Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3574 |
Resumo: | Este artigo aborda algumas experiências criativas desenvolvidas dentro do projeto em andamento “Viagens, viajantes e imagens em movimento”, iniciado pela autora em 1993, sob o título D’Estradas, com a realização do documentário Passante, sobre personagens das estradas brasileiras e, posteriormente, de Mundança, acerca de viajantes sem destino certo nos trens da extinta FEPASA, ambos premiados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A despeito de seu caráter predominantemente documental e histórico, esse projeto engloba, além dos documentários citados, alguns trabalhos de ficção audiovisual e uma instalação interativa, realizados a partir do mesmo material bruto, tendo a montagem/edição como um ato criativo fundamental, uma escrita com imagens e sons. |
id |
RCAP_997071cea07d6fe89974e0548a8e32bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3574 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisualViajantesFerroviaRodoviaDocumentárioMontagemProcesso de criaçãoTravelersRailwayRoadDocumentaryEditingCreative process.Faculdade de Artes e HumanidadesEste artigo aborda algumas experiências criativas desenvolvidas dentro do projeto em andamento “Viagens, viajantes e imagens em movimento”, iniciado pela autora em 1993, sob o título D’Estradas, com a realização do documentário Passante, sobre personagens das estradas brasileiras e, posteriormente, de Mundança, acerca de viajantes sem destino certo nos trens da extinta FEPASA, ambos premiados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A despeito de seu caráter predominantemente documental e histórico, esse projeto engloba, além dos documentários citados, alguns trabalhos de ficção audiovisual e uma instalação interativa, realizados a partir do mesmo material bruto, tendo a montagem/edição como um ato criativo fundamental, uma escrita com imagens e sons.This article discuss some creative experiences developed during the work in progress called "Travels, travelers and moving images” (“Viagens, viajantes e imagens em movimento”). It was started by the author in 1993 under the title of The Road (D’Estradas), including the production of the documentary Passante (Passing) about Brazilian road characters andalso Mundança (Mix of words: World-Dance WalkingChange) about travelers in the train. Both were awarded by the São Paulo State Culture Department. Despite the historic chatacter of the project, it also includes some fiction works with them as well as an interactive installation. All was done using the same gross material, focusing on editing as a fundamental creative act, a writing with images and sounds.Universidade da MadeiraDigitUMaPinto, Alexandra Lima Gonçalves2021-07-27T14:39:24Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3574por10.34640/universidademadeira2016pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:33Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:51.581645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual |
title |
Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual |
spellingShingle |
Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual Pinto, Alexandra Lima Gonçalves Viajantes Ferrovia Rodovia Documentário Montagem Processo de criação Travelers Railway Road Documentary Editing Creative process . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual |
title_full |
Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual |
title_fullStr |
Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual |
title_full_unstemmed |
Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual |
title_sort |
Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual |
author |
Pinto, Alexandra Lima Gonçalves |
author_facet |
Pinto, Alexandra Lima Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Alexandra Lima Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Viajantes Ferrovia Rodovia Documentário Montagem Processo de criação Travelers Railway Road Documentary Editing Creative process . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Viajantes Ferrovia Rodovia Documentário Montagem Processo de criação Travelers Railway Road Documentary Editing Creative process . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
Este artigo aborda algumas experiências criativas desenvolvidas dentro do projeto em andamento “Viagens, viajantes e imagens em movimento”, iniciado pela autora em 1993, sob o título D’Estradas, com a realização do documentário Passante, sobre personagens das estradas brasileiras e, posteriormente, de Mundança, acerca de viajantes sem destino certo nos trens da extinta FEPASA, ambos premiados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A despeito de seu caráter predominantemente documental e histórico, esse projeto engloba, além dos documentários citados, alguns trabalhos de ficção audiovisual e uma instalação interativa, realizados a partir do mesmo material bruto, tendo a montagem/edição como um ato criativo fundamental, uma escrita com imagens e sons. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016-01-01T00:00:00Z 2021-07-27T14:39:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3574 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.34640/universidademadeira2016pinto |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Madeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Madeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129938892161024 |