Utilização de um líquido na remoção de produtos de corrosão em esmaltes azuis históricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sara Pereira de Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20336
Resumo: Um dos importantes problemas de conservação encontrados em painéis de vitral é a formação de crostas brancas fortemente aderidas a superfície dos esmaltes, particularmente sobre os esmaltes azuis de cobalto. Estas crostas, constituídas por sulfato de cálcio (CaSO4), estão a danificar o esmalte azul levando ao seu destacamento da superfície onde é aplicado. Os solventes convencionais habitualmente utilizados nestas situações são ineficazes na dissolução de crostas e poderão apresentar propriedades prejudiciais tanto para a superfície do vidro como para os materiais de pintura subjacentes. A fim de resolver este problema, um material de limpeza alternativo tem vindo a ser estudado e desenvolvido ao longo dos anos – os líquidos iónicos. O composto selecionado e sintetizado é o liquido iónico intrinsecamente luminescente 8-anilino-naftaleno-1-sulfonato de triexil-tetradecil fosfónio ([P6,6,6,14][ANS]), liquido à temperatura ambiente. O facto de ser luminescente representa uma das suas maiores vantagens uma vez que permite um controlo da sua remoção após limpeza. Pretendeu-se avaliar o desempenho de limpeza do liquido iónico [P6,6,6,14][ANS] na remoção de crostas de sulfatos estudando simultaneamente a sua interacção com a superfície do esmalte azul. Dito isto, seleccionaram-se cinco receitas históricas de esmaltes azul de cobalto para pintura sobre vidro onde foi aplicada uma camada artificial de sulfato de cálcio, tendo o liquido iónico sido utilizado para remoção deste sal. Os resultados da remoção assim como da interacção do liquido iónico com a superfície dos esmaltes foi avaliado por técnicas de microscopia óptica, espectroscopia de infravermelhos e UV-Vis, medições colorimetricas e perfilometria 3D. Os resultados analíticos mostram a eficácia do [P6,6,6,14][ANS] na dissolução das crostas de corrosão; contudo verificou-se que a sua utilização poderá provocar alterações na superfície dos esmaltes.
id RCAP_99543e7452ce32465e737f7ba3830a4b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de um líquido na remoção de produtos de corrosão em esmaltes azuis históricosVitralEsmalte azulCrostas de corrosãoSulfato de cálcioLíquidos iónicosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasUm dos importantes problemas de conservação encontrados em painéis de vitral é a formação de crostas brancas fortemente aderidas a superfície dos esmaltes, particularmente sobre os esmaltes azuis de cobalto. Estas crostas, constituídas por sulfato de cálcio (CaSO4), estão a danificar o esmalte azul levando ao seu destacamento da superfície onde é aplicado. Os solventes convencionais habitualmente utilizados nestas situações são ineficazes na dissolução de crostas e poderão apresentar propriedades prejudiciais tanto para a superfície do vidro como para os materiais de pintura subjacentes. A fim de resolver este problema, um material de limpeza alternativo tem vindo a ser estudado e desenvolvido ao longo dos anos – os líquidos iónicos. O composto selecionado e sintetizado é o liquido iónico intrinsecamente luminescente 8-anilino-naftaleno-1-sulfonato de triexil-tetradecil fosfónio ([P6,6,6,14][ANS]), liquido à temperatura ambiente. O facto de ser luminescente representa uma das suas maiores vantagens uma vez que permite um controlo da sua remoção após limpeza. Pretendeu-se avaliar o desempenho de limpeza do liquido iónico [P6,6,6,14][ANS] na remoção de crostas de sulfatos estudando simultaneamente a sua interacção com a superfície do esmalte azul. Dito isto, seleccionaram-se cinco receitas históricas de esmaltes azul de cobalto para pintura sobre vidro onde foi aplicada uma camada artificial de sulfato de cálcio, tendo o liquido iónico sido utilizado para remoção deste sal. Os resultados da remoção assim como da interacção do liquido iónico com a superfície dos esmaltes foi avaliado por técnicas de microscopia óptica, espectroscopia de infravermelhos e UV-Vis, medições colorimetricas e perfilometria 3D. Os resultados analíticos mostram a eficácia do [P6,6,6,14][ANS] na dissolução das crostas de corrosão; contudo verificou-se que a sua utilização poderá provocar alterações na superfície dos esmaltes.Vilarigues, MárciaLaia, CésarRUNMartins, Sara Pereira de Lima2017-03-17T14:42:13Z2016-092017-032016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:12Zoai:run.unl.pt:10362/20336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:08.623717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de um líquido na remoção de produtos de corrosão em esmaltes azuis históricos
title Utilização de um líquido na remoção de produtos de corrosão em esmaltes azuis históricos
spellingShingle Utilização de um líquido na remoção de produtos de corrosão em esmaltes azuis históricos
Martins, Sara Pereira de Lima
Vitral
Esmalte azul
Crostas de corrosão
Sulfato de cálcio
Líquidos iónicos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Utilização de um líquido na remoção de produtos de corrosão em esmaltes azuis históricos
title_full Utilização de um líquido na remoção de produtos de corrosão em esmaltes azuis históricos
title_fullStr Utilização de um líquido na remoção de produtos de corrosão em esmaltes azuis históricos
title_full_unstemmed Utilização de um líquido na remoção de produtos de corrosão em esmaltes azuis históricos
title_sort Utilização de um líquido na remoção de produtos de corrosão em esmaltes azuis históricos
author Martins, Sara Pereira de Lima
author_facet Martins, Sara Pereira de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilarigues, Márcia
Laia, César
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sara Pereira de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Vitral
Esmalte azul
Crostas de corrosão
Sulfato de cálcio
Líquidos iónicos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Vitral
Esmalte azul
Crostas de corrosão
Sulfato de cálcio
Líquidos iónicos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Um dos importantes problemas de conservação encontrados em painéis de vitral é a formação de crostas brancas fortemente aderidas a superfície dos esmaltes, particularmente sobre os esmaltes azuis de cobalto. Estas crostas, constituídas por sulfato de cálcio (CaSO4), estão a danificar o esmalte azul levando ao seu destacamento da superfície onde é aplicado. Os solventes convencionais habitualmente utilizados nestas situações são ineficazes na dissolução de crostas e poderão apresentar propriedades prejudiciais tanto para a superfície do vidro como para os materiais de pintura subjacentes. A fim de resolver este problema, um material de limpeza alternativo tem vindo a ser estudado e desenvolvido ao longo dos anos – os líquidos iónicos. O composto selecionado e sintetizado é o liquido iónico intrinsecamente luminescente 8-anilino-naftaleno-1-sulfonato de triexil-tetradecil fosfónio ([P6,6,6,14][ANS]), liquido à temperatura ambiente. O facto de ser luminescente representa uma das suas maiores vantagens uma vez que permite um controlo da sua remoção após limpeza. Pretendeu-se avaliar o desempenho de limpeza do liquido iónico [P6,6,6,14][ANS] na remoção de crostas de sulfatos estudando simultaneamente a sua interacção com a superfície do esmalte azul. Dito isto, seleccionaram-se cinco receitas históricas de esmaltes azul de cobalto para pintura sobre vidro onde foi aplicada uma camada artificial de sulfato de cálcio, tendo o liquido iónico sido utilizado para remoção deste sal. Os resultados da remoção assim como da interacção do liquido iónico com a superfície dos esmaltes foi avaliado por técnicas de microscopia óptica, espectroscopia de infravermelhos e UV-Vis, medições colorimetricas e perfilometria 3D. Os resultados analíticos mostram a eficácia do [P6,6,6,14][ANS] na dissolução das crostas de corrosão; contudo verificou-se que a sua utilização poderá provocar alterações na superfície dos esmaltes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2016-09-01T00:00:00Z
2017-03-17T14:42:13Z
2017-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20336
url http://hdl.handle.net/10362/20336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137892113580032