCAP_9939342878ef32f7721c6d905b1a765e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Publicidade D'esperta: comunicação solidáriaPublicidadeOrganização sem fins lucrativosSolidariedadeComunicaçãoCriação de marcaWebsiteAs organizações não governamentais e as associações solidárias têm vindo a defender causas humanitárias, através de projetos cada vez mais importantes para a nossa sociedade. O sucesso desses projetos depende, em grande parte, de uma comunicação adequada que desperte nos cidadãos o interesse pela causa e incuta o sentimento de solidariedade. O IADE já realizou alguns trabalhos de publicidade, probono, para projetos desta natureza, incentivando os alunos a expressarem a sua criatividade através de campanhas solidárias com a ajuda dos professores. Contudo, este esforço não tem a visibilidade desejável e poucos conhecem/reconhecem este contributo do IADE para a sociedade civil. Neste contexto, e como tema deste projeto de mestrado, surgiu a ideia de criar, no seio do IADE-U, uma organização denominada "PUBLICIDADE D'ESPERTA", com o objetivo de contribuir para a publicitação de iniciativas de solidariedade e, simultaneamente, criar oportunidades para jovens poderem desenvolver trabalhos nesta área, conjuntamente com professores e profissionais experientes. A organização terá como base um Web Site que servirá de plataforma para o registo das entidades que requerem publicidade e dos colaboradores que poderão ser alunos do IADE-U ou de outras universidades, professores e profissionais. Poderão ainda registar-se empresas que irão contribuir, com donativos ou trabalho, para a concretização material dos suportes de publicidade. O presente projeto descreve a ideia que presidiu à criação desta organização e concentra-se no desenvolvimento da marca (branding) e na criação de uma página Web (Web Site). inclui, ainda, uma pesquisa bibliográfica sobre entidades sem fins lucrativos que se dedicam a causas humanitárias e a sua inserção na sociedade atual.ABSTRACT: Non-governmental organizations and solidarity associations have been supporting humanitarian causes through projects that have been increasingly important to our society. The success of these projects largely relies upon an adequate communication that arises the interest of the citizens in the cause and instils a solidarity sentiment. IADE has already executed some advertising assignments, pro bono, for projects of this nature, encouraging students to express their creativity through solidarity campaigns with the guidance of the professors. However, this effort has not attained the desired prominence and few recognize IADE-U’s contribution to the civil society. In this context, and as topic of this master’s project, stemmed the idea of creating an organization by the name of “PUBLICIDADE D’ESPERTA”, within IADE-U, with the goal of contributing to the advertising of solidarity initiatives and, simultaneously, give origin to opportunities for students to develop projects in this area along with professors and experienced professionals. The organization will be based upon a Web Site which will serve as a platform for the registration of both the entities pursuing the services and the collaborators that can be IADE’s or other universities, students, professors and professionals. In addition, it will also be able for companies to register and contribute, with donations and/or services, to the physical achievement of the advertising platforms. This project describes the idea that presided the creation of this organization and focuses on the brand development and on the conception of a Web Site. Furthermore, it includes a literature review on non-profit entities that dedicate to humanitarian causes and their insertion on the current society.Farinha, IsabelRepositório ComumViana, Marta2016-02-05T10:27:53Z2015-11-01T00:00:00Z2015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11281201029081pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:10.090692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade D'esperta: comunicação solidária
title Publicidade D'esperta: comunicação solidária
spellingShingle Publicidade D'esperta: comunicação solidária
Viana, Marta
Publicidade
Organização sem fins lucrativos
Solidariedade
Comunicação
Criação de marca
Website
title_short Publicidade D'esperta: comunicação solidária
title_full Publicidade D'esperta: comunicação solidária
title_fullStr Publicidade D'esperta: comunicação solidária
title_full_unstemmed Publicidade D'esperta: comunicação solidária
title_sort Publicidade D'esperta: comunicação solidária
author Viana, Marta
author_facet Viana, Marta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farinha, Isabel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Organização sem fins lucrativos
Solidariedade
Comunicação
Criação de marca
Website
topic Publicidade
Organização sem fins lucrativos
Solidariedade
Comunicação
Criação de marca
Website
description As organizações não governamentais e as associações solidárias têm vindo a defender causas humanitárias, através de projetos cada vez mais importantes para a nossa sociedade. O sucesso desses projetos depende, em grande parte, de uma comunicação adequada que desperte nos cidadãos o interesse pela causa e incuta o sentimento de solidariedade. O IADE já realizou alguns trabalhos de publicidade, probono, para projetos desta natureza, incentivando os alunos a expressarem a sua criatividade através de campanhas solidárias com a ajuda dos professores. Contudo, este esforço não tem a visibilidade desejável e poucos conhecem/reconhecem este contributo do IADE para a sociedade civil. Neste contexto, e como tema deste projeto de mestrado, surgiu a ideia de criar, no seio do IADE-U, uma organização denominada "PUBLICIDADE D'ESPERTA", com o objetivo de contribuir para a publicitação de iniciativas de solidariedade e, simultaneamente, criar oportunidades para jovens poderem desenvolver trabalhos nesta área, conjuntamente com professores e profissionais experientes. A organização terá como base um Web Site que servirá de plataforma para o registo das entidades que requerem publicidade e dos colaboradores que poderão ser alunos do IADE-U ou de outras universidades, professores e profissionais. Poderão ainda registar-se empresas que irão contribuir, com donativos ou trabalho, para a concretização material dos suportes de publicidade. O presente projeto descreve a ideia que presidiu à criação desta organização e concentra-se no desenvolvimento da marca (branding) e na criação de uma página Web (Web Site). inclui, ainda, uma pesquisa bibliográfica sobre entidades sem fins lucrativos que se dedicam a causas humanitárias e a sua inserção na sociedade atual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-01T00:00:00Z
2015-11-01T00:00:00Z
2016-02-05T10:27:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11281
201029081
url http://hdl.handle.net/10400.26/11281
identifier_str_mv 201029081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999124463616