Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Manuela Isabel Pita
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1987
Resumo: O presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre no “Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Este relatório explana as três intervenções pedagógicas realizadas no âmbito deste mestrado: uma delas foi realizada na Educação Pré-Escolar, com crianças entre os quatro e os cinco anos, e as outras duas ocorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), com uma turma de 1.º e com uma turma de 4.º ano. O principal objetivo deste relatório é, portanto, apresentar estas três práticas pedagógicas, de forma reflexiva e fundamentada, de modo a espelhar as competências e os conhecimentos adquiridos. Deste relatório constam dois projetos de investigação-ação, que resultam da aplicação desta metodologia em contexto prático. Na valência da Educação Pré-Escolar, o projeto desenvolvido visava trabalhar e desenvolver com as crianças a competência do saber escutar. Nesse sentido, procurou-se responder à seguinte questão: “Como desenvolver nas crianças da Sala Verde competências de comunicação entre elas e com o educador?”. O projeto realizado no 1.º CEB tinha como objetivo promover a concentração e os comportamentos assertivos nos alunos de uma turma de 1.º ano, tendo-se procurado responder à seguinte questão: “Como organizar o trabalho pedagógico de modo a promover a concentração e os comportamentos assertivos na sala de aula?”. Na última prática, com alunos de 4.º ano, não foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, mas houve a preocupação didática de realizar atividades pedagógicas motivadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, que promovessem o uso de materiais didáticos diversificados e das várias formas de organização do processo de ensino-aprendizagem. No final deste relatório surgem algumas conclusões, em jeito de reflexão, que advêm das três práticas pedagógicas supracitadas. Estas abordam o processo de crescimento e de desenvolvimento da identidade profissional docente, a influência das competências reflexivas e investigativas, bem como da metodologia de investigação-ação nesse processo.
id RCAP_999e4fc5d5aea4c0b59b445aa961139e
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoCompetência do saber escutarConcentraçãoComportamentos assertivosReflexãoInvestigaçãoPre-school EducationPrimary School EducationAction-researchListening skillConcentrationAssertive behaviorsReflectionInvestigationEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre no “Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Este relatório explana as três intervenções pedagógicas realizadas no âmbito deste mestrado: uma delas foi realizada na Educação Pré-Escolar, com crianças entre os quatro e os cinco anos, e as outras duas ocorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), com uma turma de 1.º e com uma turma de 4.º ano. O principal objetivo deste relatório é, portanto, apresentar estas três práticas pedagógicas, de forma reflexiva e fundamentada, de modo a espelhar as competências e os conhecimentos adquiridos. Deste relatório constam dois projetos de investigação-ação, que resultam da aplicação desta metodologia em contexto prático. Na valência da Educação Pré-Escolar, o projeto desenvolvido visava trabalhar e desenvolver com as crianças a competência do saber escutar. Nesse sentido, procurou-se responder à seguinte questão: “Como desenvolver nas crianças da Sala Verde competências de comunicação entre elas e com o educador?”. O projeto realizado no 1.º CEB tinha como objetivo promover a concentração e os comportamentos assertivos nos alunos de uma turma de 1.º ano, tendo-se procurado responder à seguinte questão: “Como organizar o trabalho pedagógico de modo a promover a concentração e os comportamentos assertivos na sala de aula?”. Na última prática, com alunos de 4.º ano, não foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, mas houve a preocupação didática de realizar atividades pedagógicas motivadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, que promovessem o uso de materiais didáticos diversificados e das várias formas de organização do processo de ensino-aprendizagem. No final deste relatório surgem algumas conclusões, em jeito de reflexão, que advêm das três práticas pedagógicas supracitadas. Estas abordam o processo de crescimento e de desenvolvimento da identidade profissional docente, a influência das competências reflexivas e investigativas, bem como da metodologia de investigação-ação nesse processo.The present report was prepared to obtain the master’s degree in the “Master in Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education”. This report explains the three pedagogical interventions carried out within this master’s degree: one of them was realized in Pre-School Education, with children between four and five years old, and the other two occurred in Primary School Education, with a first grade class and with a fourth grade class. The main purpose of this report is, therefore, to present this three pedagogical practices in a reflexive and substantiated way, in order to reflect the skills and the knowledge acquired. This report includes two action-research projects, which result from the application of this methodology in a practical context. In the valence of Pre-School Education the project was designed to work and develop with the children the competence of listening. To that purpose, sought to answer the following question: “How to develop communication skills among the children of Green Room between them and with the educator?”. The project carried out in Primary School aimed to promote concentration and assertive behaviors in the students of a first grade class, having sought to answer the following question: “How to organize the pedagogical work in order to promote concentration and assertive behaviors in the classroom?”. In the last practice, with fourth grade students, wasn’t developed an actionresearch project, but there was the didactic concern to realize pedagogical activities that motivate and facilitate the teaching-learning process, which promote the use of diversified teaching materials and the various forms of organize the teaching-learning process. At the end of this report are some conclusions, in a way of reflection, originating from the three pedagogical practices mentioned above. These approach the growth and the development of professional teacher identity, the influence of reflexive and investigative skills, as well as the methodology of action-research in this process.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaGonçalves, Manuela Isabel Pita2018-06-27T11:24:38Z2018-04-05T00:00:00Z2018-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1987201913569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:43Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:45.244225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Gonçalves, Manuela Isabel Pita
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Competência do saber escutar
Concentração
Comportamentos assertivos
Reflexão
Investigação
Pre-school Education
Primary School Education
Action-research
Listening skill
Concentration
Assertive behaviors
Reflection
Investigation
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
author Gonçalves, Manuela Isabel Pita
author_facet Gonçalves, Manuela Isabel Pita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Manuela Isabel Pita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Competência do saber escutar
Concentração
Comportamentos assertivos
Reflexão
Investigação
Pre-school Education
Primary School Education
Action-research
Listening skill
Concentration
Assertive behaviors
Reflection
Investigation
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Competência do saber escutar
Concentração
Comportamentos assertivos
Reflexão
Investigação
Pre-school Education
Primary School Education
Action-research
Listening skill
Concentration
Assertive behaviors
Reflection
Investigation
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre no “Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Este relatório explana as três intervenções pedagógicas realizadas no âmbito deste mestrado: uma delas foi realizada na Educação Pré-Escolar, com crianças entre os quatro e os cinco anos, e as outras duas ocorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), com uma turma de 1.º e com uma turma de 4.º ano. O principal objetivo deste relatório é, portanto, apresentar estas três práticas pedagógicas, de forma reflexiva e fundamentada, de modo a espelhar as competências e os conhecimentos adquiridos. Deste relatório constam dois projetos de investigação-ação, que resultam da aplicação desta metodologia em contexto prático. Na valência da Educação Pré-Escolar, o projeto desenvolvido visava trabalhar e desenvolver com as crianças a competência do saber escutar. Nesse sentido, procurou-se responder à seguinte questão: “Como desenvolver nas crianças da Sala Verde competências de comunicação entre elas e com o educador?”. O projeto realizado no 1.º CEB tinha como objetivo promover a concentração e os comportamentos assertivos nos alunos de uma turma de 1.º ano, tendo-se procurado responder à seguinte questão: “Como organizar o trabalho pedagógico de modo a promover a concentração e os comportamentos assertivos na sala de aula?”. Na última prática, com alunos de 4.º ano, não foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, mas houve a preocupação didática de realizar atividades pedagógicas motivadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, que promovessem o uso de materiais didáticos diversificados e das várias formas de organização do processo de ensino-aprendizagem. No final deste relatório surgem algumas conclusões, em jeito de reflexão, que advêm das três práticas pedagógicas supracitadas. Estas abordam o processo de crescimento e de desenvolvimento da identidade profissional docente, a influência das competências reflexivas e investigativas, bem como da metodologia de investigação-ação nesse processo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27T11:24:38Z
2018-04-05T00:00:00Z
2018-04-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1987
201913569
url http://hdl.handle.net/10400.13/1987
identifier_str_mv 201913569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129917708828672