Avaliação formativa no projeto iClass
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41329 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
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Avaliação formativa no projeto iClassAprendizagemAvaliação formativaAutorregulaçãoFeedbackInstrumentos de avaliaçãoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019A avaliação formativa, enquanto instrumento que visa direcionar os alunos para o sucesso académico, deve ocupar um espaço de destaque no nosso sistema educativo. Com o propósito de melhorar as aprendizagens, esta modalidade da avaliação, enquanto reguladora dos processos de ensino e de aprendizagem, tem sido descurada pelos professores devido a vários motivos, entre eles a falta de um entendimento comum em termos concetuais, não se potenciando, assim, alterações de estratégias, metodologias e atividades de ensino e de aprendizagem, como é o caso de modelos de autorregulação. O atual enquadramento tecnológico pode ser um elemento facilitador de novas formas de comunicação, mais personalizadas, mais próximas, e dadas em tempo útil, que permitam criar oportunidades para a melhoraria das aprendizagens, onde o feedback despoleta nos alunos os mecanismos que reduzam a distância entre o nível de conhecimento e os níveis de referência. O estudo teve como principal objetivo investigar as práticas da avaliação formativa num ambiente educativo específico, assente em estratégias de autorregulação das aprendizagens - o projeto iClass - a forma como os alunos sentiram as alterações aplicadas pelos professores, em três disciplinas de áreas distintas, e se se verificou um efeito positivo nas aprendizagens e consequente melhoria do desempenho escolar dos alunos, ao longo dos três anos do terceiro ciclo com uma turma piloto. Considerámos, também, importante verificar se existia uma interpretação comum sobre o que é a avaliação formativa, entre os professores envolvidos. Os resultados apontam para uma real satisfação dos alunos em relação à forma como são avaliados e aos percursos de trabalho realizados. Existem pontos transversais às interpretações dos professores sobre a avaliação formativa. Foi ainda verificada melhoria dos resultados escolares resultantes do modelo aplicado.Formative assessment, as an instrument which intends to guide students to academic success, must have a prominent role in our educational system. In order to improve learning, this type of evaluation, as a way of regulating the learning and teaching process, has been neglected by teachers for several reasons, such as the lack of a common conceptual understanding, restraining strategies, methodologies and activities of teaching and learning alterations, as it happens in the case of self-regulation models. The current technological framework can be a facilitator of new ways of communication, more personalized, closer, and given in appropriated time, in order to create opportunities to improve learning, where feedback triggers in students the mechanisms that reduce the gap between the level of knowledge and the reference levels. The main objective of the study was to investigate the practices of formative assessment in a specific educational environment based on self-regulation strategies of learning - the iClass project - the way students felt the changes applied by the teachers, in three subjects of different areas, and if it was found a positive effect on learning and consequent improvement of students' school performance, over the three years of the third cycle in the pilot class. We also considered important to check whether there was a common interpretation of what the formative evaluation is, among the teachers involved. The results point to a real satisfaction of the students in relation to the way they are evaluated, and the work paths performed. There are transversal points on the teachers’ interpretations of formative assessment. It was also verified an improvement of the learning resulting from the model applied.Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-Repositório da Universidade de LisboaBastos, Vítor Girão2020-01-22T14:30:45Z20192019-10-142019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:35.593755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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