Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8758 |
Resumo: | O fenômeno da evasão escolar está presentes de forma determinantes na educação em todas as modalidades de ensino. Em resposta a reivindicação da população, o Governo Brasileiro, em conjunto com a sociedade civil e organizada, a partir de 2003 articulou esforços através de políticas públicas como Bolsa Família, PEADS, Mais Educação, Merenda, Transporte Escolar em garantia da permanência dos alunos nas escolas. O trabalho investigativo teve objetivo de analisar as características da evasão escolar, a partir da documentação em três escolas das Instituições que aderiram e/ou não a PEADS no Município de Lagoa do Itaenga/PE (2013). A coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada. Buscamos nos documentos de 12 escolas informações sobre a evasão escolar. |
id |
RCAP_99421b359a1ff76026e1c99973d7656b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8758 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAREDUCAÇÃOABANDONO ESCOLARCIDADANIAPOLÍTICA PÚBLICACULTURAESCOLAS PÚBLICASESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONDROPPING OUTCITIZENSHIPPUBLIC POLICYCULTURESTATE SCHOOLSCASE STUDIESBRAZILO fenômeno da evasão escolar está presentes de forma determinantes na educação em todas as modalidades de ensino. Em resposta a reivindicação da população, o Governo Brasileiro, em conjunto com a sociedade civil e organizada, a partir de 2003 articulou esforços através de políticas públicas como Bolsa Família, PEADS, Mais Educação, Merenda, Transporte Escolar em garantia da permanência dos alunos nas escolas. O trabalho investigativo teve objetivo de analisar as características da evasão escolar, a partir da documentação em três escolas das Instituições que aderiram e/ou não a PEADS no Município de Lagoa do Itaenga/PE (2013). A coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada. Buscamos nos documentos de 12 escolas informações sobre a evasão escolar.The phenomenon of school dropout is present determinants way in education in all forms of education. In response to people's demands, the Brazilian government, together with civil and organized society, from 2003 articulated efforts through public policies like Bolsa Família, PEADS, More Education, Lunch, School Transportation for students staying warranty on schools. The investigative work was aimed at analyzing the characteristics of truancy from the documentation in three schools of the institutions that have implemented and / or not PEADS the Municipality Lagoa Itaenga/PE (2013). Data collection was conducted through desk research and semi-structured interview. We seek to 12 schools information on truancy documents.2018-04-20T18:40:50Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8758TID:201902796porSilva, Ednaldo Antonio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:17.661150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil |
title |
Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil |
spellingShingle |
Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil Silva, Ednaldo Antonio da MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO ABANDONO ESCOLAR CIDADANIA POLÍTICA PÚBLICA CULTURA ESCOLAS PÚBLICAS ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION DROPPING OUT CITIZENSHIP PUBLIC POLICY CULTURE STATE SCHOOLS CASE STUDIES BRAZIL |
title_short |
Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil |
title_full |
Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil |
title_fullStr |
Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil |
title_full_unstemmed |
Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil |
title_sort |
Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil |
author |
Silva, Ednaldo Antonio da |
author_facet |
Silva, Ednaldo Antonio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ednaldo Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO ABANDONO ESCOLAR CIDADANIA POLÍTICA PÚBLICA CULTURA ESCOLAS PÚBLICAS ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION DROPPING OUT CITIZENSHIP PUBLIC POLICY CULTURE STATE SCHOOLS CASE STUDIES BRAZIL |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO ABANDONO ESCOLAR CIDADANIA POLÍTICA PÚBLICA CULTURA ESCOLAS PÚBLICAS ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION DROPPING OUT CITIZENSHIP PUBLIC POLICY CULTURE STATE SCHOOLS CASE STUDIES BRAZIL |
description |
O fenômeno da evasão escolar está presentes de forma determinantes na educação em todas as modalidades de ensino. Em resposta a reivindicação da população, o Governo Brasileiro, em conjunto com a sociedade civil e organizada, a partir de 2003 articulou esforços através de políticas públicas como Bolsa Família, PEADS, Mais Educação, Merenda, Transporte Escolar em garantia da permanência dos alunos nas escolas. O trabalho investigativo teve objetivo de analisar as características da evasão escolar, a partir da documentação em três escolas das Instituições que aderiram e/ou não a PEADS no Município de Lagoa do Itaenga/PE (2013). A coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada. Buscamos nos documentos de 12 escolas informações sobre a evasão escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-20T18:40:50Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8758 TID:201902796 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8758 |
identifier_str_mv |
TID:201902796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131249928830976 |