Publicidade D'esperta: comunicação solidária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11281 |
Resumo: | As organizações não governamentais e as associações solidárias têm vindo a defender causas humanitárias, através de projetos cada vez mais importantes para a nossa sociedade. O sucesso desses projetos depende, em grande parte, de uma comunicação adequada que desperte nos cidadãos o interesse pela causa e incuta o sentimento de solidariedade. O IADE já realizou alguns trabalhos de publicidade, probono, para projetos desta natureza, incentivando os alunos a expressarem a sua criatividade através de campanhas solidárias com a ajuda dos professores. Contudo, este esforço não tem a visibilidade desejável e poucos conhecem/reconhecem este contributo do IADE para a sociedade civil. Neste contexto, e como tema deste projeto de mestrado, surgiu a ideia de criar, no seio do IADE-U, uma organização denominada "PUBLICIDADE D'ESPERTA", com o objetivo de contribuir para a publicitação de iniciativas de solidariedade e, simultaneamente, criar oportunidades para jovens poderem desenvolver trabalhos nesta área, conjuntamente com professores e profissionais experientes. A organização terá como base um Web Site que servirá de plataforma para o registo das entidades que requerem publicidade e dos colaboradores que poderão ser alunos do IADE-U ou de outras universidades, professores e profissionais. Poderão ainda registar-se empresas que irão contribuir, com donativos ou trabalho, para a concretização material dos suportes de publicidade. O presente projeto descreve a ideia que presidiu à criação desta organização e concentra-se no desenvolvimento da marca (branding) e na criação de uma página Web (Web Site). inclui, ainda, uma pesquisa bibliográfica sobre entidades sem fins lucrativos que se dedicam a causas humanitárias e a sua inserção na sociedade atual. |
id |
RCAP_9939342878ef32f7721c6d905b1a765e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11281 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Publicidade D'esperta: comunicação solidáriaPublicidadeOrganização sem fins lucrativosSolidariedadeComunicaçãoCriação de marcaWebsiteAs organizações não governamentais e as associações solidárias têm vindo a defender causas humanitárias, através de projetos cada vez mais importantes para a nossa sociedade. O sucesso desses projetos depende, em grande parte, de uma comunicação adequada que desperte nos cidadãos o interesse pela causa e incuta o sentimento de solidariedade. O IADE já realizou alguns trabalhos de publicidade, probono, para projetos desta natureza, incentivando os alunos a expressarem a sua criatividade através de campanhas solidárias com a ajuda dos professores. Contudo, este esforço não tem a visibilidade desejável e poucos conhecem/reconhecem este contributo do IADE para a sociedade civil. Neste contexto, e como tema deste projeto de mestrado, surgiu a ideia de criar, no seio do IADE-U, uma organização denominada "PUBLICIDADE D'ESPERTA", com o objetivo de contribuir para a publicitação de iniciativas de solidariedade e, simultaneamente, criar oportunidades para jovens poderem desenvolver trabalhos nesta área, conjuntamente com professores e profissionais experientes. A organização terá como base um Web Site que servirá de plataforma para o registo das entidades que requerem publicidade e dos colaboradores que poderão ser alunos do IADE-U ou de outras universidades, professores e profissionais. Poderão ainda registar-se empresas que irão contribuir, com donativos ou trabalho, para a concretização material dos suportes de publicidade. O presente projeto descreve a ideia que presidiu à criação desta organização e concentra-se no desenvolvimento da marca (branding) e na criação de uma página Web (Web Site). inclui, ainda, uma pesquisa bibliográfica sobre entidades sem fins lucrativos que se dedicam a causas humanitárias e a sua inserção na sociedade atual.ABSTRACT: Non-governmental organizations and solidarity associations have been supporting humanitarian causes through projects that have been increasingly important to our society. The success of these projects largely relies upon an adequate communication that arises the interest of the citizens in the cause and instils a solidarity sentiment. IADE has already executed some advertising assignments, pro bono, for projects of this nature, encouraging students to express their creativity through solidarity campaigns with the guidance of the professors. However, this effort has not attained the desired prominence and few recognize IADE-U’s contribution to the civil society. In this context, and as topic of this master’s project, stemmed the idea of creating an organization by the name of “PUBLICIDADE D’ESPERTA”, within IADE-U, with the goal of contributing to the advertising of solidarity initiatives and, simultaneously, give origin to opportunities for students to develop projects in this area along with professors and experienced professionals. The organization will be based upon a Web Site which will serve as a platform for the registration of both the entities pursuing the services and the collaborators that can be IADE’s or other universities, students, professors and professionals. In addition, it will also be able for companies to register and contribute, with donations and/or services, to the physical achievement of the advertising platforms. This project describes the idea that presided the creation of this organization and focuses on the brand development and on the conception of a Web Site. Furthermore, it includes a literature review on non-profit entities that dedicate to humanitarian causes and their insertion on the current society.Farinha, IsabelRepositório ComumViana, Marta2016-02-05T10:27:53Z2015-11-01T00:00:00Z2015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11281201029081pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:10.090692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Publicidade D'esperta: comunicação solidária |
title |
Publicidade D'esperta: comunicação solidária |
spellingShingle |
Publicidade D'esperta: comunicação solidária Viana, Marta Publicidade Organização sem fins lucrativos Solidariedade Comunicação Criação de marca Website |
title_short |
Publicidade D'esperta: comunicação solidária |
title_full |
Publicidade D'esperta: comunicação solidária |
title_fullStr |
Publicidade D'esperta: comunicação solidária |
title_full_unstemmed |
Publicidade D'esperta: comunicação solidária |
title_sort |
Publicidade D'esperta: comunicação solidária |
author |
Viana, Marta |
author_facet |
Viana, Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farinha, Isabel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Organização sem fins lucrativos Solidariedade Comunicação Criação de marca Website |
topic |
Publicidade Organização sem fins lucrativos Solidariedade Comunicação Criação de marca Website |
description |
As organizações não governamentais e as associações solidárias têm vindo a defender causas humanitárias, através de projetos cada vez mais importantes para a nossa sociedade. O sucesso desses projetos depende, em grande parte, de uma comunicação adequada que desperte nos cidadãos o interesse pela causa e incuta o sentimento de solidariedade. O IADE já realizou alguns trabalhos de publicidade, probono, para projetos desta natureza, incentivando os alunos a expressarem a sua criatividade através de campanhas solidárias com a ajuda dos professores. Contudo, este esforço não tem a visibilidade desejável e poucos conhecem/reconhecem este contributo do IADE para a sociedade civil. Neste contexto, e como tema deste projeto de mestrado, surgiu a ideia de criar, no seio do IADE-U, uma organização denominada "PUBLICIDADE D'ESPERTA", com o objetivo de contribuir para a publicitação de iniciativas de solidariedade e, simultaneamente, criar oportunidades para jovens poderem desenvolver trabalhos nesta área, conjuntamente com professores e profissionais experientes. A organização terá como base um Web Site que servirá de plataforma para o registo das entidades que requerem publicidade e dos colaboradores que poderão ser alunos do IADE-U ou de outras universidades, professores e profissionais. Poderão ainda registar-se empresas que irão contribuir, com donativos ou trabalho, para a concretização material dos suportes de publicidade. O presente projeto descreve a ideia que presidiu à criação desta organização e concentra-se no desenvolvimento da marca (branding) e na criação de uma página Web (Web Site). inclui, ainda, uma pesquisa bibliográfica sobre entidades sem fins lucrativos que se dedicam a causas humanitárias e a sua inserção na sociedade atual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-01T00:00:00Z 2015-11-01T00:00:00Z 2016-02-05T10:27:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11281 201029081 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11281 |
identifier_str_mv |
201029081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129999124463616 |